2011/01/12

Chrome abandona vídeo H264

Numa acção que terá apanhado muitos de surpresa, o Google anunciou que irá deixar de suportar o conhecido codec de vídeo h264 no seu browser Chrome.

A adopção do formato video no HTML5 não tem sido pacífica, devido aos problemas de licenciamento dos vários formatos - e da guerra entre formatos livres e abertos, ou não.

Foi por isso mesmo que o Google avançou com o seu próprio codec WebM, na tentativa de conseguir criar uma alternativa viável e que agradasse a todos... Mas sem grandes resultados práticos. O formato h.264 continua a ser um dos mais usados por praticamente todos os dispositivos, de leitores bluray a smartphones, e passando pelo vídeo na web (mesmo aquele visto através de Flash.)


Teremos que esperar para ver o que esta jogada arriscada por parte do Google irá conseguir. Por um lado, defendem o uso de tecnologias abertas... mas como muitos referem, o Chrome até traz o Flash já integrado de origem. Por outro lado, usarem esta pressão para a promoção do seu próprio codec... poderá ser mal visto por um mercado que - para todos os efeitos - não sente qualquer incómodo em usar um h264 que, pelo menos por agora, continua a ser de uso gratuito pelos utilizadores.

Considerando que há grandes entidades com grande peso na distribuição de conteúdos (como a Apple e o seu iTunes) que dificilmente irão abdicar do h264 para usarem o WebM... veremos que tal esta posição do Chrome do Google se irá revelar nos próximos meses.

A mim parece-me que será apenas uma forma de adiar por mais algum tempo a real implementação do video via HTML5, sendo que o mais lógico será todos preferirem usar o Flash para ver vídeos, sem se preocuparem sequer com esta grande confusão.

1 comentário:

  1. Carlos, desculpa o preciosismo:

    WebM é um container, VP8 é um codec (coisa que tu sabes de cor e saltado :P )

    ResponderEliminar