2009/01/22

Os "espremedores" da TV Digital

Com a chegada para breve da TV digital, prometem-nos um melhor serviço e qualidade de imagem inigualável - mas nem tudo são rosas. Do outro lado do Atlântico, nos EUA, alguns telespectadores mais atentos têm descoberto vários "esquemas" interessantes que as emissoras utilizam para espremer mais uns segundos de publicidade.

Por exemplo, a ABC tem usado uma técnica de compressão de tempo nas suas populares séries: Grey's Anatomy, Brothers & Sisters, e ontem no episódio de estreia da 5ª season de Lost.

O que eles fazem é simplesmente eliminar alguns frames do stream digital de vídeo, fazendo com que, a cada poucos minutos, consigam "poupar" alguns segundos extra para passar mais publicidade.

Esta técnica é quase impossível de detectar a olho nú, mas quando alguns desses telespectadores decidem gravar esses episódios e recomprimi-los para outro formato - esse truque é rapidamente revelado devido à "falta" de sincronismo causado pelos frames em falta.


Fico a aguardar para ver que técnicas empregarão as nossas emissoras, quando os seus gestores - depois da euforia inicial do "melhor serviço público, melhor qualidade", começarem a pensar "humm... mais uns segundos de publicidade?"

(Como se já não bastasse cortarem os genéricos finais de filmes e séries, ou acelerarem-nos a 1000%.)


Como curiosidade, refiro apenas que estas "tácticas" para poupar tempo já existem há bastante tempo - até mesmo nos "antigos" cinemas tradicionais, em que o projeccionista, se estivesse com pressa para ir embora, por vezes acelerava a projecção da película, dos normais 24fps para -por exemplo- 26fps.
Pode não parecer muito mas, num filme de 2h isto permitia poupar cerca de 10 minutos.
Se estivessem mesmo com muita pressa, chegavam mesmo a exagerar - ficando já a aceleração perceptível a olho nú - por exemplo, a 30fps, poupando quase 25 minutos num filme de 2h. :)


E quando me refiro aos cinemas tradicionais, isto não quer dizer que esta mesma técnica não seja usada agora nos cinemas multiplex, para poupar uns minutos nas exibições dos filmes...

1 comentário:

  1. pelos vistos não usaram esse técnica no "Austrália". e se calhar deviam! LOL

    ResponderEliminar