2009/01/06

Traffic Shaping às Claras

Espero bem que os ISPs portugueses sigam este tendência.
Já muito falei por aqui sobre o traffic shaping que levou a Comcast aos bancos dos tribunais, enquanto que por cá se vai fazendo à sucapa.

Isto do Traffic Shaping é uma coisa complicada... não tenho nada contra este sistema de controle de tráfego desde que isso esteja claramente explicado nos termos do serviço que se contrata.
Ter uma "Política de Utilização Aceitável" não é resposta ao que podemos fazer ou não com o serviço que contratamos... Por outras palavras, se estou a pagar por 18Mbits e não me dizem mais nada em concreto, o mínimo que posso esperar é poder usar esses 18Mbits a 100%, 24h por dia, 365 dias por ano!

Mas eis que até a Comcast, depois do puxão de orelhas do organismo regulador americano FCC, já disponibiliza abertamente o método de controlo de tráfego que utiliza (e agora afectando todo o tráfego e não só os torrents e demais protocolos P2P.)

Ou seja, se utilizarem mais de 70% da vossa ligação em download ou upload durante mais de 15 minutos, o operador baixa o vosso nível de serviço para tráfego não prioritário - até que a vossa utilização volte ao normal. Em que "normal" equivale a uma utilização inferior a 50% durante mais de 15 minutos.

Para além disso, têm um limite de tráfego mensal de 250GB.

Ora, concorde-se ou não com estas condições, não é muito melhor saber isto do que levar com uma "PUA" da Zon/Netcabo que diz unicamente: "Você excedeu o limite de utilização razoável"?

Espero bem que a Zon não demore muito até começar a informar os clientes da sua política de traffic shaping de igual modo, em vez de o negar categoricamente pensando que todos os seus clientes são burros...

3 comentários:

  1. eu agradecia, que isto assim é muito inconstante... ora tenho alta velocidade a fazer downloads... ora não! :/

    ResponderEliminar
  2. Anónimo6/1/09 12:07

    A NETCABO, que parece que agora pertence ao grupo ZON, já há valentes meses que faz traffic shaping no p2p... Para os seus clientes, quando tal é permitido pelo client de torrents, a solução tem passado por encriptar o tráfego. Existem outras opções que encriptam não apenas o tráfego p2p, mas todo o tráfego da nossa ligação.

    O problema é agora, isto é, parece que já não vai importar qual o tipo de protocolo, mas sim a "utilização razoável", que para esses senhores é qualquer coisa como isto: Não podes utilizar mais de 70% da largura de banda durante mais de 15 minutos ou PIMBA!!!

    E eu pergunto: numa ligação de 8MB quanto tempo demora fazer o download, por exemplo, do suse linux? Ou do fedora? Quero dizer - o traffic shaping prejudica quem abusa do serviço e quem não abusa! Portanto, outra coisa não posso concluir - o principal abusador é o ISP que segue uma política indiscriminada!

    Mais! Eu sou cliente da SAPO e, até ver, ainda não se fez traffic shaping. A partir do momento em que sinta que a SAPO faça traffic shaping sem que disso tenha sido atempadamente informado, isto é, sem que a sapo informe da alteração do contrato, eu deixo de pagar e de utilizar a internet da SAPO no mesmo dia!

    E o que é avisar atempadamente? Depende!

    Se o tempo de fidelização já tiver expirado - 2/3 meses.

    Se o tempo de fidelização não tiver expirado - 2/3 meses de antecedência, mas nunca o traffic shaping pode incidir sobre aquela ligação até terminar o período de fidelização (caso contrário o pré-aviso não valia de nada, o cliente teria que pagar na mesma, não existiria escolha).

    Mas isto é a vertente "se"... Agora vamos para a versão do "mas que vem a ser esta pouca vergonha"?

    O traffic shaping é uma medida abusadora, bem ao estilo de todas das medidas francesas que, à partida, tomam a todos como "bandidos".

    Além de ser uma medida insultuosa, é igualmente absurda! Pois podemos sempre contratar uma velocidade de 24MB e damos a volta ao traffic shaping de duas formas - encriptamos o tráfego e limitamos upload e download a 70%.

    Com isto eu quero dizer o seguinte - os ISP's estão-se pouco marimbando para os interesses dos autores e para o conteúdo digital protegido. Eles utilizam apenas essa bandeira para apoiarem medidas que disfarcem a sua incapacidade em manter um serviço contratado a 100%! É verdade meus senhores! Quem não se lembra do tempo em que a NETCABO não conseguia cumprir as velocidades contratavas? Claro, aplica-se o traffic shaping e pumba, podemos sempre dar a desculpa ao cliente de que não tem o serviço a 100% porque está a abusar!

    De início, lembro-me: fê-lo às escondidas! Agora que já todo o mundo sabe, sorriem e dizem-nos para não abusar!

    Mas o que é isto? Agora os contratos já não têm valor nenhum? Tirar o total proveito dos direitos que um contrato nos garante é um abuso?

    Que raio de teoria é esta?

    Enfim, vamos ver a política seguida em Portugal, mas, em face à hipocrisia global, não tenho dúvidas que o traffic shaping se instalará definitivamente nos ISPs Nacionais em geral...

    Abraços.

    ResponderEliminar
  3. Percebo-te perfeitamente, depois de ter enviado dúzias de emails, com provas bem concretas (logs dos pacotes de dados) para a Zon/Netcabo, numa altura que o seu rico traffic shaping insistia em não me deixar o jogo ET:Quake Wars online por comer uns pacotes que considerava ser P2P.

    O pior de tudo era a sua insistência cega de que não tinham nada a ver com isso.
    Nem mesmo depois de lhes mostrar: olhem, usando uma VPN funciona; olhem, usando outro ISP funciona. Hello!?! Que mais é que precisam para assumirem que o problema é vosso???

    Mas até hoje, nunca ninguém teve a decência de admitir que o fazem - isso é o que me deixa mais irritado.

    Só gostava de ver a reação das pessoas se o serviço de água e de electricidade usassem estas mesmas técnicas:
    - ah, só pode tomar banho se não demorar mais de 5 minutos senão baixamos o fluxo de água para um fiozinho.
    - Electricade, só pode gastar desde que não passe dos 500W por mais de 5 minutos seguidos, senão só lhe fornecemos 100V até que regularize a situação...

    É o que tu dizes... parece que os contratos assinados não têm valor - isto é, só têm valor para eles receberem todos os meses, mas depois mudam as regras sem darem satisfações a ninguém.

    Na altura até queixa fiz à Anacom... e surpresa das surpresas: disseram que não tinham nada a ver com isso...
    Portanto, se os ISPs podem fazer o que muito bem querem e lhes apetece, qualquer dia começam a permitir apenas 1KB/s nas ligações vendidas como N Megabits, e por eles está tudo legal...

    É uma palhaçada...

    ResponderEliminar