2013/08/22

Notícias do Dia

A app de apontamentos e listas Google Keep ganha lembretes por tempo ou local; um configurador de automóveis com projection mapping; espreitamos o Huawei Ascend P2; vimos como são feitos os mapas 3D da Nokia; e o fim dos 20% de tempo para experiências no Google, não oficialmente mas... acabando por o ser na prática.

E de seguida, as notícias do dia:

Google Now passa a ter aluguer de carros e concertos


O Google continua a investir no Google Now como forma de colocar toda a informação que precisámos à frente dos nossos olhos quando é necessária, e agora passa a contar com mais informação e melhoramentos.

Quem utiliza serviços de aluguer de automóveis poderá ver as informações sobre o local e número de reserva no Google Now; bilhetes e informações sobre concertos; informações sobre o último autocarro ou comboio para não perderem a oportunidade de regressar a casa (e avisar automaticamente a família quando estamos a caminho de casa); lembretes sobre pesquisas de filmes, séries, actores, artistas, que nos avisam quando sair algo novo deles; mais informações sobre programas de TV, e resultados desportivos.

... Claro que alguns deles deverão estar reservados aos EUA. Mas, espero que a maioria também possa funcionar por cá.




LG aposta em todas as frentes e também no Firefox OS

A LG não quer deixar nada ao acaso e prepara-se para nos trazer novos equipamentos de todos os tipos, dos tablets aos smartphones, passando pelos phablets, e claro... também por um smartwatch. E para não se dizer que está apenas interessada no Android, vamos também ter direito a um aparelho com Firefox OS no início de 2014.

Vai ser interessante ver a reacção do público ao Firefox OS quando começar a ficar disponível de forma mais global (e também o Ubuntu Touch).

Será que em 2014 começaremos a ver os primeiros smartphones vendidos "sem sistema operativo", e onde o utilizador poderá instalar um Ubuntu Touch ou Firefox OS ou Android?


GM quer carregamento wireless de smartphones nos seus automóveis


A GM quer quer introduzir carregamento wireless para smartphones nos seus veículos já a partir do próximo ano. Uma medida compreensível uma vez que faz parte do consórcio PowerMat, mas o grande problema é que não me parece que seja uma medida feliz quando existem ainda tantos sistemas concorrentes no mercado.

Bem sei que da parte deles, esta medida será encarada como uma mais valia para promover o seu sistema face aos demais. Mas... e se a maioria dos utilizadores acabar por ter equipamentos que usam outro sistema? De que lhes servirá ter um Powermat no seu automóvel? Ou mais absurdo ainda - obrigando-os a ter um outro carregador wireless a que dão uso, ao lado deste que não lhes servirá para nada?

Caros fabricantes... pensem por um bocado no quanto teriam a ganhar se todos se sentassem a uma mesma mesa e chegassem a um acordo quanto a *um* único sistema que pudesse ser usado por todos. Até lá... brinquem, mas não esperem que os consumidores estejam dispostos a brincar com os seus euros.


"Imposição" do Google+ leva utilizador a abandonar o Google


Mais um caso de que, a seu tempo, basta uma "gota de água" para fazer a diferença. Um utilizador achou que o esforço que o Google tem feito ao impingir o Google+ a todos os seus utilizadores (no seu caso, levando à criação de uma conta G+ ao tentar usar o YouTube) já ultrapassou os limites do razoável, e portanto... vai deixar de usar os serviços do Google e optar por alternativas.

Infelizmente, penso que é um sentimento que se tem vindo a aumentar ao longo do tempo. A mim frustra-me imensamente que o Google nos afunile cada vez mais para o Google+, deixando de oferecer coisas tão básicas como um simples "partilhar por email" (marquem um ponto no Google Maps e tentem enviá-lo por email a alguém).

Até que ponto esta insistência exagerada no G+ não acabará por ser contraproducente?


Curtas do Dia


Resumo da Madrugada

Pista da semana: bola

3 comentários:

  1. Ainda consigo partilhar por email, basta clicar no botão de link, fazer send, e o default até é send to email mas permite escolher car ou gps.

    O send to email limita-se a enviar o link que já se pode ver antes para o cliente de email default, por isso não acho particularmente útil, nem acho que seja "outrageous" não existir a opção de envio, desde que mostrem o url, que é o que realmente interessa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Referes-te ao gmaps antigo, certo? No novo nao tens nada disso.

      Eliminar
    2. Vou-me agarrar bem ao antigo então ;)

      Eliminar