Rumores da possibilidade do Google se aventurar como operador nas redes móveis, um HTC Android de luxo para nos abrir o apetite para o que estará para chegar em 2011, o Nokia N8, Fab Labs em Portugal, tendências das partilhas demonstram um Facebook em crescendo, um Patrulha TV a caminho das televisões, e muito mais.
E não se esqueçam de dar um salto à nossa despedida a 2010, e o olá a 2011. :)
2010/12/31
Notícias do Dia
2010/10/07
Nokia N8 como Computador de Bolso
Pois bem, com um Nokia N8, podem fazê-lo já hoje mesmo. Ao contrário de outros equipamentos cuja saída de video apenas funciona em modos específicos, no N8 a saída HDMI reproduz exactamente o que têm no ecrã do aparelho (com upscaling da resolução de 640×360 para os 1280x720 do HD).
Ou seja, com um monitor ligado através de HDMI, e um teclado e rato bluetooth, têm um "computador de secretária" à disposição.
Sem dúvida uma funcionalidade interessante, e que sem dúvida se tornará cada vez mais comum no futuro.
O problema da Nokia parece ser estar (mais uma vez) à frente do tempo - e relembro os excelentes "tablets" N770 e seus sucessores... Gadgets de sucesso bastante limitado, e cujo "formato" é agora tão ansiosamente aguardado pelo público na forma de Tablets e Mini-Tablets Android.
2010/10/01
Notícias do Dia
Ainda a questão da confiança nas Apps mobiles que corremos, o Streetview chega finalmente ao Brasil, vendas a mais forçam o fecho da Apple Store na China, Facebook mais amigo das fotos, um Galaxy S de ecrã duplo e muito mais.
Google Streetview chega ao Brasil
E se os pinguins não fazem o vosso estilo, certamente que não se importarão de passear virtualmente pelo bem mais caloroso Brasil.
Wireless USB chega à rev. 1.1
Não é algo que ainda se veja frequentemente, mas a versão sem fios do USB continua a evoluir e nesta revisão 1.1 promete ser ainda mais eficiente, permitindo a dispositivos mobile ter uma maior autonomia.
Já seria altura de ratos e teclados sem fio (pelo menos) usarem este standard, não?
Apps Android enviam Localização GPS?
É indiferente falar-se de Android, iOS, ou qualquer outra plataforma móvel - a questão da privacidade será cada vez mais um factor importante.
Novamente se verificou que algumas Apps do Android estavam a enviar a localização GPS dos utilizadores, de forma regular para os servidores de publicidade sem o conhecimento dos utilizadores (algumas faziam-no de 30 em 30seg) - mesmo quando não estavam a ser exibidos anúncios.
A pseudo-segurança de se ter que aprovar especificamente que a App possa utilizar este tipo de serviços é uma falsa questão: quem é que não aprovará uma App, sob o pretexto de que poderá mostrar-lhe publicidade localizada, ou - no caso de um jogo - que permita encontrar jogadores perto de si? Depois de ter essa permissão, quem nos garante que a App efectivamente só use esses dados para o propósito que era suposto ter?
Câmara iPhone 4 vs Nokia N8
Curiosos por saber que tal os dois mobiles com as melhors câmaras da actualidade se comportam lado a lado? Eis aqui um comparativo do iPhone 4 vs Nokia N8.
Galaxy S Continuum com Duplo Ecrã
Se um ecrã AMOLED não vos chega, o novo Samsung Galaxy S Continuum (isto vai dar uma confusão, se todos começarem a ser da família "Galaxy S") oferece um mini ecrã OLED secundário que permite mostrar informações sem que seja necessário ligar o ecrã principal.
Apple Forçada a Fechar Loja na China
O lançamento do iPhone 4 na China tem sido atribulado. Depois de terem eliminado o limite de 2 iPhones por cliente, a Apple Store de Beijing rapidamente se tornou num "campo de batalha", com inúmeras pessoas a comprarem dezenas de iPhones 4 para posteriormente revenderem com lucro. A confusão foi tal que a loja teve que ser encerrada para que a situação voltasse à normalidade. Agora, todos os compradores são obrigados a exibir identificação, e o iPhone que comprarem é imediatamente activado na loja (para que não possa ser vendido como "totalmente novo sem ter sido aberto".)
Facebook com Fotos de Alta Resolução
Não me refiro a nível estético, mas sim a nível da gestão das fotos. O Facebook vai permitir que enviem fotos em alta-resolução (até 2048 em vez dos 720 pixeis de largura actuais) tem um novo uploader que suporta múltiplas fotos, e novas ferramentas de catalogação que visam tornar o site mais atractivo para quem não dispensa as fotos.
Curtas do Dia
- Mega comparativo de ecrãs Mobile - iPhones Androids, AMOLEDs, LCDs... FIGHT!
- Steve Ballmer perde metade do bónus anual - É a crise! (Como se receber apenas "uns milhões" já não chegasse...)
- Google TV da Logitech a 6 de Outubro
- Xmarks com esperança - Depois de anunciarem que iriam fechar, o interesse renovado faz antever novas possibilidades de continuação do serviço.
- iPad 3G com tethering - infelizmente não parece ser (ainda?) o tethering iPhone-iPad, mas sim iPad-PC/Mac... :/
- Apple compra Stock de Amoleds da Samsung? - ao ponto da Samsung ficar sem AMOLEDs para os seus próprios produtos? - um rumor sem grande lógica... a não ser que seja mesmo para dizer "temos tanto dinheiro que até gastamos uns milhões só pra vos chatear"?
2010/09/21
Notícias do Dia
Para além da vulnerabilidade do Twitter que nos obriga a manter afastados do seu site web, outras coisas estão em destaque hoje: fotografias a 80Mp, novidades no FourSquare, festas no Facebook, o Nokia N8, o HTC Mozart (com Windows Phone 7), os captchas, e uma impressora da HP com um Tablet Android.
Fotos a 80Mpixeis com a Leaf
Para os fotógrafos profissionais com câmaras de médio/grande formato, a Leaf oferece agora as suas novas "tampas digitais". Encaixando na traseira destas câmaras, estas "tampas" incluem um CCD de 53.7 x 40.3mm capaz de digitalizar a imagem a 80 megapixeis, e ainda um LCD de 3.5" com touchscreen (resistivo, com caneta???).
Pelo preço - a partir de 24 mil euros - bem que podiam ter posto um touchscreen capacitivo mais "touch friendly"! :)
Foursquare Tips and To-Do's
Os fãs do Foursquare têm agora mais algumas novidades com que se entreterem. Como não sou utilizador deste serviço, fico-me por aqui - e quem quiser que vá espreitar o que mudou. :)
Noutro assunto: o Twitter também não pára de fazer alterações, e dizem que está prestes a lançar um serviço de sugestões de pessoas a seguir completamente remodelado.
E claro, o Facebook também não para quieto, com um novo "não me chateies agora" ao "não" aceitar amigos.
Cuidado com quem convidas no Facebook
Por falar em Facebook, cuidado com quem convidam para as vossas festas. Uma adolescente teve que cancelar a sua festa de aniversário depois do seu convite no Facebook ter assumido proporções virais e recebido mais de 20 mil confirmações de pessoas que disseram ir.
(Para comparação, a sua localidade tem apenas 30 mil pessoas...)
De volta a notícias mais interessantes...
Nokia adia o N8
A estreia do N8 parece não estar a correr de acordo com os planos da Nokia. A empresa decidiu adiar o lançamento do seu Nokia N8 por mais algumas semanas, para tratar de alguns pormenores finais.
Mesmo assim, as pré-encomendas do N8 parecem estar em alta, sendo o equipamento com mais pré-reservas na história da Nokia.
HTC Mozart Specs (Windows Phone 7)
Curiosos com um dos primeiros Windows Phone 7 da HTC agendados para chegar ao mercado? Aqui estão as suas características:
CPU a 1GHz Qualcomm QSD 8250, 512 MB ROM / 8GB storage, 576 MB RAM, 3.7" WVGA Super LCD, 8MP CMOS camera (com flash Xenon) e bateria LI-PO de 1300 mAh.
Captchas Publicitários
Quem é que não odeia os incómodos captchas (aquelas estranhas letras quase indecifráveis que invariavelmente surgem sempre que temos que validar que somos "pessoas")?
Há uma empresa que quer acabar com isso, e a sua proposta é simples: substituir os estrábicos captchas por publicidade!
Ora aqui está algo que me parece bem pensado.
Impressora HP com Tablet Android Integrado
Numa altura em que os Tablet Android ainda não são muito comuns, a HP vai mais longe ao oferecer uma impressora que traz um já integrado (mas é destacável, para que o possam usar onde quiserem.)
A HP Photosmart eStation traz um Tablet Android com um CPU Freescale i.MX51 com autonomia para 4-6h.
2010/06/30
Análise ao Symbian^3
Com esperança no Nokia N8 e no seu Symbian renovado? O rumor de que este será o último N-Series com Symbian não parece vaticinar boas perspectivas... Mas se estão interessados, aqui está uma análise exaustiva a este novo Symbian^3.
As conclusões apresentadas sustentam a necessidade da Nokia encontrar rapidamente uma nova plataforma capaz de concorrer com o Android e iPhone... pois este Symbian, mesmo evoluído, não consegue esconder a sua idade.
2010/06/21
Nokia N8
Nem só de iPhones e Androids vive quem se interessa por gadgets, e a Nokia espera conseguir convencer que ainda está "na corrida" com o seu N8 e o mais recente Symbian^3.
Aqui está um vídeo do N8 em funcionamento, mostrando toda a sua fluidez - que não está isenta de falhas - mas que faz prever que se torne num dos melhores Symbians de sempre.
Há quem já tenha feito um comparativo entre o N8, N900 e N97.
Alguns dos elementos apontados:
- É confortável de segurar (mais compacto que o iPhone, maior que o N97)
- Ecrã melhor que o do N97 (maior contraste, brilho e pretos mais profundos)
- Apenas 180MB de memória interna
- Browser é ponto a melhorar - não é tão fluido como o resto do aparelho - e sem tabs.
- Teclado virtual QWERTY apenas em modo horizontal. Na vertical apenas teclado T9
- Imagens de 12Mp carregam rapidamente
- Editor de vídeo que permite fazer montagens com videos e fotos (adicionar texto e transições) e gravar resultado final em alta-definição
2010/04/30
Nokia N8 - Video HD com Qualidade
Enquanto uns dizem que o novo Nokia N8 deixa muito a desejar, com o seu Symbian^3 a parecer um produto inacabado, o que é certo e que - como em muitos outros modelos da Nokia - o hardware não deixa de impressionar... Como é demonstrado pelas suas capacidades de gravação de vídeo em alta-definição.
Se tempos houve em quem muitos duvidariam da capacidade de um simples "smartphone" poder competir com uma máquina digital compacta (ou até mesmo uma SLR)... parece que a tecnologia para o demonstrar está bem mais perto do que pensamos.
Nokia N8 sample video from Nokia Conversations on Vimeo.
2010/04/27
Nokia N8
O novo Nokia N8 foi finalmente divulgado e... não parece ser ainda o "produto maravilha" que a Nokia necessita para combater os iPhones, Androids, e companhia...
Este modelo vem com a nova versão do popular Symbian "rejuvenescido": o Symbian^3; e conta ainda com câmara HD 720p (lentes Carl Zeiss) e saída HDMI; 16GB flash expansível com microSD, e Ecrã OLED de 3.5" (640 x 360) com touchscreen capacitivo.
Quem o experimentou, no entanto... disse que este novo Nokia N8 é uma grande desilusão (e a sua única esperança é de que o modelo ainda estivesse em fase de desenvolvimento, com muita coisa ainda por melhorar.)

































