2013/02/28

Notícias do Dia

Já está disponível um dos jogos de corridas automóveis mais aguardados de sempre e que mostra o quanto as plataformas móveis têm evoluído nos últimos tempos - o Real Racing 3 - e que ainda por cima é gratuito; e para os web developers, a Microsoft disponibiliza máquinas virtuais com os diversos Internet Explorers para que possam fazer todos os testes que desejem.

Mas seguem-se as notícias do dia:

Operador Leap com excesso de iPhones para despachar


Para o operador Leap nos EUA, os iPhone não foram a "salvação" que previam, mas são agora factor de preocupaçao adicional. A empresa apenas conseguiu vender cerca de metade do volume que se tinha comprometido a comprar à Apple, e em breve poderá ter mais de $100 milhões de dólares empatados em iPhones que não consegue vender.

A Leap é um operador que arriscou fazer nos EUA aquilo que por cá é costume: oferecendo um serviço pré-pago e sem compromissos de permanência, mas que também vem acompanhado por um preço mais "doloroso" nos equipamentos como os iPhones, pagos na totalidade logo à partida, ao contrário do que os americanos estão habituados (de ter iPhones "de borla" em troca da permanência por dois anos, por exemplo).

Mesmo com as mensalidades mais baratas, os americanos parecem continuar a preferir o sistema de "pagar menos agora, mesmo que fique mais caro no final dos dois anos".



Apple diz que terá grandes novidades para breve


Perante o recente comportamento das acções da Apple, que mostram a perda de confiança dos investidores (depois de ter superado os 700 dólares em Setembro, tem estado em queda constante e já está quase a descer abaixo dos 400), Tim Cook diz para "esquecerem o preço das acções" e que "a Apple tem boas coisas" para apresentar em breve.

... Parece-me o tipo de conversa que é habitual noutras empresas, mas... não era a Apple conhecida por não dizer absolutamente nada sobre o que estava para vir, e depois apresentar os seus produtos "de surpresa"? Mesmo que efectivamente venham a concretizar esta promessa (e têm todas as condições para o fazer) penso que não deixa de ser mais um sinal de que a Apple tem perdido muito do "encanto" que lhe era atribuído. E quando há "sangue" na água, já sabemos que não faltarão tubarões à espreita para aproveitar as oportunidades.


Jolla Sailfish em Vídeo

Nem só de Android e iOS vive o mundo mobile, e ultimamente têm sido cada vez mais os que também se aventuram neste segmento (onde também já estão os Windows Phones, Blackberrys, e outros). Temos os Ubuntu Phones, Firefox OS, Tizen... e também este Jolla Sailfish, cujas origens remotam ao MeeGo no tempo em que a Nokia ainda estava a apostar nele (aliás, a maioria dos developers deste projecto são ex-funcionários da Nokia).

Fiquem com o vídeo para verem que tal este Sailsih se comporta... embora não me pareça que já comecem a ser demasiados candidatos "mobile".




Falcon tenta dar a volta aos limites no Twitter

A App Falcon Pro é mais uma a bater no limite de 100 mil utilizadores que o Twitter impõe às apps feitas por terceiros, e para chamar a atenção para esta situação chegou a subiu o seu preço temporariamente para 100€. Como o Twitter recusou o seu pedido para que o número de "tokens" fosse alargado - dizendo que a App não oferece "funcionalidades adicionais" face à app oficial - a solução encontrada foi fazer reset às chaves já utilizadas.

Assim, os utilizadores serão obrigados a reautenticar-se na App, mas com esta medida os developers esperam limpar os utilizadores que entretanto tiverem deixado de utilizar a app e criar assim algum espaço extra para novos utilizadores interessados em utilizar realmente o Falcon Pro.

... Apps para o Twitter, onde o sucesso (atingir os 100 mil utilizadores) se torna num autêntico pesadelo.


Tweetbot "apanha" os Piratas com confissões no Twitter


As medidas anti-pirataria que os developers utilizam variam muito, indo das inexistentes às abusivas, mas por vezes alguns lembram-se se algumas bem originais. No caso do Tweetbot, uma App para iPhone, iPad e Mac que é considerada por muitos como sendo o melhor cliente para Twitter (e que tem um preço "carote" para limitar artificialmente o número de clientes por forma a não atingir o limite do Twitter, que falamos na notícia anterior), a forma como lida com os piratas é pré-preencher o campo do tweet com a mensagem de que o utilizador está a piratar a app. E se se pensaria que qualquer pirata tivesse a inteligência para apagar a mensagem, o que é certo é que por distracção ou pura estupidez, não faltam mensagens dessas a circular no Twitter.


Curtas do Dia

Resumo da Madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)