A tecnologia enquanto vício digital, o Google+ a anonimidade e a privacidade, Amazon poupa dinheiro no seu tablet, um 3D que dá cabo dos olhos, e OLEDs de 55" prometidos pela LG para o próximo ano.
Isto, num dia em que ficamos a saber que o serviço Minitel vai acabar, que tipo de coisas as pessoas escrevem na barra de endereços do seu browser, um plugin que pretende evitar o uso de um plugin... e muito mais, já a seguir:
O Fim do Minitel
A France Telecom vai descontinuar os Minitel. Para quem não sabe, o Minitel é (foi) um prodígio tecnológico que desde a década de 80 muito me fez invejar os nossos euro-compatriotas Franceses. Enquanto por cá se sonhava com modems e BBS, em França muitos milhares de pessoas tinham acesso a este serviço de videotexto que permitia aceder a inúmeras informações e até mesmo efectuar compras - e sem preocupações de segurança, já que se trata de uma rede "fechada".
Mesmo sendo um serviço que ainda dá lucro, a France Telecom decidiu que não lhe compensa manter este serviço. Seja como for, é garantido que irá deixar boas memórias a muita gente.
O que se Escreve na Barra de Endereços
Certamente conhecem aquelas pessoas que vão ao google para depois escreverem facebook.com na caixa de pesquisa. Desta vez, apresento-vos um relatório do criador de um add-on que corrige erros nos URLs introduzidos na barra de endereços dos browsers, e que vem revelar que o URL mais popular é o Facebook, seguido do Google, YouTube, Gmail e Twitter.
A nível dos TLD (a última parte dos domínios), os .com lideram com mais de 60%, mas não deixa de ser interessante ver o .br ainda no top 10. Brasil em força na Internet! :)
Plugin para ver Flash em vez do Flash
Que se possa argumentar que o Flash é cada vez menos necessário no papel de pequenas animações e interacções, não é segredo nenhum. O que é verdadeiramente estúpido é que uma empresa queira usar isso em seu proveito oferecendo um plugin que permite ver Flash sem ter o Flash instalado.
É isso que anuncia a iSwifter, mas sinceramente... qual a lógica de instalarem um plugin igualmente proprietário, e que até poderá custar dinheiro, num computador onde simplesmente poderão instalar o próprio Flash da Adobe!?!
Se isto poderá fazer algum sentido numa plataforma como o IOS, onde não é possivel instalar o Flash... não faz sentido nenhum num Mac com OS X.
iPhone 5 em Setembro
Parece que vamos poder passar o mês de Agosto descansados... Os últimos rumores apontam para que o lançamento do novo iPhone seja feito apenas em Setembro, com a sua apresentação a ter lugar no final de Agosto.
Se por um lado isso nos dará direito a um Agosto descansado, por outro lado podem imaginar que o regresso pós-férias irá ser inundado por uma torrente infindável de "iPhonices". (Com 35% dos consumidores a pretenderem comprá-lo, não há como o evitar.)
Adobe fecha App Stores
A Adobe vai fechar duas das suas App Stores, novamente demonstrando que os consumidores preferem um "shopping" onde tenham tudo à mão, em vez de "milhões" de lojas individuais.
Mas com a passagem para a cloud, será interessante vermos de que forma é que este tipo de situação irá evoluir a longo prazo. Por exemplo, neste momento na App Store da Apple é possível descarregarmos as Apps para um computador - e eventuamente, mesmo que o serviço desparecesse, poderíamos sincronizar essas Apps com os nossos dispositivos (digo eu, já que, como bem sabem - não sou especialista ou fã do iTunes.)
Imaginando que tudo passa a estar dependente da Cloud... que garantia teremos que daqui por 10 anos ainda possamos ter acesso às Apps e conteúdos que compramos ao longo do tempo?
Estamos tão habituados a "esquecer" o que está para trás (caso dos floppy de 5.25", depois das disquetes de 3.5", depois dos CDs, DVDs, etc) que este conceito de tecnologia com "longevidade" vai começar a fazer-se sentir cada vez mais. (No caso dos jogos online, cada vez mais assistimos ao desligar de servidores online de jogos "antigos" - que muitas vezes têm apenas 2 ou 3 anos - e que fecham a porta na cara a milhares de utilizadores que pagaram pelo usufruto de um jogo que assim lhes é retirado sem qualquer consideração.)
Como estaremos a olhar para as Apps actuais daqui por mais 5 ou 6 anos?...
Curtas do Dia
- Web Apps sob ataque constante - se precisavam de mais provas para levarem a segurança das vossas Web Apps e sites bem a sério...
- Depois de ter "escondido" a App do iPad na versão do iPhone, o Facebook bloqueia o acesso à versão iPad.
- Votos do Google +1 à venda na Internet
- Traçando os donos do bitcoin
- HTC disposta a negociar com a Apple no caso das patentes
- 75% dos novos clientes do Netflix optam só pelo streaming - Netflix que pretende chegar ao Facebook, mas que devido às leis... poderá acontecer apenas fora dos EUA! Boa! Assim já vão saber como o resto do mundo se sente.
- Histeria sobre a segurança online é boa... para os bolsos dos consultores
Há alguma novidade sobre o novo iPad 3? Virá este ano ainda com o famoso retina display?
ResponderEliminar@André
ResponderEliminarEssa é daquelas coisas que ninguém "cá fora" sabe.
Pessoalmente, penso que a Apple se pode dar ao luxo de esperar até Fevereiro/Março do próximo ano e manter o ciclo "anual" habitual de actualização dos seus produtos.
A não ser que realmente se sinta ameaçada com a chegada do Tablet da Amazon...
O meu receio é comprar agora e em Setembro chegar esse. Também se fala do iPhone 5 para essa data.
ResponderEliminar