2013/03/06

Notícias do Dia

Já está a decorrer o passatempo O'Reilly mensal, que este mês te dá oportunidade de ganhares cinco exemplares do Vintage Tomorrows que será imperdível para todos os fãs do Steampunk (e não só); e para nos fazer esquecer as habituais colunas de computador, temos também em destaque a chegada de umas colunas digitais da KEF para computador, onde o único problema é o seu peso... em euros.

Mas fiquem com as notícias do dia, já de seguida:


HTC One será salvação da HTC?


Já sabemos que a muita competição que existe no segmento mobile faz com que nem todas as empresas possam ter bons resultados. A HTC é uma das marcas mais históricas neste segmento, mas as suas vendas têm baixado e estão em níveis de 2010. Desta forma, o lançamento do seu novo topo de gama HTC One chega em altura que será tanto estratégica... como crítica.

Pessoalmente, acho que o HTC One tem tudo aquilo que qualquer utilizador à procura de um equipamento Android de topo poderá querer (e tem vários factores diferenciadores, como a sua câmara com ultrapixeis, e o novo HTC Sense). Vamos lá ver se o mercado concorda, e se dá um novo fôlego a esta marca, que bem merece continuar no mercado por muitos e longos anos.


Google Passa a Apoiante oficial no Forum NFC


O Google já tinha uma participação bem activa na promoção do NFC, mas a partir de agora deverá fazê-lo ainda mais, pois passou a ser um apoiante oficial no fórum NFC. Muitas empresas continuam a tentar fazer passar a ideia de que o NFC é o pináculo da tecnologia e que milagrosamente permitirá que os pagamentos digitais usando telemóveis ou cartões se tornem uma realidade.

Eu, continuo a dizer que embora o NFC tenha as suas aplicações, na grande maioria dos casos - e especialmente para os pagamentos - continua a ser uma solução à procura de um problema (para além de se tornar também numa nova porta de entrada para ataques). A forma como será usado bem que poderia ser replicada usando-se muitas outras tecnologias, do Bluetooth ao WiFi, passando pelos simples códigos de barras (que teriam a vantagem de poder ser usados com qualquer POS já existente). O verdadeiro segredo está no sistema de validação/verificação dos pagamentos, e não na forma como o mesmo é apresentado no ponto de venda.


Samsung vai Suspender Venda de Windows RT na Alemanha


Más notícias para a Microsoft e para o Windows RT. A Samsung vai suspender a venda dos seus tablet ATIV Windows RT na Alemanha devido a falta de interesse pelos consumidores. Medida essa que deverá ser alargada a outros países europeus.

A estratégia da MS na ofensiva aos tablets Androids (e ao iPad) não parece estar a correr lá muito bem, e por muito que os executivos venham dizer que tudo está a decorrer conforme planeado, parece que em breve as suas declarações terão que ser confrontadas com a dura realidade: de que os seus parceiros e fabricantes retirem os seus produtos das lojas por não se venderem.

... O mais assustador é que acho que já nem com uma terapia de choque de preços a coisa lá vai. Mesmo que oferecessem uns tablets Windows RT a 199€... interrogo-me se muitos consumidores não continuariam a preferir um tablet Android. (E penso que a confusão entre Windows RT e Windows "verdadeiro" também não ajuda nada.)


Na Microsoft Portugal amanhã trabalha-se fora do Escritório



A Microsoft Portugal aderiu à iniciativa “Out of Office Day” e amanhã milhares de colaboradores irão passar o dia a trabalhar fora do seu local habitual de trabalho. Esta iniciativa de âmbito nacional vai decorrer amanhã, dia 7 de março, e conta com a adesão de centenas de empresas que compreendem que uma maior produtividade não significa necessariamente proximidade física dos seus empregados.

Sinceramente, a mim até me causa dores-de-cabeça imaginar as centenas de milhares de horas perdidas diariamente por pessoas presas nas filas de trânsito, transportes públicos, e outros, a caminho do seu local de emprego - horas que em muitos casos poderiam ser poupadas caso fizessem o seu trabalho a partir de casa, dando uso às novas tecnologias que temos ao dispôr. Nem que a coisa fosse feita de forma parcial (2 ou 3 dias semanais a trabalhar de casa, ou de outro local à escolha)... fico curioso com o impacto que poderia ter a nível do fluxo caótico diário de entrada/saída nas grandes cidades.


Curtas do Dia

Resumo da Madrugada

2 comentários:

  1. Eu pensava em adquirir um tablet com Windows 8 (mesmo o RT). Depois de usar o Windows 8 no desktop percebi que que nem para tablet o queria... como eu, mais gente deve ter feito. Precisa de uma enorme volta a nova interface metro, porque como está não tem interesse nenhum...

    ResponderEliminar
  2. Anónimo7/3/13 03:53

    Também no dia de hoje (ontem, dia 6) o Google Street View passou a estar disponível em praticamente todo Portugal :)

    ResponderEliminar