2014/01/09

7º Aniversário da apresentação do iPhone


Foi neste dia - 9 de Janeiro - mas em 2007 que Steve Jobs subiu ao palco do Moscone Center em São Francisco durante a Macworld 2007 para fazer a apresentação dum misterioso "telemóvel sem teclas" que se viria a chamar iPhone.

Foi uma apresentação que se pode dizer que foi "perfeita" (mesmo descontando-se o habitual palavreado hipnótico-repetitivo que é habitual neste tipo de eventos), mas que nos bastidores estava a ser vivido num clima de autêntico terror pelos responsáveis, devido a tudo o que tinha sido feito à pressa para tornar possível essa mesma apresentação. Mas tudo correu bem, e desde logo o iPhone começou a dividir opiniões: os que ficaram fascinados com ele; e os outros que não acreditavam que um smartphone a $499/599 dólares conseguisse convencer os consumidores.

O tempo encarregou-se de demonstrar quem tinha razão; mas não posso deixar de confessar que nesse primeiro ano (em que o iPhone nem sequer estava cá disponível oficialmente) não me senti muito atraído pelo iPhone - embora acreditasse no seu potencial de poder vir a fazer mexer o mercado. Afinal, nessa altura o iPhone pouco mais era que um "feature phone", com meia dúzia de aplicações pré-instaladas e sem qualquer possibilidade de se instalar mais nada.

Sim, tinha uma usabilidade fantástica e permitia que qualquer pessoa o conseguisse usar sem que ler o manual de instruções, e isso terá sido um dos seus grandes trunfos - mas penso que o grande segredo do seu sucesso foi mesmo a chegada da App Store, que permitiu explorar todo o potencial deste pequeno aparelho que viria a conquistar o mundo. É incrível olhar para trás e relembrar como as coisas eram na época pré-iPhone, e como muitas das coisas que ele estreou passaram desde então a ser consideradas "perfeitamente normais".

... Agora fico a aguardar pela próxima grande apresentação de um qualquer novo produto de um qualquer fabricante que nos faça entrar noutra era e que mereça ser falado como "lembras-te como era no tempo em que só tínhamos iPhones e Androids e se pensava que já não podia surgir mais nada?" :)

3 comentários:

  1. E Steve disse: "Que haja o IPnone", pondo fim a uma idade das trevas que durou séculos :)

    Ver a keynote, conhecendo osdetalhes dos bastidores é mais interessante:
    http://www.nytimes.com/2013/10/06/magazine/and-then-steve-said-let-there-be-an-iphone.html?pagewanted=1

    Esteartigo é recente mas já há um monte de anos que sabia que Steve Jobs usou na keynote um protótipo que mal funcionava (salvo erro a keynote foi em Janeiro e a comercialização começou em Junho) com alguns de reserva para o caso de o que estava a usar falhar. Inquestionavelmente o impacto da keynote foi tremendo. Há claramente um antes e um depois do iPhone.

    ResponderEliminar
  2. Ainda me recordo das críticas dos entendidos em tecnologias; ah, não tem 3g; ah, não dá para tirar a bateria; ah, não tem cartões sd...
    Como quase sempre, passaram completamente ao lado do que era verdadeiramente relavante.

    ResponderEliminar
  3. Viva

    Com legendas...: http://youtu.be/9ou608QQRq8

    ResponderEliminar