2009/06/24

iPhone Push

Aí estão elas... as push notifications estão finalmente a chegar ao iPhone.
Os sucessivos atrasos já estavam a fazer suspeitar que -novamente- houvesse algum problema e que não fossem implementadas tão cedo.
(Relembro que estas notificações tinham sido anunciadas por altura do lançamento do iPhone 3G, há um ano atrás, e foram sendo sucessivamente adiadas e "esquecidas" até agora.)

Com estas notificações a funcionar, um dos grandes inconvenientes do iPhone é minimizado. Uma vez que o iPhone OS só permite ter uma App em funcionamento de cada vez, este sistema permite que recebam (por exemplo) mensagens de uma App de Instant Messaging, ou do Twitter, ou do que quer que seja, independentemente de estarem a correr a App em questão.

Por um lado, esta escolha parece-me mais interessante (e eficiente) que ter constantemente programas a correr em segundo plano. Porque razão hei-de ter um programa a correr 100% do tempo, apenas para receber uma mensagem ocasional?
Com a crescente potência do hardware, não é difícil antever que executar uma App bem concebida possa ser feito em fracções de segundo, tornando a experiência quase tão instantânea como se ela estivesse já em memória.

Por outro lado, verifica-se que mesmo após todo este tempo, estas push notifications precisam ainda de algum (muito?) trabalho.

Para começar, depois dos atrasos dos últimos dias, finalmente começaram a ser aprovadas as primeiras Apps de Mensagens Instantâneas com Push para o iPhone: o AIM, o Beejive, etc. E como se suspeitava,  já começam a aparecer também os primeiros bugs:
Se tiverem o iPhone com um alarme para despertar e activarem o modo de vibração (algo habitual para fazer à noite) e receberem uma notificação push durante a noite, o alarme não tocará!
Pode ser uma boa desculpa para chegar tarde ao emprego mas... é algo que demonstra a falta de zelo (ou pressa) com que estas Push foram atiradas cá para fora, mesmo depois de mais de um ano em desenvolvimento!

Há também quem tenha deixado de receber as notificações sem qualquer aviso, apenas voltando a recebê-las depois de ter desactivado/reactivado o modo Push.


Problemas que serão certamente resolvidos num próximo update... mas... o que eu gostaria mesmo era que a Apple repensasse a forma como está a mostrar estes Push.

A caixa de popup ao estilo SMS/MMS não é propriamente a mais adequada para a inundação de notificações que se prevê venham a surgir daqui para a frente... Especialmente quando temos já formas mais adequadas de o fazer, como o Growl for iPhone e também o Intelliscreen que dá um melhor uso ao "locked screen". E de certeza que a Apple é bem capaz de também pensar em algo igualmente interessante.




Outra questão que estas Push notifications levantam é... Com isto a funcionar, quem é que no seu perfeito juízo continuará a utilizar os lucrativos -para as operadoras- SMS e/ou MMS?

Tudo bem que nem somos dos casos mais graves, temos vários tarifários à disposição, muitos deles com quantidades "industriais" de SMS gratuitos. Mas, os MMS por exemplo, continuam a custar uma fortuna: cerca de 0,40Eur.Se enviassem um MMS por dia, representa 12 euros por mês!

Tal como o iPhone tinha já anteriormente demonstrado que, com o email sempre à mão, a necessidade dos MMS era bastante reduzida - com estes push instantâneos, é a vez dos próprios SMS ficarem ameaçados.
Nos EUA, onde os planos para os SMS podem custar $15 extra por mês... é algo que poderá ter um grande impacto.


[Actualização]

O Growl for iPhone já "apanha" as push notifications:
Não tem melhor aspecto que o habitual popup?

12 comentários:

  1. Não investiguei muito a fundo a coisa mas achava que as "push notifications" tinham a ver com outra cena!

    É que se olhares, por exemplo, para a aplicação de IM "IM+ Lite", tem lá uma opção que diz: "Keep IM Services connected on exit".

    E se voltares à aplicação (mesmo depois de saíres dela e abrires outras), o gajo faz qualquer coisa a que chama "restoring..." e mostra todas as mensagens que não recebeste enquanto não tinhas a aplicação em execução!

    Não sei o que fazem no background para isto funcionar (se será um "hand over" qualquer para um serviço intermediário deles que serve de proxy e faz uma cache das mensagens não recebidas enquanto a aplicação está, de facto, desactivada) mas a verdade é que funciona bem!

    Hugz,
    Luís

    ResponderEliminar
  2. Sim, são serviços que ficam à escuta das tuas mensagens enquanto estás "offline".

    Os push são para seres notificado *na hora* mesmo não estando com determinado programa activo.

    ResponderEliminar
  3. @Carlos Martins
    Tens ideia se existe alguma coisa parecida para PC com o Beejive?

    ResponderEliminar
  4. @Marta

    Se o objectivo é ter N messengers num, já experimentaste o pidgin?

    Ou estás a referir-te a outra funcionalidade?

    ResponderEliminar
  5. @Carlos Martins
    Estava mesmo a falar disso :)

    Muito obrigada.

    ResponderEliminar
  6. @Carlos Martins
    Por acaso gosto mais do popup que mostraste no início. Parece-me mais "limpo" :)

    ResponderEliminar
  7. A questão é que é demasiado intrusivo, e não se adequa a receber várias mensagens simultaneas ou encadeadas.
    Imagina que te enviam uma instant message a cada 5 segundos; ficas com o iPhone praticamente "bloqueado" sempre a ter que clicar, cancel ou read.
    Mais valia irem ficando numa lista como as que estão demonstradas em baixo... que se pudesse ver a qualquer altura e que não "chateassem" quando não nos interessase vê-las.

    ResponderEliminar
  8. @Carlos
    Pois... pela imagem não deu para perceber isso. Para além do mais, eu NUNCA recebo uma mensagem a cada 5 segundos :)

    E já agora... obrigada pelo pidgin, já estou a usar :)

    ResponderEliminar
  9. @Marta

    Estava a falar num caso exagerado, para demonstrar em que situação o método do popup se tornaria impraticável...

    Mas, vamos lá ver como as coisas evoluem.

    ResponderEliminar
  10. @BUGabundo

    Obrigada, mas é como o eBuddy, tem apenas plataforma na Web. Eu queria mesmo o programa para instalar :)

    ResponderEliminar
  11. Anónimo8/1/12 19:56

    isso quer dizer que , mesmo em parado estamos a consumir dados certo?

    ResponderEliminar