A Google lançou nova versão dos seus modelos AI - Google Gemini 3.1 Pro - destinado a raciocínio avançado e a resolver problemas complexos.
A Google anunciou o Gemini 3.1 Pro, uma nova versão do seu modelo AI orientada para lidar com tarefas onde uma resposta simples "não é suficiente". Depois de ter apresentado o Gemini 3 Pro em preview no final do ano passado e o 3 Flash pouco depois, a empresa avança agora com o salto para a versão ".1", quebrando o padrão anterior em que as actualizações intermédias usavam a designação ".5".
Mas a redução da numeração não está proporcionalmente associada ao avanço do modelo: o Gemini 3.1 Pro atingiu um resultado de 77.1% no benchmark ARC-AGI-2, mais do dobro do que era possível com o Gemini 3 Pro.
Na prática, esta melhoria traduz-se em maior capacidade para explicar temas complexos de forma clara e visual, sintetizar grandes volumes de dados, ou apoiar projectos criativos mais exigentes. O modelo é pensado para desafios que exigem vários passos de raciocínio e análise aprofundada, aproximando-se cada vez mais de fluxos de trabalho "agentic".
O Gemini 3.1 Pro fica disponível via app Gemini e NotebookLM para subscritores Google AI Pro e Ultra, e via API através do Google AI Studio, Vertex AI, Gemini Enterprise, Gemini CLI e Android Studio. Para já, é lançado em "preview", enquanto a Google valida melhorias adicionais antes da disponibilização geral. Espera-se que, quando isso acontecer, também os utilizadores gratuitos possam ter acesso a este novo modelo, embora com os habituais limites de uso.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)



















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)