2013/01/17
Deixem os Chineses Trabalhar
Confesso que já me passou pela cabeça a ideia de que, no mundo tão cheio de diferenças em que vivemos, talvez fosse engraçado considerar a possibilidade de com 10% do nosso ordenado podermos fazer uma gigantesca diferença para famílias que vivem em locais onde esse valor equivale ao seu rendimento anual.
Mas, confesso também que não me tinha lembrado de levar a coisa tão longe quanto este developer norte-americano que trabalhava numa empresa de infraestruturas crítica, e que tinha subcontratado o seu próprio trabalho a uma empresa na China.
Isto é, com um ordenado superior a 100 mil dólares anuais, este developer achou que seria mais produtivo pagar um quinto desse valor a uma empresa na China para fazer o seu trabalho, e passar os dias a navegar na internet, ver vídeos de gatos, actualizar o Facebook, fazer compras no Ebay, etc.
Não fosse o caso de se tratar de uma empresa com protocolos de segurança que eventualmente descobriram que algo de estranho se passava - com uma ligação de um IP chinês a aceder aos seus serviços - e até me arrisco a dizer que seria uma solução... interessante.
Já imaginaram se este tipo de coisa se tornasse mais comum? Pagarem uma parte do vosso ordenado para que alguém trabalhe por vocês! Se calhar, era a medida necessária para estimular a economia e sairmos da crise. :)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Viva
ResponderEliminarIsto sim é iniciativa... :)
Isto sim é um Engenheiro ;)
ResponderEliminarPena é que a ideia não dê para adaptar a "trabalhos" onde é necessário a presença física!
Acho que o gajo nem se dava ao trabalho de rever o código escrito pelos chineses. E não foi apanhado por problemas no software dos chineses. Foi apanhado porque o acesso dos chineses era feito através de um IP da China. Se usassem um proxy com um IP da zona da casa do Engenheiro nem davam por nada. Quem é que ia confirmar que ele estava na empresa ? Iam pensar que ele estava a trabalhar em casa!
ResponderEliminarAcho que esta história já deve ter dado ideia a alguém para passar as manhãs na cama.