2012/01/31

Primeira Impressora 3D Portuguesa


É com muito interesse que tenho acompanhando a evolução das impressoras 3D, desde o meu primeiro contacto com a Cupcake da Makerbot, e as suas sucessoras, a Thing-o-matic e a ainda mais espectacular Replicator.

E por isso mesmo, fico contente por saber que em Aveiro, Francisco Mendes e Jorge Pinto, estudantes do mestrado em Automação Industrial da Universidade de Aveiro (UA), criaram a primeira impressora 3D portuguesa.

O preço será um dos grandes atractivos face às impressoras 3D "comerciais" existentes, rondando um valor de 1000 euros (considerando-se que quando as impressoras a laser apareceram, custavam mais que isto, é um bom sinal do potencial para a redução de custos assim que estas impressoras comecem a ser fabricadas em volume e a atrair a atenção do público).

A revolução da impressão 3D está a chegar... :)

3 comentários:

  1. A impressão em 3D é do que mais me entusiasma relativamente a um futuro próximo, quando ficarem acessíveis ao cidadão comum :) já estou a pensar em criar as minhas próprias action figures :)

    ResponderEliminar
  2. O futuro próximo da impressão 3D não estará na casa de cada um, mas sim na possibilidade de aquisição às empresas de produtos totalmente custom-made.

    ResponderEliminar
  3. Nop. Vai estar em casa de cada um... A tecnologia tem tido um crescimento exponencial. Ainda ha 4 anos nuna teria pensado que em tao pouco tempo teriamos os iphones com resolucoes tao detalhadas e tanto que podemos fazer na ponta dos dedos...

    ResponderEliminar