2012/07/03

Notícias do Dia

Continua a votação para o vosso livro preferido deste mês; a Meo chega às autarquias; um bug do Chrome que apresenta páginas em branco; o Boot 2 Gecko da Mozilla passa a um mais simpático Firefox OS; o preço inesperado dos upgrades para o Windows 8; um tablet Android lowcost que nos chega de Espanha e que pretende sobreviver no ambiente pós-Nexus 7; e ainda a "privacidade" da nossa localização... que continua sempre sob espreita mesmo quando se pensa estar com tudo desligado.

E seguem-se as notícias do dia:


Ice Cream Sandwich chega a 10% dos Androids


Segundo os últimos dados oficiais, o Android 4.0 ICS superou finalmente a fasquia dos 10%, numa altura em que o Android 2.3 continua a dominar por completo a plataforma, e em que também temos o novo Android 4.1 Jelly Bean prestes a chegar ao mercado.

Embora o Android 4.0 pareça estar a dar sinais de - finalmente - começar a aumentar, e se na prática a a maioria das Apps continua a estar disponívei para os Android 2.3, a questão das actualizações atempadas continua a ser uma das grandes questões que o Google (e fabricantes) terá que resolver o mais rapidamente possível.

Senão, arriscamo-nos a que a questão da marca "Nexus" com o carimbo do Google comece a ser factor de decisão cada vez mais importante no momento da escolha de um equipamento. Sendo que nas restantes marcas, embora estejam prometidas actualizações durante os primeiros 18 meses da vida de um equipamento, continuará a ser cada vez mais complicado tolerar que essas actualizações apenas surjam com 6 ou mais meses de atraso... provavelmente numa altura em que o Google já está a anunciar a próxima versão do seu Android-


Nexus 7 já foi "desmontado" - e Processado pela Nokia?


Falando de Nexus 7, se gostam de ver como é que este tablet do Google é por dentro... já está disponível o guia passo a passo da sua desmontagem completa. Tirando o facto do LCD estar "colado" ao vidro, e que faz com que em caso de quebra se tenha que substituir o módulo completo, tudo o resto parece ser facilmente reparável.

Faltará agora saber como vai ficar o caso com a Nokia: que diz que o Nexus infringe várias das suas patentes. Aparentemente, tratam-se de simples questões de licenciamento do WiFi, e que poderão ser resolvidas sem grandes confusões... mas... vamos ver no que dá.

Ainda a respeito de processos...


Apple processada pelo Snow Leopard na China


Se a Apple pensava que a questão das marcas registadas na China tinha chegado ao fim, depois de pagar uns milhões de dólares para arrumar o assunto da marca "iPad", eis que agora surge novo processo: desta vez relativamente ao nome Snow Leopard. É que na China existe uma empresa de químicos que tem também o mesmo nome, e que tem várias outras empresas associadas (e que operam na área do hardware e software, ao que parece)... e, seja com motivos válidos, ou apenas para ver se conseguem meter alguns milhões extra nos bolsos... o que é certo é que a China começa a ficar cara para as empresas ocidentais. Talvez por isso:


App da Lexmark detecta consumíveis falsos

A Lexmark anunciou o lançamento da sua nova aplicação ID que permite verificar a autenticidade dos consumíveis de tinta originais recorrendo aos seu smartphone ou tablet. Mas mesmo para quem não tiver um destes equipamentos, poderão validar os consumíveis bastando dar um salto ao site: check to protect (onde também podem descarregar as Apps para Android, iOS e Blackberry).

Com este sistema será possível detectar aquelas situações onde entidades falsificadoras reutilizam e recarregam os consumíveis, que depois são vendidos como produtos originais novos.

Obviamente, se estão a utilizar tinteiros reciclados por vossa própria iniciativa... aí não será necessário validar nada.





Adobe diz que Web já faz 80% do Flash


Demonstrando aquilo que já temos dito por várias vezes, a função do Flash na web vai sendo substituída pelas tecnologias que se vão desenvolvendo e que fazem com que seja a própria Adobe a reconhecer que as tecnologias standard da Web já permitem fazer cerca de 80% do que o Flash permite.

Daí que se torne essencial analisar bem onde, quando, e como se dá uso ao Flash, para garantir que estamos perante um dos casos que fica nos restantes 20% que (ainda) não podem ser feitos.

Mas, tal como já referi anteriormente, há que dar os parabéns à Adobe por saber lidar com esta evolução de forma bastante saudável, adaptando-se às novas realidades e tendo também um papel importante no desenvolvimento do que está para vir. Um bom exemplo para muitas outras empresas...


Curtas do Dia

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)