2012/03/01

Windows Azure Não Resiste ao Ano Bissexto

O nível tecnológico que hoje temos é de tal ordem, que se torna complicado imaginar a complexidade de todos os sistemas envolvidos, com camadas em cima de camadas de abstração e serviços... que depois estão sujeitos a que um pequeno "grão de areia" seja suficiente para encravar a máquina toda.

Não é a primeira vez que as questões das datas causam problemas... desde o temível bug da passagem para o ano 2000 - que se previa ser um caos devido a todos os programas que guardavam os dois últimos dígitos do ano - à esquizofrenia dos alarmes iPhones com a mudança de horário de Inverno/Verão; muitos são os casos que têm dado que falar ao longo dos anos. E a Microsoft já deveria ter igualmente aprendido a lição, pois os seus Zunes também sofreram com a passagem ao ano 2009.

Desta vez, é a sua plataforma na cloud, o Windows Azure que não resistiu ao dia 29 de Fevereiro deste ano bissexto.

A Microsoft tentou resolver o problema o mais rapidamente possível e diz que irá averiguar a causa do incidente para evitar que se volte a repetir... Mas seja como for, não deixa de nos fazer pensar... o quanto as modernas infraestruras de muitos serviços podem estar sujeitas a encravamentos semelhantes devido a algo tão básico como uma simples data.

Será desleixo? Pressão para fazer software o mais rapidamente possível descurando-se o controlo de qualidade?... Uma questão para todos os developers reflectirem... e que prova que nem os "gigantes" da indústria estão isentos de erros.

4 comentários:

  1. Penso que um erro desses era tolerável até ao ano 2000.. Actualmente, é um erro que nunca pode acontecer, o que denota a falta de comunicação/falhas graves na implementação das características.. :X

    ResponderEliminar
  2. Anónimo2/3/12 09:33

    Uma primeira vez e segunda tudo bem. Agora uma terceira e quarta é porque não lhe deram a devida importância ou é um bug no software.

    ResponderEliminar
  3. e que prova que nem os "gigantes" da indústria estão isentos de erros.

    Esta frase ligada à M$ faz-me rir no mínimo lol

    ResponderEliminar
  4. Anónimo2/3/12 19:23

    Até a Siemens, com o seu novo TIA Portal para a área de automação sofreu do mesmo problema...

    ResponderEliminar