2014/01/22

MIT desenvolve ecrãs transparentes de baixo custo


Os ecrãs HUD, que aparecem no pára-brisas de automóveis ou numa qualquer janela ou superfície transparente poderão estar prestes a ficar mais económicos que nunca graças a alguns investigadores do MIT.



O problema de se projectarem imagens em vidro ou outro material transparente é que... a luz atravessa o objecto, e como tal não se pode ver a imagem projectada. As actuais soluções passam pela aplicação de películas difusoras ou semi-espelhadas, mas que têm como inconvenientes afectar a transparência ou exigir maior potência luminosa. O que estes investigadores do MIT propõem  é uma solução bem mais simples e económica: usando uma ínfima camada de nano partículas, é possível afinarem-se essas partículas para que passem a reflectir unicamente certos comprimentos de onda.

Ou seja, quando a película é aplicada a um vidro, ficamos com um vidro que continua transparente, mas que passa a reflectir uma determinada cor (azul, no exemplo que o MIT nos mostra.) Por agora ainda há muito trabalho e melhorias a fazer - tanto ao nível da transparência como da possibilidade de se reflectirem múltiplas cores. Mas a grande vantagem deste sistema é que poderá ser facilmente expandido para a escalas industriais e permitir a criação de vidros/películas que poderão servir como ecrãs transparentes a custo bastante acessível.

A mim parece-me bem, venham de lá os produtos comerciais derivados desta tecnologia!

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)