2012/02/14

Google Screenwise - Quanto Vale a tua Privacidade?


Que vos parece a ideia de receberem $100 de entrada, e $20 dólares por mês durante um ano sem terem que fazer nada? A ideia poderá ser tentadora... e a única coisa que têm que aceder em troca é deixarem que a vossa utilização da internet seja monitorizada pelo Google através de um router especial em vossa casa: o Screenwise data collector.

Poderá parecer estranho que o Google pretenda saber ainda mais sobre a forma como as pessoas navegam pela internet, quando já consegue ter acesso a tanta informação sobre nós - não só para quem utiliza os seus serviços, como o Gmail; como também de cada vez que se acede a um qualquer site que utilize as suas ferramentas de controlo de tráfego (Google Analytics), ou publicidade (Google AdWords).

Mas será precisamente para averiguar os tipos de utilização que ficam de fora do seu controlo que terão interesse em fazer estudo deste tipo.

É apenas natural... Também outros meios - como as empresas que analisam os canais de TV mais vistos - utilizam sistemas semelhantes para saberem que canais os espectadores mais vêem; e neste caso trata-se de um programa onde apenas se candidata quem quiser - e tendo total consciência de que a sua utilização de internet está a ser monitorizada (e com a garantia que os seus dados pessoais serão filtrados e anonimizados antes de serem utilizados).

Resta a questão de saber se estariam dispostos a servir de "cobaia" por $340 anuais ($100 + $20 x 12 meses)... ou se pensam que a vossa privacidade valeria muito mais que isso. (Mas considerando a adesão que o programa teve, e que imediatamente superou os números pretendidos, há quem ache ser um bom negócio.)

5 comentários:

  1. Cada vez mais as pessoas estão mais estupidas. Sera que ainda nao perceberam que ao abdicarem da sua privacidade estão a compreneter o seu futuro, o dos seus filhos e o das outras pessoas?

    Isto não passam depequenos testes que as empresas fazem para ver ate podem ir nos abusos da privacidade e direitos individuais, e as pessoas estupidamente vão na conversa. Qualquer dia sera tarde demais...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas é preciso não confundir privacidade com ilusão de privacidade.

      Certamente terás um cartão Visa ou MB, dando a diversas entidades todos os dados sobre o que compras e quando.

      Poderás ter Via Verde ou um identificador no automóvel, possibilitando que saibam por onde andas.

      Certamente terás um ligação à internet, dando ao teu ISP dados sobre tudo aquilo que fazes na net, assim como a dezenas (centenas?) de outros serviços que utilizes.

      E terás também um telemóvel, que permite que o teu operador saiba exactamente por onde andas a cada hora do dia, todos os dias.

      Portanto... a questão é saber se as pessoas têm consciência disso. Neste caso, trata-se apenas de dar ao Google os dados que habitualmente apenas estão acessíveis ao teu ISP.
      (Caberá a cada um achar se isso é um "abuso" ou não, claro!)

      Eliminar
  2. Boa...esteve bem nessa resposta Carlos. Afinal de contas, nós temos a mania que queremos tudo privado, mas a cada segundo que passa utilizamos tanta coisa do dia-a-dia que nada têm de privado.

    É um bocado como que coloca fotos dos seus carros na internet e tapa a matricula... E nem se lembra que todos os dias o carro fica na rua e todos a podem ver também! :P

    Mas pronto...respeito os fanáticos...

    ResponderEliminar
  3. Só pelo router acho que vale a pena!

    ResponderEliminar
  4. Onde é que nos podemos inscrever? Qualquer guita é bem vinda ;) ! Quanto à privacidade, tive de me render a partir do momento em que abri uma conta num banco (há muitos anos atrás)....e além disso, não tenho nada a esconder a ninguém.

    ResponderEliminar