2026/02/01

Blue Origin suspende "turismo espacial" para se focar na Lua

A Blue Origin de Jeff Bezos, anunciou a suspensão dos voos turísticos New Shepard que têm levado milionários e vedetas ao espaço.

A Blue Origin decidiu suspender o programa New Shepard durante pelo menos dois anos, um sinal claro que a sua fase de turismo espacial suborbital chegou ao fim. O programa, iniciado em 2015, levou 98 pessoas ao espaço e lançou mais de 200 cargas científicas, tornando-se o mais duradouro da empresa.

A razão oficial é uma mudança estratégica. O CEO Dave Limp explicou que a empresa vai redirecionar recursos para os seus objetivos lunares, incluindo o foguetão New Glenn. Fundada por Jeff Bezos, a Blue Origin quer agora concentrar-se em apoiar o regresso da humanidade à Lua e a criação de uma presença lunar sustentável. A decisão apanhou muitos funcionários de surpresa. A New Shepard tinha realizado um voo tripulado poucos dias antes e ainda existiam novos foguetões e cápsulas em desenvolvimento, com lugares a serem vendidos por cerca de um milhão de dólares. No entanto, o programa era visto há muito como financeiramente frágil e de alto risco: um acidente num destes voos poderia deitar por terra as ambições da empresa para o futuro.

Ao terminar o New Shepard, a Blue Origin passa a dedicar-se exclusivamente ao New Glenn e nos módulos lunares para o programa Artemis da NASA, onde concorre directamente com a SpaceX. O New Glenn fez o primeiro voo no início de 2025, e no final do ano conseguiu fazer uma aterragem bem sucedida numa plataforma flutuante tal como faz a SpaceX.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)