2011/04/04

Análise ao Apple iPad 2


Graças ao nosso fundo de gadgets, é com enorme prazer que assisto ao retorno de um velho conhecido, mas agora remodelado e mais evoluído: o Apple iPad 2.


O Apple iPad 2

Enquanto aparelho que catapultou os tablets para o mercado - mesmo não se tratando de algo "novo", foi o primeiro que os tornou verdadeiramente apetecíveis... e a preço atractivo - o iPad continua ainda hoje a ser o tablet de referência que todos os outros tentam atingir.


Não estando isento de limitações, este novo iPad 2 resolve algumas das lacunas graves que existiam no seu predecessor: nomeadamente, a (não) existência de câmaras.

No iPad 2 encontramos não só uma câmara traseira, como uma câmara frontal - que o torna apto a realizar videochamadas Facetime.




A sua construção é também mais cuidada, e a sua reduzida espessura torna-o mais atractivo que nunca - embora muitas pessoas depois se admirem um pouco com o seu peso, que será superior ao que as suas dimensões esguias fariam prever (600g).



O formato mais arredondado das suas arestas ajudam a aumentar ainda mais a sensação de espessura reduzida... mas também fazem com que pegar no novo iPad se torne mais "escorregadio" que nunca.
Felizmente, a espessura mais reduzida parece não ter tido impacto na sua resistência.



Em Funcionamento


O Apple iPad 2 surge agora com um novo processador dual-core e o dobro da memória do seu antecessor. Factores que fazem com que o seu desempenho seja bastante superior. (A nível da potência gráfica, o salto é ainda maior.)

No entanto, não se pense que estas diferenças são revolucionárias.
Sim, o iPad 2 está mais rápido que nunca, mas... como qualquer utilizador do iPad original vos poderá informar: o iPad 1 já "parecia" rápido suficiente para a maioria das operações.


Apenas numa comparação directa, lado a lado, e/ou em casos extremos (como ter múltiplas Apps em "background") se nota verdadeiramente o superior desempenho do novo iPad 2.

Quero com isto dizer que, para quem tiver um iPad 1 e estiver satisfeito com ele, será difícil justificar a "troca" (a não ser que lhe surja um bom negócio)... Fazendo também que seja um excelente negócio tentar apanhar um iPad 1 usado a bom preço.

Por outro lado, tal como sucedeu na altura com o iPhone 3GS, caso se habituem a mexer num iPad 2... voltar depois para um iPad 1 irá fazer com que este pareça anormalmente lento.



A nível do primeiro "impacto" para quem tiver feito o upgrade dos anteriores iPhones para o iPhone 4; estará o ecrã. Mesmo sendo de excelente qualidade, nota-se a falta do "retina display", fazendo com que seja necessário reabituarmo-nos a ver pixeis no ecrã.

Não é que seja nada de mais, e está ao nível do que se podem encontrar nos tablets da concorrência (embora esses optem quase sempre por um formato 16:9, enquanto o iPad se mantém fiel ao 4:3 - que me parece mais apropriado para um aparelho que pode ser usado em qualquer orientação) mas... agora estamos "bem-habituados", e queremos ver o mesmo tipo de alta-definição que temos no iPhone 4 no ecrã do iPad. Algo que talvez surja na próxima geração, e que caso aconteça... irá ser bastante bem vindo.


Fotos e Vídeo

Sendo uma das principais novidades do novo iPad, que tal se comportam então as suas câmaras?...

Não muito bem...
Para verem o ridículo que é, a câmara traseira, mesmo gravando vídeo "HD", tira fotos a apenas 960x720 (nem sequer uns reais 1280x720). E a câmara frontal é VGA (640x480).



A qualidade de ambas deixa também bastante a desejar... Não é que se esperasse que um Tablet fosse alternativa a uma máquina fotográfica; mas novamente... a Apple já nos mostrou que sabe fazer melhor (no iPhone 4)... e aqui trata-se apenas de ficar "a saber a pouco".




Já em vídeo, as coisas ficam mais disfarçadas, e quando combinado com o iMovie para editar o vídeo no iPad, ajuda a esquecer a questão das fotos.

Curiosamente, no iPad é possível fazer-se zoom in/out e (pinch-to-zoom) quando se está a ver vídeos, à semelhança do que se faz com as fotos, coisa que por vezes dou comigo a tentar fazer no iPhone.


No iPad 2 temos também direito ao Photobooth, que permite aplicar efeitos em tempo real no que se está a ver pelas câmaras - e claro... passamos a ter também a possibilidade de fazer videochamadas Facetime.

Quanto a mim, a grande vantagem da existência das câmaras no iPad será o permitir que surjam muitas novas Apps que delas tirem partido: deste Apps tipo o Home Decorator, ou outras que comecem a fazer com que a realidade aumentada se torne mais comum.


As Apps

Torna-se impossível não referir algumas Apps para iPad. É graças a elas que o tablet da Apple se pode tornar em muito mais que um mero "tablet", transfigurando-se em múltiplas ferramentas para mil e uma situações.



Com Apps como o Flipboard e Pulse, o iPad torna-se numa revista digital viva e interactiva, sempre actualizada em função das nossas preferências.
É certo que podemos ler as notícias no Facebook, Twitter, ou num qualquer Feed Reader tradicional... mas estes leitores vão mais além, ao tornar essa experiência em algo mais orgânico e agradável de utilizar.

Tenho que admitir que vou sentir saudades de "folhear" o Flipboard de manhã, enquanto tomava o pequeno almoço... :)



Mas há muito mais... o Garage Band torna o iPad num verdadeiro estúdio de gravação e edição portátil, e o iMovie faz com que a edição de vídeo possa ser feita rapidamente, onde quer que se esteja.

É o sinal evidente que os tablets se irão tornar em "interfaces" capazes de facilitar  o trabalho com programas sérios e profissionais, de formas diferentes das que estamos habituadas nos computadores com teclado e rato.


Smartcover Magnética


Foi outra das novidades... as novas smartcovers que se fixam ao iPad 2 como que por magia graças ao magnetismo.
É um sistema bastante interessante, e que permite manter as linhas limpas do iPad 2 sem pontos de apoio ou encaixe visíveis, e que na melhor tradição da atenção aos pormenores da Apple, faz também com que o iPad 2 entre em modo de suspensão ou acorde, assim que fecha ou abre a capa.



No entanto, após os momentos iniciais de admiração, a sua utilização no dia a dia parece-me deixar bastante a desejar.

Começamos logo pelo elemento mais crítico: a capa protege o ecrã, mas deixa a parte traseira exposta... fazendo com que se torne arriscado pousar o iPad 2 onde quer que seja. Com a capa aberta, fica a parte interior de microfibras exposta à sujidade, o que não é lá muito atractivo. E por último, a capa cobre a câmara de vídeo traseira e faz com que se torne difícil aceder aos botões do iPad (volume, lock, etc.)

Portanto... parece-me que será mais interessante aguardar por outro tipo de capa, que combine os elementos funcionais "magnéticos", com a protecção da parte traseira, sem com isso dificultar o acesso aos botões ou impossibilitar o uso da câmara.


Apreciação Final


O iPad 2 continua a ser a referência na classe dos tablets. Não é tão versátil quanto outros tablets com plataforma Android, mas isso pouco ou nada significa para quem o quiser usar nas coisas que ele faz, e bem.
Há ainda que relembrar que este novo iPad consegue manter uma autonomia idêntica à do anterior, mesmo com um CPU dual-core e gráficos 9x mais potentes - e torna-se também mais interessante para apresentações e demonstrações devido à sua capacidade para mostrar tudo o que se passa no ecrã via HDMI (infelizmente, com um adaptador extra.)

Não é um salto revolucionário face ao anterior, e isso faz com que - para os que já têm um - a troca seja menos atractiva. Talvez seja a oportunidade ideal para aguardar mais um pouco e esperar pela próxima geração. Mas, para quem ainda não tem um tablet e se quer inicar nesta área... sem dúvida que o novo iPad 2, disponível a partir dos 479€, continua a ser uma das propostas mais apetecíveis no mercado.

Apple iPad 2

Prós
  • Velocidade de funcionamento
  • Design
  • Qualidade (e quantidade) das Apps disponíveis
Contras
  • iOS a acusar cada vez mais o peso da idade (upgrade iOS 5 prometido para o final do ano?)
  • Câmaras com qualidade inferior ao que se esperaria

15 comentários:

  1. Continua com o mesmo problema que encontro no iPad: o load das páginas web. Não gosto nada daqueles "quadradinhos" que não permitem "saltos" e um scroll totalmente bem conseguido. Assim sendo, não há nada que me faça querer mudar do iPad para este iPad 2.

    Mas que é bonito é ;)

    ResponderEliminar
  2. @Salgado
    Não esquecer que eu faço os vídeos em circunstâncias "reais".
    Poderia muito bem ter evitado esses quadradinhos, bastando para isso "matar" tudo o resto que estava em memória... e ficaria mais rapido e fluido.
    No entanto, com o uso normal/abusivo, foi este o resultado.
    (Para além disso, este ainda não tem o mais recente update do iOS, que também poderá ajudar um pouco nessa gestão de recursos.)

    ResponderEliminar
  3. Anónimo4/4/11 15:39

    Se o objectivo da capa é proteger à frente, como se pode criticar que a capa não protege atrás ?

    Colocas a capa, e pousas com o ecra virado para baixo e a maça virada para cima, nao me parece complicado.

    ResponderEliminar
  4. @Anónimo
    O que eu disse foi que "a sua utilização no dia a dia parece-me deixar bastante a desejar".

    Penso que um outro estilo de capa que surja, seja mais prática. É que pousares o ipad de capa para baixo significa que nao o podes usar; e com esta smartcover, o mais prático é primeiro pousar, e só depois abrir a capa, logo, já tens a parte traseira "na mesa".

    Mas claro, dependerá bastante do tipo de uso que cada um lhe der, e do que pretender fazer com ele.

    ResponderEliminar
  5. Antonio Luis Coelho4/4/11 19:15

    Viva

    Boa análise, aliás como sempre CM, parabéns e obrigado.

    Só para dizer que já comecei a pôr de lado umas moedas para comprar o iPad3... ;)

    ResponderEliminar
  6. Dos_Passos4/4/11 21:12

    Além do Flipboard e do Pulse experimenta o Zite que acaba de sair. A diferença no iPad está nas app. Concordo inteiramente com este artigo:

    Enquanto a Microsoft anda obcecada com um Windows e Office para tablets,

    "As Apple has shown with the iPad, if you can build a new computing platform that works well, is reasonably priced, and has enough apps, people will buy it and buy new apps to go with it."

    http://v.zite.com/eMZHbE

    ResponderEliminar
  7. @Carlos
    E ainda bem que fazes os videos simulando uma utilização o mais perto possivel da que tens no dia a dia.
    Voltando ao assunto que me fez escrever o post inicial: a unica grande coisa que me desagrada no meu iPad é realmente esse "problema" (com que nos habituamos a viver mas não deixa de ser um problema). E estava com curiosidade para ver se já teria sido corrigido ou não no iPad2. Com poucos segundos do teu video pude ver que se mantem. Pena. Assim não vejo grande atrativo neste iPad2 (tendo em conta que tenho iPad)

    ResponderEliminar
  8. Bom Dia, tenho uma "coisa" destas encomendada mas tenho umas duvidas, consigo transferir filmes, musica, fotos para dentro dela ?
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  9. @Paulo
    Claro que sim. Para te ires "ambientando" à coisa, instala o iTunes e vai organizando os teus conteúdos. Que depois tudo se torna mais simples.

    ResponderEliminar
  10. :) OK, Obrigado pela ajuda, agora só me resta esperar

    ResponderEliminar
  11. Bom Dia Carlos, continuo a aguardar pela encomenda, e tanta espera já me faz desesperar :). Algum tablet que se ja igualmente "quente" no mercado ?

    ResponderEliminar
  12. @Paulo

    Os Honeycomb tornam-se cada vez mais apetecíveis, mas... penso que ainda estamos numa época muito volátil e de transição - faz falta mais um anito para que as Apps no Honeycomb comecem realmente a mostrar o que valem (na minha opinião).

    ResponderEliminar
  13. Ou seja, o melhor é mesmo continuar à espera da encomenda. Obrigado.

    ResponderEliminar
  14. Bom dia, poderá dizerme qual é a bolsinha que tem para o iPad 2? Estava à procura de uma para o meu.

    ResponderEliminar