2012/09/14

Notícias do Dia

A tecnologia cada vez com tamanho mais diminuto a tender para a "invisibilidade"; um concorrente ao Project Glass do Google, que promete óculos digitais com imagens mais imersivas; clarificação de como fica o iPhone 5 com as redes 4G em Portugal - e também os preços do iPhone 5 na Europa; e ainda uma empresa nacional - a CoVii - que nos permite jogar o Angry Birds com gestos feitos no ar (e muito mais).

Não se esqueçam que, sendo sexta-feira, têm nova oportunidade para ganharem uma das nossas t-shirts oficiais; e, se forem mais voltados para as leituras, têm um excelente livro da O'Reilly sobre PHP (e não só) que também pode ser vosso.

Seguem-se as notícias do dia:


Intel mostra o seu rádio WiFi Digital


Demorou quase uma década, mas a Intel finalmente apresentou o que tinha "prometido" em 2002, de oferecer o sistema de rádio integrado nos seus chips. Porque é que isto se torna numa notícia, e porque é que demorou quase uma década a ser feito?

É que embora o mundo dos chips digitais (como as memórias, CPUs, etc.) onde se lidam com "0" e "1", seja algo bem conhecido e que se vai comportando de forma idêntica à medida que se vai minimizando o tamanho dos chips; quando se fala de rádio, estão em causa componentes tradicionalmente analógicos, que em parte podem ser assemelhados a "artes mágicas", onde até as minimas alterações - como o comprimento ou espessura de um cabo ou conector - pode afectar drasticamente o comportamento do sinal.

Por isso, a criação deste "rádio digital" que pode ser facilmente integrado em todo o tipo de chips, torna-se num feito histórico que faz com que, em breve, possa ser possível ter WiFi em praticamente todo e qualquer tipo de equipamento electrónico, mesmo os de baixo custo.


Acer suspende Smartphone com OS Chinês por pressão do Google?



A Acer preparava-se para lançar um smartphone no mercado chinês que daria uso a um sistema operativo alternativo: o Aliyun OS desenvolvido pelo gigante do comércio electrónica naquela região: o Alibaba. No entanto, a Acer cancelou o evento de apresentação deste A800 à última hora, sem dar qualquer tipo de explicação. Dizem os responsáveis do Alibaba que tal se deveu a fortes pressões feitas pelo Google e que teriam como consequência cortar a Acer da lista de licenciados do Android.

Esperemos que não passem de "más linguas"... porque se for mesmo verdade, parecerá confirmar que os tempos do "Don't be evil" do Google já lá vão...


Microsoft oferece Tablets Surfaces e Windows Phone
Parece ser um bom dia para ser funcionário da Microsoft, ao que parece a empresa está a fazer uma mega-operação onde irá dar tablets Surface, smartphones Windows 8, e também novos computadores Windows 8, a todos os seus funcionários!

Será sem dúvida um excelente incentivo para que a adopção do Windows 8 seja feita de forma quase imediata e garantida... Mas continua a falar uma medida de impacto semelhante que seja dirigida ao público "cá fora".

Um windows phone 8 com hardware competitivo a preço irresistível é algo que penso ser absolutamente necessário para garantir que o Windows não ficará ainda mais atrasado face aos concorrentes - mesmo considerando-se que até poderão ter vários pontos positivos em que superam a concorrência.


Fujifilm abandona Produção de Película para Filmes


Sinais dos tempos... a Fujifilm anunciou que vai abandonar a produção de película cinematográfica. Uma medida que será certamente vista com muito desagrado pelos puristas da película, mas que se torna num reflexo daquilo que também já conquistou a maioria dos consumidores: as câmaras digitais e todas as vantagens que oferecem.

Será mais uma medida que irá empurrando cada vez mais os cineastas para o cinema digital, embora tal como na fotografia há quem continue a manter-se fiel ao "filme", será de esperar que continuarão a existir cineastas que não abdiquem da película e das suas características únicas.

(Ainda respeito da fotografia, os fãs da Fujifilm podem ficar descansados, pois este abandono apenas se refere à película para cinema, e - pelo menos por enquanto - a produção de película para fotografia continuará inalterada.)


Curtas do Dia

P.S. E para que não digam que não avisei (na mailing list já sabem) estou a vender o meu iPhone 4S 32GB, preto, desbloqueado (de origem), com os acessórios originais novos - e incluindo a caixa - por 500€. Se houver interessados, apitem.

2 comentários:

  1. Boas, na noticia Intel mostra o seu rádio WiFi Digital, tens Microsoft em vez de Intel.

    ResponderEliminar