2010/12/30

Notícias do Dia

Um trojan inteligente ao ataque nos Android, o declínio das revistas digitais no iPad, um simulador do Planeta Terra, Gmail com mais ads (em teste), e um carregador universal europeu que promete simplificar a vida dos consumidores... e muito mais. :)




Geinimi ao ataque nos Android


Há um novo "bicho" ao ataque nos Android, e que demonstra os riscos com que teremos que lidar no futuro. Este Geinimi é um trojan bem avançado para Android, que não só envia os vossos dados pessoais para um servidor remoto, como é também capaz de receber instruções dos seus criadores, tornando o dispositivo Android num daqueles "zombies" das botnets.
Este trojan é até capaz de instalar e desinstalar outras Apps (sendo que o utilizador terá que confirmar essas operações.)

Como sempre, isto serve para chamar ainda mais a atenção para a necessidade de se "ter atenção" ao que se faz, não instalando coisas que pareçam suspeitas ou que tenham origens duvidosas.
É certo que será uma questão de tempo até que algo deste tipo apareça numa App "de confiança"... e dê uma enorme barracada - mas até lá, nada como evitar ao máximo que isso aconteça.


Revistas no iPad em Declínio
São anunciada com pompa e circunstância como sendo "a próxima grande coisa"... mas os números revelam que após os momentos de euforia inicial, os utilizadores deixam de comprar estas revistas.
E eu sei porquê!
É que... qual a lógica de ter uma App paga se os conteúdos que se querem já existem, e num formato de mais fácil consumo: a web!
Dediquem-se é a fazer conteúdos de qualidade, e façam sites em condições - ou disponibilizem-nos num formato que possa ser lido "ao gosto de cada um" (como no Flipboard).


Simulador do Planeta Terra
Se pensavam que o Second Life se estava a tornar um retrato fiel da nossa realidade, este simulador do planeta vai muito mais além. O Living Earth Simulator pretende captar data de biliões de fontes, de dados atmosféricos que chegam via satélites até relações económicas e sociais que circulam pela internet, para criar um mundo virtual que possa ser usado para analisar diferentes cenários: como a evolução de uma doença contagiosa, dos mercados económicos, ou de qualquer outra coisa.
Por mim, apesar de isto me parecer mais um passo em direcção à Skynet... acho bem, desde que me deixem utilizá-lo por uns segundos para lhe perguntar quais serão os números do próximo Euro Milhões. :)


Carregador Universal para Telemóveis


Não era segredo que a Comissão Europeia há algum tempo que estava a lutar no sentido de harmonizar a panóplia de diferentes fichas e carregadores que cada marca utilizava nos seus equipamentos (muitas vezes variando até de modelo para modelo.)
Mas finalmente parece estar no papel, fazendo com que a curto prazo todos os fabricantes disponibilizem uma ficha microUSB para carregamento dos seus equipamentos.
Curioso é ver a Apple a participar nesta acção, quando se sabe a aversão que a Apple parece ter às fichas "standard"...


Gmail com Ads por baixo dos Emails
Parece que o Google anda a testar novas formas de apresentar publicidade no Gmail, com anúncios bem mais "explícitos" a surgirem por baixo das mensagens de email.
Já se sabe que o Google anda constantemente a experimentar coisas - resta saber se esta será uma daquelas a ser implementada em larga escala.


Curtas do Dia

13 comentários:

  1. O Second Life ainda existe.... ?

    Essa dos carregadores para telemóvel faz-me também pensar no mesmo para os transformadores de 12v de habituais equipamentos electrónicos...

    É que tenho à vontade aqui em casa alguns 20 ou 30 e dificilmente arranjo 2 compatíveis devido a largura e encaixe da ficha!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Aguardo sentado para ver a grande barraca que vai dar isso do "carregador universal".
    Os "eurocratas" não têm a noção das diferentes características que os variados carregadores possuem.
    A começar pela corrente fornecida.
    Vai o pessoal começar a deixar os telemóveis a carregar à noite e acordam e ainda nem a metade da carga vai.
    Isso é bom como um carregador para "desenrasque" agora como carregador principal para muitos equipamentos não vai servir.
    Para além de outras tecnologias/características que alguns carregadores "oficiais" possuem e que são patenteadas.

    ResponderEliminar
  3. @kincas

    Isso talvez estejas em pensar no equipamento actual,,, eles que adaptem o futuro equipamento a isso.

    Eu por mim tou fartíssimo e sem espaço pois tenha gavetas cheias de cabos e fichas.

    Para além de que se pensarmos no consumidor um produto vendido sem carregador até pode ser mais barato.

    ResponderEliminar
  4. To Nasp

    Essa do vender mais barato é para rir certamente. Vão é lucrar mais em cada produto vendido como sempre.
    Quanto ao "adaptem o futuro equipamento". Já pensou o quanto castrador isso é para o desenvolvimento da tecnologia?
    Desta forma não se poderá inovar nas baterias e formas de as carregar, pois tem de se "usar" o imposto.
    Ou seja, estou é a pensar no futuro.

    ResponderEliminar
  5. @Kincas

    Daqui a pouco vais dizer que há electricidade "mais especial" que outra. :)

    Há apenas uma coisa a ter em consideração: voltagem e potência.

    Isso de alguns carregadores não terem a potência ideal, já acontece hoje em dia - aliás, até em equipamentos de gama alta (nos MacBook, a Apple não aconselha que os mesmos funcionem sem bateria, pois o carregador por si só não é suficiente para "aguentar" com a carga máxima.)

    No caso do iPad, vem um carregador de 10W, mas podes usar um qualquer carregador mais fraco (demorando mais tempo.)

    Isto de se arranjar uma ficha standard em nada inibe a evolução das baterias ou formas de carregamento: significa simplesmente que a ficha passa a ser comum, o que me parece ser benéfico para todos.

    Se isto vai resolver o assunto de alguém usar um carregador mais fraco do que seria suposto? Não... mas como disse, isso já acontece hoje em dia.
    E ao menos diz-se adeus aos "1001" adaptadores que existem hoje em dia e que só servem para dar dor de cabeça aos utilizadores.

    (E ainda me hás-de dizer quais são essas tecnologias patenteadas existentes nos carregadores oficiais :)

    ResponderEliminar
  6. Há carregadores que variam a corrente fornecida conforme a carga está mais ou menos "cheia" ou mesmo se o equipamento está a consumir ou em Stand-by. Tal como outros fazem inicialmente uma carga "rápida" até atingir 80% da capacidade da bateria e depois é mais lenta nos restantes 20%.
    Não acredito que o carregador "universal" faça isso (por ex.).
    Não é só a voltagem e amperagem que eles debitam que importa (embora isso seja o principal para a maioria deles).
    E tal como referi, o futuro ainda está para vir e não se sabe o que será que aí vem. Como tal, este tipo de imposições pode estar a "castrar" algum futuro desenvolvimento.
    Eu compreendo qual a origem e a necessidade desta "imposição".
    Muitas marcas (lembro-me de repente da Samsung) têm uma ficha diferente para modelos de telemóvel diferentes. Creio que pelo menos dentro da mesma marca a ficha deveria permanecer igual (pelo menos por uns tempos largos) tal como se passa com a Nokia. Inicialmente tinha uma ficha "maior" mas que "servia" em todos os equipamentos. Depois adoptou uma mais "magra" que também passou a servir em todos os equipamentos lançados depois da alteração.

    Creio que essa seria a "solução". Isso e em simultâneo permitirem os equipamentos uma carga por USB standard de 500mA (mesmo que fosse uma carga parcial) para (por ex.) permitir cargas nos isqueiros dos carros ou carregar quando ligado a um PC. Mas mantendo a sua forma de carregar "independente" e optimizada.

    ResponderEliminar
  7. Olha algumas patentes em carregadores.

    http://www.google.com/patents/about?id=h7cOAAAAEBAJ&dq=D478,310

    ResponderEliminar
  8. @Kincas
    Até admito que possa haver desses carregadores "inteligentes"; mas olha que isso raramente está na parte dos "transformadores".
    O circuito de carga está (quase sempre) no próprio equipamento: e é lá que se faz a gestão do melhor método de carregamento da bateria.

    Isso em nada é afectado com esta nova direcção de se usar uma ficha standard. Como foi dito, é "electricidade" pura e dura - desde que esteja na voltagem certa, e com amperagem suficiente... é irrelevante o que o circuito de recarregamento faz com ela.

    Quanto às patentes, é certo que as há ("tudo" está patenteado neste mundo!) Mas diz-me então um caso de um "transformador" que não possa ser substituido por um qualquer alternativo "dos chineses"?
    Até na própria patente que referiste, é um "design patent" e nada mais.

    Aqui o que se trata é simplesmente de fazer chegar a electricidade ao equipamento, de forma standard. Não me parece que isso de alguma forma invalide avanços nas baterias, técnicas de carregamento mais rápidas e/ou eficientes, etc.

    ResponderEliminar
  9. @BUGabundo

    Sim, sabes que temos "biliões", certo?
    (há apenas a diferença de que enquanto os "biliões" americanos são mil milhões, o "nosso" é um milhão de milhões. ;)

    ResponderEliminar
  10. Como já referi.
    Aguardo sentado e depois cá estarei.

    "Até admito que possa haver desses carregadores "inteligentes"; mas olha que isso raramente está na parte dos "transformadores".
    O circuito de carga está (quase sempre) no próprio equipamento: e é lá que se faz a gestão do melhor método de carregamento da bateria."

    Lá está, "quase sempre" . É que basta haver um.

    ResponderEliminar
  11. Eu disse dessa forma porque não presumo conhecer *tudo* o que existe. Mas olha que assim de cabeça não conheço mesmo *nenhum* (dai estar a perguntar se conheces algum.)

    De qualquer forma mesmo que exista 1 (ou 2, ou 100!) não justifica estar a massacrar os milhões de outros utilizadores e equipamentos.

    Olha se nas tomadas eléctricas usassem a mesma filosofia: para cada aparelho uma tomada diferente ;)

    ResponderEliminar
  12. Eu só penso e naquelas alturas que me ausento de casa não continuar a levar um bolsa cheia só de carregadores e cabos como acontece habitualmente... acho que não é pedir muito!

    Às dificuldades os fabricantes que resolvam!

    ResponderEliminar