2013/10/08

As classificações Fraudulentas na Internet


Se noutros tempos a perspectiva de se vender algo via online nada mais era que uma fantasia vendida por alguns visionários, perante plateias de olhares desconfiados. Hoje em dia raras são as vezes em que alguém decida algo sem primeiro ir pesquisar na web para saber se será mesmo o melhor negócio, o que dizem outros compradores do mesmo produto, ou clientes do mesmo local. Por isso mesmo, há também um crescente negócio de manipulação de resultados... que vai retirando credibilidade a esse sistema aparentemente tão amigos dos consumidores.



Há cada vez mais casos de manipulação fraudulenta de resultados, em que as empresas pagam ou dão benefícios em troco de boas pontuações nos sites de comparações de lojas/restaurantes/etc. E facilmente se percebe porquê... Se estiverem à procura de um restaurante num local desconhecido e recorrerem a um serviço que vos apresenta os restaurantes mais próximos juntamente com as críticas dos seus clientes, irão optar por um que tenha "5 estrelas" com centenas de comentários ou por um que tenha apenas "4 estrelas" com 4 ou 5 comentários?

Mas se calhar, quando chegarem ao de 5 estrelas que tem centenas de pessoas a dar feedback, descobrirão que vos oferecem um café em troca de uma pontuação de 5 estrelas, e que afinal a comida em si até é pior que a do tal restaurante que tinha menor pontuação...

Nos EUA, alguns casos de manipulação de resultados já estão a resultar em multas bem pesadas para os prevaricadores (em Nova Iorque, 19 empresas vão levar com multas de $350,000 cada uma!) e seria bom que esse tipo de atitude se alastrasse a todo o mundo, para mostrar desde já que é algo que não será tolerado. Mas, claro que isso não impedirá que certas empresas/pessoas continuem a arranjar formas mais disfarçadas de ir melhorando os seus resultados - ou de piorar o dos seus concorrentes.

Mas, considerando-se o tão falado "tracking" que vai permitindo que se saiba tudo aquilo que fazemos e por onde andamos, começará também a ser cada vez mais complicado enganar os sistemas que tenham acesso a essas informações. Por exemplo, um serviço de feedback de restaurantes ou lojas poderá ignorar pessoas que nunca tenham estado lá próximas, ou que não tenham lá comprado nada. Mas por cada sistema que se engendrar resultados mais fiáveis, haverá também quem elabore métodos mais complexos para os ludribriar... no eterno jogo do gato e do rato onde há sempre quem queira aproveitar-se dos sistemas existentes.


Que tal é que estes novos serviços têm afectado a vossa vida online? Têm por hábito deixar feedback de compras, restaurantes, etc.? (E não me refiro a tirarem fotos aos pratos e produtos para colocarem no Instagram! ;)

3 comentários:

  1. Já viram bem quanto é a multa? Isto sim são leis.

    ResponderEliminar
  2. O que faço por exemplo na Amazon é ver sempre as opiniões mais negativas e ver se têm algum fundo de verdade (muitas são queixas parvas do tipo atrasos na entrega), depois vejo uma do meio e do topo.
    Na médias dessas está a verdade.

    ResponderEliminar
  3. Esta coisa dos smartphones e tablets altera as rotinas.

    Quando ia para alguma região/localidade que não conhecia perguntava aos conhecidos onde é que se comia bem (e barato). Se fossem localidades sem ser cidades grandes, chegava lá e perguntava a alguém da terra. Sempre me dei bem com este método.

    Ultimamente tenho-me virado para o TripAdvisor, umas vezes dá resultado, outras é mais assim-assim. Por acaso conhecem algum serviço/app melhor para restaurantes ?

    Dar feedback dos restaurantes nunca dei, nem toda a gente aprecia o mesmo tipo de comida. Acho que agora também não é altura. A maior parte dos restaurantes estão a "ajustar" a qualidade, para não reflectir o aumento dos custos e impostos nos preços.

    ResponderEliminar