2012/09/16

Novo Atom Clover Trail da Intel sem Linux

Parece que a Intel se prepara para enfrentar a fúria de toda a comunidade Linux. Durante a IDF (intel Developer Forum) no passado dia 13 de Setembro, a Intel confirmou que a próxima geração de CPUs Atom Clover Trail não irão suportar Linux.

Este processador destina-se a ser usado em tablets, portáteis de baixo custo, e nos novos sistemas "convertíveis" e "transformáveis". Mas, a Intel diz que este chip - e toda a arquitectura Clover Trail - foi especificamente concebida para funcionar com o Windows 8, e tornar-se competitivo face aos equipamentos com CPUs ARM a correrem Windows 8 RT.

Para que tal fosse possível há inúmeras funcionalidades avançadas que foram desenvolvidas em parceria com a Microsoft, para permitir o ajuste minucioso dos sistemas de controlo e poupança de energia que este chip contém. Funcionalidades essas que a Intel não irá revelar em detalhe publicamente (possivelmente também fará parte do acordo com a MS), e que assim não poderão ser utilizadas por outros sistema operativos, como o Linux.

(Assim por alto, será o equivalente a um fabricante de motores dizer que os condutores apenas podem meter combustível de uma determinada marca...)

Uma medida que se poderá considerar bastante infeliz, já que noutras áreas a Intel se revela bastante mais aberta e amiga das comunidades open-source: por exemplo, recentemente anunciaram a conversão do Android 4.1 Jelly Bean para o seu CPU Atom Medfield - destinado aos smartphones.

4 comentários:

  1. Desta vez estou do lado da Intel, porque se a Microsoft investe numa tecnologia mobile para conseguir executar o seu windows pc, nao acho certo outros sistemas operativos de pc terem acesso sem investirem.
    Porque tambem nao ha android para pc (tirando aquela versao foleira de x86 que so tem aspecto de android).
    Ou tal como cada smartphone ter um android personalizado e unico para cada modelo.
    Comparando com o teu exemplo @Carlos, acho que era mais, os stands passaram a vender carros a alcool, como no Brasil, quem os comprasse tinha que ir a um posto que vendesse alcool.
    Cumpz ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito infeliz esta medida. Só retira liberdade aos consumidores.

      Eliminar
  2. Carlos, desta feita não estou de acordo contigo, creio que a melhor comparação que podes fazer é o ter carros a gasolina ou a diesel, porque na realidade, na mesma marca (Intel) seguramente lançará muitos outros modelos iguais ou similares que suportem Linux.
    Tal como disse o @Luis Gouveia os android's e os iPhones (Motorola tem outros chips para alem da classe A usada pela Apple) também não correm Windows.... e a ideia é simplesmente melhorar a performance emagrecendo codigo desnecessário, chama-se a isso optimização de recursos ;)

    Com todo o respeito
    PTomos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é a mesma coisa, porque estamos a falar de arquitecturas. Um CPU ARM não vai correr código x86 e vice-versa. Mas criar um CPU x86, e depois não divulgar certos aspectos que ficarão reservados para apenas uma empresa... parece-me uma má medidade. Tal como já o é nos GPUs, que depois impedem que funcionalidades como aquelas mudanças dinâmicas entre GPUs dedicados e os on-board integrados não funcionem convenientemente sem ser com drivers proprietários... e que muitas vezes depois ficam sem suporte oficial passar apenas 1 ou 2 anos.

      Eliminar