2014/02/11

Parceria Microsoft Nokia - Três anos depois


Faz precisamente hoje três anos que assistimos ao fim de uma era (e o início de outra) a Nokia anunciou a parceria com a Microsoft e passou a usar o Windows Phone nos seus smartphones. Uma parceria que demorou bastante tempo até começar a dar frutos, mas que ao fim de três anos parece estar finalmente a "entrar nos eixos" - e agora sem disfarces, com a aquisição oficial da divisão mobile da Nokia pela Microsoft.



Um ano após o anúncio desta parceria o panorama continuava a ser desolador para os Windows Phone; dois anos depois... pouco ou nada se tinha alterado (e até havia ainda esperanças que a Blackberry surpreendesse o mercado com a sua nova geração de equipamentos - o que não veio a suceder). Mas parece que agora, três anos passados, temos finalmente sinais bem positivos desta parceria estar a dar frutos, e curiosamente numa altura em que também ficamos a saber que a Nokia se prepara para lançar um smartphone... Android (contrariando aqueles que dizem que o Android é "unforkable").

Embora a Nokia tenha continuado a lançar topos de gama (e o Lumia 1020 que trouxe a câmara Pureview de 41MP, que ainda não tem qualquer concorrência no segmento, para os Windows Phone) o verdadeiro segredo do sucesso da plataforma Windows Phone tem sido os modelos mais económicos, como os Lumia 520 e 620. Modelos que nalguns países têm liderado os tops de vendas e que aos poucos vão acrescentando a esta plataforma o volume de utilizadores que há muito necessitava. Aliás, arrisco-me a dizer que isso ficará oficializado no momento em que o Google reconsiderar a sua posição de "indiferença" quanto aos Windows Phone e começar a lançar apps oficiais dos seus serviços para eles (por muita pouca vontade que tenham de o fazer).

Para aqueles que pensarem que estes tops de vendas não passam de tabelas feitas por encomenda e que não saem do papel; posso também dizer que isto tem sido confirmado pela realidade. Se há dois anos atrás não conhecia ninguém com um Windows Phone e era praticamente impossível encontrar alguém com um na rua, hoje em dia conheço várias pessoas que optaram por Lumias, e em qualquer visita a um centro comercial facilmente se encontram pessoas a usar os seus Windows Phone.

... E falando de Lumias, é necessário também relembrar um ponto: a plataforma Windows Phone tem estado excessivamente (unicamente?) centrada na Nokia e nos seus Lumia - ao ponto de não ser muito aconselhável, por enquanto, apostar num Windows Phone que não seja um Nokia. Isto tem finalmente dado frutos, mas poderá ser um factor de complicação para a angariação de parceiros para o futuro (com os tais rumores de que a MS tem andando a contactar outros fabricantes e até "oferecendo" o Windows Phone).

Até que ponto é que esses parceiros aceitarão ter concorrência directa de um fabricante que pertence ao fornecedor do sistema que usam nos seus equipamentos? Veja-se o caso do Google que, eventualmente por pressão da Samsung, acabou por se desprender da Motorola e fala-se até de que poderá terminar a linha Nexus.

Vamos ver que passos os Windows Phones irão dar em 2014, agora com a Nokia oficialmente parte da MS e com um novo CEO aos comandos.

4 comentários:

  1. Apesar de todos os sobressaltos passados, ninguém esqueceu os principais atributos da Nokia(qualidade, resistência e durabilidade).

    Quanto à possibilidade de outras marcas apostarem fortemente no SO Windows Phone(como a Sony por ex.), é sem dúvida outra mais valia para o crescimento de conteúdos e App´s para esta plataforma... muito embora julgue que a Microsoft não vá abdicar da sua diferenciação e usabilidade(ao estilo Iphone) que já proporciona aos utilizadores de Whindows Phone + Nokia.

    ResponderEliminar
  2. Penso que o windowsphone ainda vai crescer bastante, pois o android vai perder alguns pontos....
    O que é necessário à blackberry para ter sucesso com o bb10, é exatamente a mesma receita: equipamentos nos 150 / 200 euros para expandir e cativar potenciais utilizadores.

    ResponderEliminar
  3. Acho que pode ir ja tarde..N sei.. vamos ver pode ser que conquiste o mercado novamente mostrando que tem uma plataforma estavel e segura que ja' o e'... A questao e' que so agr estas pequenas coisas que estamos habituados a ter por defeito no android ou IOS e n temos no WP e tens de instalar third parties ou as vezes n temos solucao...

    ResponderEliminar
  4. "entrar nos eixos," AKA there is no more NOKIA geeee

    ResponderEliminar