2008/03/10

Universidade usa BitTorrents

Uma Universidade Holandesa demonstrou novamente a viabilidade do protocolo BitTorrent para transferir grandes quantidades de dados de forma eficiente.

O processo de enviar updates para cerca de 6500 PCs distribuidos por 16 locais diferentes, num total de 25.6TB ocupava habitualmente mais de 20 servidores e demorava mais de 4 dias.

Usando o protocolo BitTorrent o mesmo serviço pode ser feito agora com apenas 2 servidores, e demora apenas 4 horas. Com esta medida a Universidade pode dar outro uso aos 20 servidores que ficaram livres e fazer os updates de forma muito mais rápida e eficaz.

E por cá, continarão os novos ISPs a bloquear os Torrents?

Com cada vez mais serviços de distribuição a usar este protocolo, quero ver qual será a desculpa...
(É só esperarmos que os serviços de streaming de conteúdo HD via torrent se tornem mais populares e comuns, e depois é que vão ser elas...)


E se dúvidas há, facilmente se fazem as contas, com o conhecido site Stage6 a fechar, cuja distribuição de vídeos DIVX já custava cerca de 1 milhão de dólares por mês, para aguentar com 17 milhões de utilizadores - a título comparativo, o site PirateBay que "aguenta" com mais de 90 milhões de utilizadores estima-se que gaste apenas $50 mil dólares, um custo por utilizador centenas de vezes inferior.

E a Sandvine, fornecedora de equipamento de traffic shaping para bloquear os torrents, viu o seu volume de vendas reduzido em mais de 80%, com as suas acções a cairem 42% num único dia.

Só falta mesmo o YouTube ou outro site do género dar o salto para a distribuição via torrent, para se acabar de vez com o "estigma" dos torrents estarem associados à pirataria.

via [TorrentFreak]

2 comentários:

  1. "Só falta mesmo o YouTube ou outro site do género dar o salto para a distribuição via torrent, para se acabar de vez com o "estigma" dos torrents estarem associados à pirataria."

    - mas está mesmo! ;o) hihihi :oP

    ResponderEliminar
  2. É uma questão de tempo...
    espero que a "revolução" no Meio da distribuição de conteúdos, entre artistas e consumidores - dispensando os monopólios que entretanto se criaram e prosperaram à custa disso - venha a ocorrer relativamente para breve. :)

    ResponderEliminar