Os chips ARM estão a dominar o segmento mobile, e a ARM apresentou agora um que será de especial interesse para todas as aplicações onde o consumo reduzido seja a prioridade: o novo Cortex-A35.
Aquilo que normalmente designamos por CPU num smartphone é na verdade um SoC (System-on-Chip) que se poderá considerar como um base na qual são colocados uma série de blocos, como os núcleos de processamento, controladores de memória, GPU, etc. ao estilo de peças LEGO.
Os Cortex são os blocos que são os verdadeiros CPUs nestes chips, sendo actualmente frequente vermos a sua utilização em grupos diferenciados, (por exemplo, no velhinho Samsung
Exynos 5422 octa-core, tinhamos 4x Cortex A7 para uso de baixo consumo, e 4x Cortex A15 para processamento mais intensivo.) E é precisamente a isso que se destina este novo Cortex A35, como sendo mais uma peça à disposição dos fabricantes de chips, para criarem os seus SoCs ainda mais eficientes.
Relativamente ao antigo Cortex A7 "poupadinho", o novo A35 consegue ser até 40% mais rápido ao mesmo tempo que consome 10% menos energia. Características que serão de interesse não só para os núcleos poupados nos smartphones, como especialmente em dispositivos onde o consumo seja ainda mais crítico, como smartwatches e wearables.
... Agora é só esperar que comecem a chegar ao mercado chips já com estes novos Cortex A35 e ver que tal isto se traduz em ganhos reais de autonomia.
2015/11/11
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)