2011/05/20

Fanatismo Tecnológico Equivalente a Fanatismo Religioso?


Se comer chocolate pode provocar uma reacção no cérebro semelhante à de algumas drogas, agora parece ficar provado que a "adoração" de uma marca como a Apple provoca reacções semelhantes às que as pessoas religiosas sentem quando olham para os seus santos/deuses.

A mim não me surpreende nada! Se a religião, desporto, e até a política, são por vezes impossíveis de se discutir com quem não admite visões diferentes da sua, porque motivo haveria a tecnologia de ser diferente?

O que me parece essencial é que nunca haja fanatismos de qualquer espécie - seja lá em que área for.
Custará assim tanto admitir que há o direito à diferença? E que não nos compete a nós "impingir" as nossas verdades às outras pessoas (e pela mesma ordem de ideias, que não nos venham impingir as deles.)

Discutir de forma salutar, isso é que é necessário, para se aprender com quem tem perspectivas e visões diferentes da nossa. E é por isso mesmo que muito me orgulho aqui do nosso espaço (e da nossa mailing list), onde cohabitam pacificamente apologistas do Linux, Windows, Macs, Androids, iPhones, etc. E até ao momento, todo se têm sentado à mesma mesa sem qualquer problema (especialmente quando é nos nossos encontros com direito a francesinha! ;)

7 comentários:

  1. Dos_Passos21/5/11 08:58

    Na religião católica há uma frase que é qualquer coisa assim:
    "Amar-me-ás acima de todas as coisas. Não adorarás mais nenhum deus".
    De facto ao ler o que escrevem alguns adoradores de certos marcas/produtos informáticos acho que encontraram a sua religião. E estão prontos a queimar os heréticos, já nem se dão ao trabalho de os tentar converter ;-)

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que não estamos no tempo da santa inquisição... ou isto seria visto como herético e acabaria na fogueira! :D

    Agora mais a sério. Não sei onde está o espanto, uma vez que somos seres mais emocionais que racionais, o nosso cérebro só mostra o que realmente somos.

    Creio que a tua análise diz tudo o que é necessário acerca do assunto. Boa observação!

    ResponderEliminar
  3. Eu na tecnologia vou ser sincero tenho um ódio de estimação mas até tenho razões para o fazer.

    ResponderEliminar
  4. Nuno,

    Es tu e os fundamentalistas / extremistas. Acham sempre que tem uma razao que justifica as suas accoes.

    Qanto ao teu "odio justificado", deixa-me adivinhar, e a Microsoft.
    E detesta-los porque assassinaram a tua familia? :o).

    Cumprimentos,
    Luis Silva

    ResponderEliminar
  5. Quais minha acções? Ter um ódio por uma coisa que no meu passado sempre me fez mal como consumidor é plenamente justificado não interessa por quem.

    Engraçado como não dizendo o que é responderam logo o que seria lol. O meu ódio justificado nasce pricipalmente de ser obrigado a usa-lo todos os dias quando para o que eu faço diariamente fazia-lo muito melhor com outro equipamento.

    Odiar uma coisa não é ser fanatico, vou dar um exemplo. Essa coisa que eu odeio fez um coisa que durante uns dias até me fez acreditar que era desta que tinham acertado até que começou a ser igual a todos os outros anteriores, mau. Se fores fanático nem dás hipoeteses. Se for justificado sem aspas, continuas a odiar.

    ResponderEliminar
  6. Nao ha nada que essa empresa faca que tu gostes? :o)
    Tipo ratos, teclados, jogos, xbox 360, kinect, etc? :o)

    ResponderEliminar
  7. eu sempre disse: da microsoft gosto do hw deles :)

    mas olha q para alguem q gosta de FLOSS como eu, os deste lado nao sao mt melhores... e eu conheço pessoalmente responsaveis de varios projectos FLOSS

    Todos kerem o seu lugar ao Sol, e chegam a um ponto q n kerem saber q metodos usam

    ResponderEliminar