2014/01/09

Tactus - um painel táctil para touchscreens


Lembram-se do Tactus - o sistema que quer dar feedback táctil aos touchscreens para facilitar a escrita nos teclados virtuais? A empresa não tem estado parada nestes últimos anos e apresentou uma versão mais evoluída no CES.

O Tactus é um sistema que recorre a microfluidos para criar "bolhas" sobre as teclas virtuais num touchscreen, de forma a que os utilizadores possam sentir as teclas. Nesta versão mais evoluída (a empresa demonstrou um tablet Android com esta tecnologia assim como um painel que se pode instalar sobre um iPad para lhe dar idêntica capacidade) parece já ter sido resolvido o problema de se continuarem a ver as "bolhas" mesmo quando ficavam vazias. Assim, o sistema passa a ser completamente transparente - tanto opticamente como sensorialmente - quando está desligado, o que me parece ser um factor fundamental para qualquer esperança de sucesso quando chegar ao mercado, coisa que deverá acontecer nos próximos meses.

Se esta solução poderá ser interessante para sistemas como o iOS onde o teclado é "fixo"; interrogo-me como é que os seus criadores pretendem lidar com o Android, onde os utilizadores podem facilmente trocar de teclados virtuais, podendo escolher uns que tenham espaçamento e posicionamento diferente daquele que o painel táctil apresenta (para não falar de que o próprio teclado de base do sistema poderá ser alterado de uma versão para a outra).

O ideal seria que, em vez de se terem "bolhas" fixas, este ecrã tivesse micro-bolhas a cobrir o ecrã que pudessem ser controladas individualmente, de forma a criar um mapa de relevo capaz de acompanhar as imagens que se quisessem apresentar por trás. Eventualmente lá chegaremos... mas por agora estamos a dar apenas os primeiros passos (e neste momento parece-me mais atractivos os sistemas que transmitem "sensações" usando corrente eléctrica).



4 comentários:

  1. Com teclado como o swiftkey, penso que isto é mais um passo atrás do que à frente. No entanto a tecnologia é bastante interessante.
    A única aplicação prática que vejo será mesmo no gaming em tablets

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. criando umas bolhas maiores ate podia servir como airbag para protecção do vidro em alguma queda!! activado pelo acelerometro. ou poderá vir a ser utilizada para mudar a rugosidade de uma soperficie ou textura... imaginem que essas bolhas conseguem se tornar opacas, essa pelicula numa janela, assim que fosse activada deixavamos de precisar de cortinas... é uma tecnologia que pode ser util em mtas frentes...

    ResponderEliminar
  4. Eu por mais que tente não consigo gostar de utilizar o swiftkey.
    Mas com o teclado "normal" é praticamente impossível escrever sem estar a olhar para a tela, por isso acho que esta tecnologia será algo bastante útil. Quem não se lembra de ter um nokia e escrever sms sem sequer olhar para o telemóvel :)

    ResponderEliminar