2012/03/02

Notícias do Dia

Bug do ano bissexto faz "chover" na nuvem da Microsoft; iPhones que gostam do dia 1 de Março; blogger com gadgets nos modos de visualização dinâmicos; uma solução anti-roubo da Avira no Android; debates patrocinados pelo Google via Hangout com celebridades e nomes de peso; a nova Canon EOS 5D Mark III; e a eterna questão do que deve ser ou não permitido às Apps que correm nos nossos smartphones.

E em fim-de-semana de encerramento do Fantasporto 2012 (já espreitaram os hologramas que lá podem ver?) seguem-se as notícias do dia:




Dificuldades da Internet TV chegam à Apple


As guerras entre criadores e distribuidores de programas de TV e filmes parece estar prestes a entrar em fase de ebulição. Dos atrasos impostos pelos estúdios a diversas cadeias de aluguer ou  serviços de streaming (quando não optam por nem sequer permitir a distribuição), as tácticas usadas têm ido no sentido de não facilitar a coisas a quem pretende oferecer coisas novas: e no caso da Apple, também eles estão a enfrentar problemas com os estúdios e demais gigantes das TVs por cabo.

Será possível chegar-se a um consenso, ou será que - cada vez mais - se irá avançar em direcção a um futuro onde cada novo distribuidor tenha que recorrer à produção de conteúdos próprios para satisfazer as suas necessidades (como já começa a acontecer com o Netflix)?

Mas a ver pelos "cancros" em que continuam a trabalhar... não me parece, ora vejam:


Projecto Phoenix para cópias "seguras" de filmes



A Twentieth Century Fox Home Entertainment, a Warner Bros. Home Entertainment Group, a SanDisk e a Western Digital acabam de revelar o “Projeto Phenix” (nome de trabalho), uma iniciativa destinada a oferecer aos consumidores uma forma mais fácil e mais rápida de organizar, armazenar e gerir os seus filmes digitais de alta definição – incluindo novos lançamentos em qualidade até 1080p – em múltiplos dispositivos, e também na "cloud" graças ao UltraViolet.

Para isso, nada como esfumar mais uns milhões de dólares numa nova associação, a Secure Content Storage Association (SCSA), que terá como objectivo "criar e licenciar soluções que permitem guardar de forma segura conteúdos de alta definição e outros conteúdos premium protegidos por copyright em discos rígidos locais e portáteis, produtos de memória flash tais como pens USB, cartões SD e unidades SSD".

Leia-se... tornar o mais complicado possível algo que seria tão simples como um fazer uma cópia de um lado para o outro!

É mais uma daquelas tecnologias "maravilha" que estes consórcios arranjam e que prometem ser para benefício dos consumidores... Mas espero cá estar daqui por uns anos, quando este SCSA/UltraViolet/etc. forem ao charco e deixarem os seus utilizadores pendurados sem acesso aos seus conteúdos.



Implicações de um iPad 3 com Retina Display


A chegada de um iPad HD irá fazer pelas Apps nos tablets aquilo que o iPhone com Retina display fez nos smartphones, a utilização de imagens mais nítidas que nunca. Mas que têm também a desvantagem de necessitar de mais espaço; cerca de 4x mais espaço (embora depois a compressão possa dar uma ajudinha).

Uma questão que no iOS se torna mais complicada devido à existência de um limite de 20MB para transferência de Apps via 3G. Apps com mais de 20MB apenas podem ser descarregadas via WiFi (ou sincronizando com o iTunes.)

Com a necessidade da inclusão de gráficos "iPad retina", muitas Apps sujeitam-se a passar este limite, aumentando as frustrações dos utilizadores que as quiserem instalar enquanto estão fora de casa ou longe de um hotspot WiFi.

A solução seria simples... já era tempo de a Apple abandonar a imposição desses limites (que certamente terão surgido por influência dos operadores como a AT&T, para não sobrecarregarem a sua rede de internet mobile - aliás, estão a "fechar as tormeiras" e impor limites mesmo nos planos ilimtados). Porque motivo alguém que tenha um plano de dados com "gigabytes" não deverá poder descarregar uma App com 100 ou 200MB via 3G?
(Nem tão pouco sequer permitir a compra e transferência mais tarde, como muitas vezes dá jeito fazer, quando surge uma promoção temporária de uma App gratuita, que gostariamos de "comprar" na altura, mas que como passa dos 20MB, não pode ser feita - tendo que se fazer a batota de criar um hotspot num smartphone de algum amigo, apenas para efectuar a compra e imediatamente deixar a transferência em pausa, para se retomar quando tivermos WiFi.)

Esperemos que com a chegada do iPad 3 surjam igualmente novidades nesta área... (e já agora, que também concretizem a promessa de abrir o FaceTime a quem o quiser utilizar, e de funcionar via 3G :P)


Curtas do Dia




Curiosidade do dia


Sabes porque motivo tantas vezes vês a informação de placas gráficas/monitores que suportam 16.7 milhões de cores? Na maioria dos sistemas digitais cada cor é guardada sob a forma de componentes RGB (vermelho, verde, azul), sendo que cada a informação sobre cada um deles é guardada num byte, capaz de guardar um valor de 0 a 255, resultando num total de 3 bytes (24 bits) por cada pixel de uma imagem.

Dessa forma, a combinação de cores possível de ser armazenada/representada neste formato possibilita um máximo de 256 x 256 x 256 cores... o que resulta nas tais 16.7 milhões de cores.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)