2012/09/03

Análise ao Nexus 7 do Google


Depois de já ter demonstrado o que vale no segmento dos smartphones, a plataforma Android continuava a ter dificuldade em obter expressão significativa no campo dos tablets - dando-se mesmo o caso de um dos tablets mais bem sucedidos ser um seu derivado: o Kindle Fire da Amazon (que é baseado em Android, mas alterado ao gosto da Amazon).

O Google achou que era tempo de marcar a sua posição neste segmento e, tal como anteriormente o fez nos smartphones, apresenta-nos agora o seu primeiro Tablet Nexus.

O Nexus 7 promete ter tudo (ou quase tudo) aquilo que se deseja, a um preço que parece ser demasiado bom para ser verdade. Será que o Google conseguiu fazer o impossível, ou será que este Nexus 7 se revela um presente envenenado?

É o que vamos ficar a saber já de seguida.

[Se procuras algo maior, também já temos a análise ao Nexus 10]


O Nexus 7


Para concretizar o Nexus 7 o Google recorreu a uma das empresas que melhores resultados tem tido nos tablets Android, a Asus (será que em breve teremos um Google Transformer?). E o caso não era para menos: para conseguir cativar as pessoas, o Google sabia que precisava de criar um tablet irresistível; e isso só poderia ser feito oferecendo hardware de topo... a preço de saldo.

E contrariamente ao que se poderia pensar, conseguiram fazê-lo!

O Nexus 7 tem características de luxo, nas quais se incluem: um LCD de 7" de alta-qualidade (IPS) com resolução de 1280x800, um CPU quad-core Tegra 3, 1GB de RAM, NFC, microUSB, GPS, câmara frontal de 1.2MP (sem câmara traseira), etc.

A nível do espaço para conteúdos e Apps, podemos optar por modelos com 8 ou 16GB de memória Flash - e uma vez que não existe slot SD para expandir a memória, esta será uma opção a fazer com algum cuidado.

Quanto aos preços - o factor crítico que seria responsável pelo potencial sucesso ou insucesso - o Google conseguiu oferecer o modelo base abaixo da barreira psicológica dos $200. Um preço arrebatador e que até aqui era sinónimo dos tablets feitos por fabricantes "desconhecidos" e com hardware de qualidade duvidosa.

Cá por Portugal ainda não se sabe qual será o preço oficial - ou a data a que ficará disponível - mas espera-se que seja idêntico aos 199€/249€ praticados noutros países europeus. (Aliás, o Nexus 7 chega hoje às lojas em Espanha... para quem não estiver disposto a esperar mais.)



Num modelo em que tudo foi pensado ao pormenor para que fosse possível atingir o preço alvo inferior aos $200, não se podem esperar grandes luxos em coisas supérfluas. Mesmo assim o Nexus 7 vem embalado numa caixa que já faz antever que não estamos perante um modelo tão "low-cost" quanto o seu preço poderia fazer imaginar.

E quanto às críticas de que a caixa era de abertura difícil... é algo que me faz pensar até que ponto há pessoas que acham ser mais fácil fazer um vídeo e queixarem-se no YouTube, do que perderem 2 segundos a olhar para a embalagem e verem os autcolantes que mantêm a caixa fechada.




Quanto ao Nexus 7 propriamente dito, estamos perante um tablet que respira qualidade. Enquanto a frente é dominada pelo ecrã de 7" (protegido por vidro anti-riscos da Corning - os fabricantes do Gorilla Glass), a parte traseira tem uma superfície texturada em material bastante agradável ao toque - embora talvez um pouco mais escorregadio do que as imagens podem fazer imaginar.

A nível de botões, não há excessos: o botão de power, volume mais/menos, e é só. A ficha microUSB fica na parte inferior do tablet (quando na posição vertical). Uma vez que não temos câmara traseira, a única coisa que existe a "quebrar" a tampa traseira é uma pequena ranhura que serve para a saída de som. (Não esperem grande qualidade ou volume - é suficiente mas... não impressionou.)


Ainda a respeito dos botões, para tirarem um screenshot podem pressionar simultaneamente o botão de power e o volume down... mas é coisa que continua a requerer algum treino.


A Câmara

Deixem-me já arrumar o assunto da câmara, para ficar despachado. Se forem comprar este Nexus 7 com a esperança de o poderem usar para tirar fotos ou gravar vídeos... esqueçam. Tendo apenas uma única câmara frontal (e de apenas 1.2MP), está mais que visto que o Nexus 7 não está habilitado a servir esta função. Para além de auto-retratos, todas as outras fotos terão que ser tiradas "às cegas", pois o ecrã ficará virado para o objecto a fotografar.

Mais caricato será reparar que o Nexus 7 nem nos chega com uma App de "Camera" para que possam tirar uma fotografia.

Mas isso vai de encontro à utilização que se espera dar a esta câmara, que é precisamente as video-chamadas, via Hangout no Google+, por exemplo. Para isso é mais que suficiente.

[Uma foto panorâmica com muitas "mutações" pelo meio...]

Em Funcionamento


Mas o hardware do Nexus 7 é apenas metade da história. Afinal, o Tegra 3 quad-core é bastrante jeitoso, mas não é propriamente novidade, já estando no mercado há "bastante" tempo, em tablets e smartphones.

No entanto, o Nexus 7 consegue diferenciar-se de todos eles ao chegar-nos com o mais recente Android existente: o 4.1 Jelly Bean, que conta com vários melhoramentos, sendo que um deles salta à vista a quem for "esquisito" quanto à fluidez dos movimentos do interface.

Embora não se possa dizer que o Android 4.0 seja lento (veja-se por exemplo Galaxy S3), o que é certo é que o Android 4.1 parece resolver por completo as questões da fluidez que tanto (me) irritavam. Era certo e sabido que os Android tinham hardware com potência mais que suficiente para o fazer, e com este último Android, fica provado que era mesmo uma questão do Google optimizar o software para que tal acontecesse.


Com o Nexus 7 dificilmente terão razões de queixa da sua velocidade, mesmo se actualmente já existem no mercado equipamentos com hardware superior.


Também as notificação foram retrabalhadas, e permitem agora que nalguns casos até se possam fazer acções imeditamente a partir do ecrã das notificações. (No meu caso, também fazia com que rapidamente houvesse overdose de notificações, quando chegava a casa ao final do dia, e encontrava a barra sobre-lotada com mais de uma dezenas de coisas para ver...)



Neste Nexus 7, o Chrome para Android é o browser que vem de origem, e comporta-se bastante bem na grande maioria das situações. A notável e recorrente excepção é tentar utilizar coisas como, por exemplo, o próprio Google Docs em versão "desktop"... Convido-vos a tentarem usar uma folha de cálculo neste Chrome... sem que enlouqueçam em poucos minutos (a página começa a saltar a cada toque que façam, e outras coisas sem sentido).




Reconhecimento de voz


Agora passa a ser possível dar uso ao reconhecimento de voz mesmo quando se está desligado da internet. Claro que a fiabilidade é mais reduzida, já que não pode dar uso à "potência" do Google na internet para decifrar o que vamos falando - mas sempre é melhor que nada. Na altura em que fiz as gravações, apenas existia o suporte para Português do Brasil, mas entretanto o Google já adiciou o suporte para Português Europeu.


Um detalhe estranho, e que me aconteceu por várias vezes nalgumas Apps... o processo de selecção do texto não permitia mudar de linha (no caso de texto multi-linha). Uma vez que nas caixas de entrada de texto do próprio Jelly Bean isso funcionava bem, penso que será algum problema das "apps"... mas não deixa de ser estranho.

Quanto à qualidade do reconhecimento de voz... é mesmo fenomenal. Falar naturalmente e ver o texto a ser transcrito em tempo real é sempre algo que parece "ficção científica" (mesmo se há muito que é possível...)


Google Now

Falando de ficção científica, o Google Now é mais uma das novidades que por vezes nos deixa de boca aberta. Ou, de que outra forma pensariam reagir a um sistema onde, sem lhe terem dito ou pedido nada, vos alerte a dizer que está na hora de sairem para o trabalho, pois vão demorar "x" tempo a lá chegar?
(Claro que isto foi conseguido à custa da análise de padrões guardados via o Google Latitude, que uso há anos... mas, não deixa de ser simultaneamente espectacular... e assustador. :)


Quanto às capacidades "à Siri", já vimos que o Voice Search do Google está cada vez mais potente, e mesmo quando colocado lado a lado com a Siri, se saia bastante bem. Mas... há ainda muito por fazer. Por exemplo, é possível definir um alarme para as 9:00... mas não é possível dizer que apenas deverá ser para amanhã.


Apreciação Final


Não há que enganar... o Google acertou em cheio com este Nexus 7. Embora não seja um equipamento perfeito (qual o é?), consegue atingir perfeitamente aquilo a que se propunha: criar um tablet de referência para a plataforma Android que prova, de uma vez por todas, que o Android tem futuro neste formato. Para isso aliou um hardware bastante interessante, a uma qualidade de construção sem grandes reparos, e... a um preço imbatível.

Claro que ficam coisas de fora, e que poderão torná-lo menos apetecível para algumas pessoas: a ausência de 3G/4G (que poderá ser minorada usando um smartphone como hotspot); a ausência de slot microSD; ou ainda a ausência de uma câmara traseira que o tornaria mais versátil. Mas já abordamos algumas das possíveis causas que terão levado a estas opções... como o deixar espaço suficiente para que os parceiros ofereçam os seus próprios produtos sem serem obliterados por um modelo do Google.


Outro ponto a criticar é que rapidamente nos deparamos com outro "grande" problema: a ainda limitada existência de Apps que tirem partido deste formato mini-tablet. A grande maioria trata o ecrã de 1280x800 como se de um smartphone se tratasse, apresentado as coisas em tamanho aumentado (o Flipboard é um desses exemplos).

Mas, isto será coisa que certamente será corrigida (e rapidamente) pelos developers, pois com milhões de Nexus 7 a chegarem ao mercado... não haverá desculpa para não o fazer: como se pode ver pelas Apps que já dão uso ao espaço extra (desde as oficiais do Google, como o Gmail, Currents, Google+, etc. a outras de outros developers)...

Quanto à autonomia, em uso normal poderão esperar vários dias sem terem que se preocupar com a bateria - excepção feita caso comecem a abusar demasiado dos jogos 3D (com os jogos optimizados para o Tegra, por vezes as horas passam a voar. :)  Mas mesmo assim dificilmente terão que ir a correr para o recarregar.


Por tudo isto, não há dúvida: a decisão não é sobre se o Nexus 7 vale a pena... mas sim, qual o modelo que melhor se adequa às vossas necessidades: o de 8 ou o de 16GB. :)


Google Nexus 7


Prós
  • Hardware 
  • Android 4.1 (e garantia das actualizações "Nexus")
  • Preço

Contras
  • Ausência de microSD (modelo de 8GB fica "curto")
  • Ausência da câmara traseira
  • Não estar ainda disponível em Portugal



Galeria de Fotos/Screenshots










59 comentários:

  1. Excelente review...

    No entanto, penso que te enganaste no contra da Câmara...suponho que querias dizer: "Ausência de câmara traseira"...certo?

    ResponderEliminar
  2. e vai haver sorteio para esta beleza? :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este era o do nosso fundo de gadgets, e já vai a caminho do dono. :)

      Eliminar
  3. Podes-me dizer se é possivel ver tv em streams?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sendo que por norma esses streams são em flash, e a Adobe deixou de desenvolver a plataforma. O Jelly Bean já não tem acesso a nada que seja flash. Portanto, não me parece que seja possivel. Pelo menos eu no meu Nexus 7 não consigo ver nada que seja flash.

      Eliminar
    2. E se os streams usarem veetle é possivel? Já ha veetle para android certo?

      Eliminar
    3. Sim eu tenho JB no xoom e funciona perfeitamente com veetle

      Eliminar
  4. Já houve caro Claudio :P

    e só para dizer que concordo em absoluto com esta review. E que estou muito contente com a minha compra. É de facto o melhor dispositivo Android que já utilizei.

    ResponderEliminar
  5. awwwwww! Espero não demorar muito até chegar cá a Portugal... Senão vou ter que ir a Espanha

    ResponderEliminar
  6. Estou tentado a comprar este tablet.

    Desde que ofereci o Transformer aos meus pais, fiquei com o bichinho que comprar novamente um.


    ResponderEliminar
  7. Não considero a ausência de câmara traseira uma desvantagem, pelo contrário, foi uma decisão inteligente com o fim de reduzir os custos de fabrico. Só uma % muito reduzida de utilizadores é que "tiram fotos" com um tablet.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tirei algumas com um Samsung Galaxy Tab 8.9 e ficaram todas uma bela trampa.

      Tablet não é uma camera.

      Eliminar
  8. Grande review, Carlos! 1 belo trabalho, obrigado!

    Eu tenho um Tesla, faz hoje 30 dias de compra na Fnac.
    Se lá houvesse, provavelmente ia entregar um 9.7" IPS para experimentar este!!!
    Mas não há Nexus 7 nem o novo BQ Edison... Acho que vou ficar mesmo com este!

    ResponderEliminar
  9. Boas a tod@s!

    Eu comprei um na grã-bretanha, de 16Gb, e digo-vos que valeu cada centimo! :)

    A minha mulher adora o Nexus 7 e até já o usa para quase tudo o que seja em casa a nível de light net :)

    ResponderEliminar
  10. Varios dias de bateria
    granda LOL... só se pegares nele qd xegas a casa para limpar as notificaçoes :)

    eu com o meu P6800, so em wifi consigo acabar com ele em 6/7h, com 5h de screen on.

    ResponderEliminar
  11. Dizem por aí que será a Staples a comercializar o tablet em Portugal. Já me estou a imaginar na fila de espera da Staples mais próxima. :) Algum comentário em relação a isto?

    Fonte: http://www.telemoveis.com/analises/google-nexus-7-tablet-android-jelly-bean-staples-25510.html

    ResponderEliminar
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  13. O meu de 16GB já conta com 3 semanas e é bem nice!

    Para ver o e-mail, facebook, noticias e web browsing sem ter que andar com o portátil atrás, ou o com o contra do "pequeno" ecrã dos smartphones, é o ideal.
    Com a qualidade de imagem e a fluidez do bicho, até dá gosto :D

    ResponderEliminar
  14. Para quando em Portugal? Estou a ficar em pulgas e não queria mesmo ter de ir a Espanha! Mas... ;)

    ResponderEliminar
  15. Eu estive à espera que ele chega-se a Portugal, mas nunca mais chegava, acabei por comprar o Samsung Galaxy Tab 8.9. Gostei sempre muito deste Nexus 7, apesar da minha dúvida em adquirir tinha haver com a ausência do 3G. Fiquei a saber hoje que vai sair a versão 3G, que bom!! Este tablet vai fazer sucesso em Portugal, mas eu para já estou servido com o meu Samsung Galaxy Tab 8.9 de 32GB.

    ResponderEliminar
  16. Boa tarde. Fiquei com uma dúvida que não sei se me podem esclarecer...Gostaria de comprar um bicho destes para me fazer companhia nas longas horas que passo no autocarro, e como tal queria algo que lê-se sem problemas series, filmes (principalmente em hd) e claro as respectivas legendas..este nexus será que toma conta do recado?e nesse caso quanto tempo durará a bateria?Ou conhecem algum mais indicado?desculpem a ignorância mas sou novo neste mundo dos tablets!Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O principal problema nesse caso não será as horas de autonomia... mas sim o "pouco espaço" que o Nexus 7 tem. Para esse função seria obrigatório ir para o modelo de 16GB, e mesmo assim poderia obrigar a gestão frequente do que lá se tem (para libertar espaço para meter mais filmes/séries).

      Eliminar
    2. Sim sem dúvida que terá de ser o modelo de 16 gb e mesmo assim será preciso andar sempre a apagar e transferir novo conteúdo...mas não é algo que me chateie muito, pois pelo preço também não podemos pedir tudo!A minha dúvida era mesmo saber se papa os HD's sem engasgar,e se sim, acho que já fiz a minha escolha. Obrigado pela ajuda!

      Eliminar
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  18. Atenção que mesmo no modelo de 16GB, só cerca de 13GB estarão disponíveis. Mas há uma solução (se bem que pouco ortodoxa): comprar um cabo OTG e instalar uma aplicação para ler cartões de memória ou outros dispositivos, como "pens". Outro aviso, o ecrã é bastante frágil e parte com facilidade. Tirando isso, é um excelente tablet.

    ResponderEliminar
  19. Gosto muito deste tablet e para o uso que eu lhe pretendo dar é excelente, só não percebo o seguinte, o ecrã têm 7 polegadas, mas aquela barra preta para os botões rouba espaço, logo o ecrã é mais pequeno que um outro que tem os botões fora do ecrã, ou estou errado e o espaço conta a partir da barra?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Rouba espaço" sim.

      Nesse aspecto o Window encontrou solução mais elegante pois as barras/charms, ficam escondidas e só aparecem quando "arrastadas" para o ecrã.

      No Android 4.0+, talvez para evitar que as pessoas ficassem perdidas sem ver botões... o Google optou por tê-las sempre visíveis. Em situações como ver vídeos os simbolos desaparecem, tornando-se pontos menos "incomodativos", mas o espaço ocupado continua lá.

      Pode ser que numa evolução futura eles implementem um auto-hide, com um gesto para a fazer aparecer, como sucede com as notificações.

      Eliminar
    2. Também tenho um Nexus 7 e essa questão é pertinente. Fiz Root e com isso consegue-se alterar os DPI (default do Nexus é 213) para 160 ou 170 (pelo que percebi é o normalmente usado nos outros tablets).

      Vantagem é que o interface muda, ou seja, a barra de notificações diminuí e alguns dos comportamentos, como a barra de notificações.

      Aumentando a fonte, quase tudo fixe, porém algumas coisas ficam pequenas.

      Fica aqui um screenshot: https://www.dropbox.com/s/vatqizr47vbbcrd/Screenshot_2012-10-19-16-48-02.png

      Eliminar
    3. É possível alterar o DPI default de 213 para 160 ou 170, depois de fazer root.

      Fica com comportamento de tablet e por exemplo as notificações ficam diferentes, a barra diminui e fica à esquerda.

      Screenshot do meu Nexus: https://www.dropbox.com/s/vatqizr47vbbcrd/Screenshot_2012-10-19-16-48-02.png

      Eliminar
  20. Este Asus já existia não como Google foi apresento em 2011 numa feira qualquer eu lembro-me de ver isso. O equipamento é muito bom mas 8 ou 16 fica mesmo curto penso que na phonehose.es já tem pré-reserva duma versão 32 ao preço da 16

    ResponderEliminar
  21. boa noite
    quanto sei este aparelho ja se encontra disponivel na minfo.pt na versao de 16 Gb por 266 Eur.
    cumps

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Considerando que por esse preço se deverá comprar o modelo de 32GB, não me parece bom negócio.

      Eliminar
  22. Um tablet sem micro SD serve para quê?

    ResponderEliminar
  23. Porque razão o site não publíca os meus comentários?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estão publicados.

      (mas em posts antigos, são moderados, para evitar spam - pelo que pode demorar umas horas até serem processados)

      Eliminar
  24. comprei um hoje e estou a gostar muito...mas...metade das páginas que visitava agora só me dizem que o plugin não funciona para o crome, ou então não me deixa instalar plugins...penso que está relacionado com o java ou o html (ou coisa parecida). Alguém me pode elucidar sobre este assunto, há forma de dar volta a isto? Como disseram e dizem é um bom equipamento, muito fluido

    ResponderEliminar
  25. ...pronto, já me informei mais um pouco...alguém já meteu flash a correr no browser no nexus7? algum tutorial em pt para fazer o root e o resto do serviço? desculpem a "nabiçe" mas vou aprendendo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A própria Adobe acabou com o Flash em versão mobile, pelo que... é melhor habituares-te a não ter flash. :)

      Eliminar
    2. Carlos há forma de ver certos sites com flash de outra forma? ou estão "simplesmente perdidos" ?

      Eliminar
    3. claro q ha: instalas o apk de flash, obtido de outro dispositivo ou arranjas por ai, xda e afins

      Eliminar
    4. Instalar manualmente o flash (que para todos os efeitos está descontinuado), ou usares um browser alternativo que corra o flash nos servidores dele e manda as imagens para o cliente local.

      Eliminar
  26. É desta que compro um tablet.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. claro q ha: instalas o APK de flash, ou usas de outro dispositivo ou arranjas por ai, xda e afins

      Eliminar
  27. No meu nexus tenho o flash a funcionar na perfeição com o firefox beta mais a aplicação de flash retirada de um site.
    O que mais me incomoda é a tecla home estar por baixo do space, sao inumeras as vezes que carrego sem querer no home quando estou a escrever um texto.

    ResponderEliminar
  28. Pena e a ausência para cartão micro USB, de resto e um tablet a ter em conta..

    ResponderEliminar
  29. Conseguiu a que preço essa belezinha?
    como faço para conseguir também? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu comprei na Worten a 249€. É o melhor preço, penso eu.

      Eliminar
  30. No media markt estão a vender o nexus 32 GB, com oferta de um cartão microSD de 16 GB, mas não tem entrada, pois não?

    ResponderEliminar
  31. Boas.
    O meu nexus 7 tem um pixel queimado.. Já aconteceu a mais alguém? Tou a pensar troca lo pois ainda estou dentro do mês de troca directa por um novo.

    ResponderEliminar
  32. A generalidade das marcas de portáteis adopta a norma ISO 13406-2 segundo a qual um monitor LCD só é considerado como tendo defeito caso apresente 3 ou mais pixeis queimados adjacentes ou 7 pixeis não adjacentes.

    ps- para quem se queixa de falta de cardSD veja esta app --> https://play.google.com/store/apps/details?id=com.homeysoft.nexususb.importer&hl=pt_PT

    ResponderEliminar
  33. Olá. Estou a dar em maluquinha com esta indecisão de Ipad mini, Nexus 7, Ipad grande, nexus 10. Meus deuses, que raio de bug se instalou na minha cabeça loira.... eu preciso de ir este domingo comprar uma coisa destas e ponto. Uma destas, não sei qual. Basicamente preciso de uma coisinha que se veja bem já que sou meia miupe, mas que caiba na mala, logo aqui fico doida porque o Ipad grande não cabe na minha mala e se couber fica hiper pesada. Mas para que precisa uma loira de um tablet? Eu explico: tenho milhares de reuniões onde necessito de estar constantemente a ver o meu e-mail e ao mesmo tempo o e-mail do CEO. Assim sendo, é vital que consiga adicionar 2 contas exchange, que já existem noutros tablets e no PC de secretária; por outro lado a 2 agendas também tenho de as conseguir visualizar. Ora esta coisa parece demoníaca, mas é o que eu tenho no meu PC de secretária, 6 contas de e-mails de outras pessoas. Assim sendo, vem de lá mais indecisão pois não sei se este Nexus se aguenta com isto e se se aguenta com um cartão de operadora que tenho obrigatoriamente de usar, porque reuniões há muitas mas Wi-Fi em todo o lado é que não. DEpois temos os ficheiros. Quero passar coisas de computadores que não são meus, para esta coisa do tablet; ora isto com o Ipad já me disseram que era para chorar porque sicronização fácil é vocabulário totalmente android para a aple. Quero ver filmes de bonecos com a minha princesa, quero ver as séries que toda a gente fala e eu ainda nem 1 episódio, quero saber de tudo na internet sem sacar da mala um monstro+capa pesadíssimo. Quero poder ligar uma pen, quer poder utilizar como se fosse um portátil. Estas coisas tem isto? Não quero uma coisinha de nada, quwero uma coisa gira e que se veja bem. Quem ajuda?

    ResponderEliminar
  34. Na semana passada atualizei o meu Nexus 7 para a versão android 4.2.2. Não sei se é só impressão minha mas parece-me que o Nexus ficou mais lento! Alguem ficou também com esta impressão?

    ResponderEliminar
  35. Viva!
    Tenho um Nexus 7 com uma rachadela na parte inferior do display. Há por acaso forma de o trocar e qual o seu preço.
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. COMPREENDO PERFEITAMENTE, TENHO UM COM O MESMO PROBLEMA QUE COMPREI NO AEROPORTO NA ALEMANHA E AGORA NÃO TENHO ONDE O REPARAR EM pORTUGAL:(

      Eliminar
  36. Dar nota máxima a um aparelho que tem tantos prós como contras é estranho. Mas cada um desce as escadas como quer, diz o povo e com razão. Acontece que comprei um Nexus 7, que poucos dias depois troquei por um Samsung Galaxy TAB de 7. Melhor som, melhor imagem e com 16 GB internos mais um SD de 32 GB. Nota minha para o Nexus 7 é zero (0). Meu rico Galaxy.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até existirem aparelhos perfeitos haverá sempre pós e contras.

      Quanto ao Galaxy tab, teras esquecido certamente o seu preço face ao do nexus 7, e que também costuma ter um peso considerável na altura da decisão.

      P.S. embora possas preferir o ecrã do Galaxy tab, o LCD IPS do nexus 7 não é nada mau.

      P.S.2. Sendo um nexus, espreita também a última versão oficial que tens no nexus 7 e no galaxy tab.

      Como sempre, ha prós e contras em tudo... E cada um tem que pesar os que mais valoriza.

      Eliminar