2011/08/23

Impressoras 3D Cada Vez mais Perto

Lembram-se das impressoras 3D CupCake e Thing-o-Matic da MakerBot? Pois bem, aos poucos estas impressoras 3D vão-se aproximando da sociedade e preconizam uma revolução na forma como olhamos para as "coisas".

A MakerBot recebeu uma ronda de investimento de $10 milhões, que lhes permitirá continuar a desenvolver e a criar novas e melhores impressoras 3D - até que eventualmente se chegue ao ponto em que ter uma impressora 3D se torne tão comum como ter uma impressora de papel.

Só que, ao contrário daquilo que é possível fazer com uma impressora de tinta em papel, uma impressora 3D poderá servir para coisas que, para muitas pessoas, são ainda inimagináveis.

Já pensaram na revolução que seria deixarem de se deslocar a uma loja para irem buscar uma peça? E nem sequer precisariam esperar pela entrega de uma encomenda feita online, já que poderiam simplesmente fazer o download dos planos 3D da peça em questão e imprimi-la na hora (já para não falar de que se torna igualmente fácil conceber e criar toda e qualquer peça "feita à medida" que vos saia da imaginação.)

Tal como, ainda hoje, muitas pessoas desesperam quanto têm que digitalizar um documento e não têm um scanner à mão - esquecendo-se que no seu bolso têm um smartphone com uma câmara de vários megapixeis com que podem simplesmente tirar uma foto a um documento, editá-lo, e enviá-lo por email para qualquer ponto do planeta - a existência destas impressoras 3D irá obrigar a uma alteração na forma como actualmente interagimos com o mundo.

Com os preços destas impressoras cada vez mais acessíveis, e as suas capacidades cada vez mais surpreendentes, esse dia aproxima-se... E tal como muitos outros marcos tecnológicos antes delas, o mundo nunca mais será o mesmo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)