2014/02/06

Análise ao SSD Samsung 840 Pro

Os SSD são daqueles equipamentos que já poderemos considerar imprescindíveis para que os potentes CPUs da actualidade não "desesperem" à espera que os dados lhes cheguem. O Luis Costa tem tido a oportunidade de testar alguns dos mais apetecíveis SSDs da actualidade, e desta vez chegou a altura de um que muitos consideram como sendo a referência dos SSDs. Vamos ver se isso se confirma...



A Samsung é um dos históricos do armazenamento de dados, mas nem sempre o fez de forma aberta, tendo mesmo no final de 2011 vendido a sua unidade de discos rígidos à Seagate. Mas embora tenha vendido o negócio dos HDD, manteve-se no dos SSD, tendo as suas séries 830 e 840 tido bastante sucesso junto do público. Reforçando esta aposta, apresentou recentemente apresentou um SSD mSATA de 1TB!

Cientes deste facto, foi com natural satisfação que recebemos o SSD SAMSUNG 840 Pro para testes.

Já por cá passaram os SSDs Hyper X 3K da Kingston e o Toshiba série Q. Estará este 840 Pro à altura desta concorrência de luxo? É precisamente isso vamos tentar esclarecer.


O Samsung 840 Pro



Dentro da caixa temos o SSD, protegido por molde cortado à medida, e a documentação da praxe. Este Samsung 840 Pro está disponível em 3 capacidades, 128, 256 e 512GB. Testámos a unidade de 256GB.


Este SSD tem uma interface SATA III, com uma velocidade (teórica) máxima de 6 Gbps. Utiliza memórias do tipo MLC de 21nm que permitem (segundo dados divulgados pela Samsung) atingir uns interessantes 540/520 MB/s (leitura/escrita) nos testes realizados com a aplicação CrystalDiskMark. A marca anuncia um MTTF de 1,500,000 horas e um consumo médio de 0,069W. O SSD tem 5 anos de garantia, mas para o mercado empresarial esta condição deve respeitar o requisito definido para a utilização diária, limitada a 40GB/dia.


Testes

A bateria de testes foi realizada num PC com Windows 8 gentilmente cedido pela Microsoft Portugal,  motherboard Gigabyte H77M-D3H e um CPU i5.

Driver do controlador SATA



Software utilizado:


Resultados obtidos para ASSD, ATTO, CrystalDiskMark e HDTune, por esta ordem.




Os 517/498MB/s no CrystalDiskMark estão um pouco abaixo  (~20MB/s) daquilo que a marca anuncia.

Estes valores estão no entanto em linha com os resultados obtidos no ASSD. O ATTO teve resultados algo estranhos no caso da escrita. A partir de determinada altura, os valores em escrita baixaram (e estagnaram) nos ~100MB/s. Por outro lado, em leitura, superou ou valores anunciados pela Samsung.

O HDTune é o que apresenta valores mais baixos para leitura com uma média de 371MB/s. Este é contudo um resultado algo esperado, e em linha com aquilo que se registou para os outros SSD.


Apreciação Final


Os primeiros passos da Samsung no campo dos SSD esteve longe de ser feliz. A marca aprendeu com os erros cometidos e lançou uma série 830 que rapidamente foi aclamada pela critica. A série 840 manteve os padrões de qualidade e conseguiu inclusive melhorar alguns parâmetros com a actualização do controlador e do software. A Samsung, com este 840 Pro, garantiu a liderança nos mercado dos SSD, conseguindo melhores resultados que a concorrência. Está definido o alvo a abater.

Este SSD não está disponível em kit; apenas na versão apresentada ou numa mais simples, sem a documentação. Esta unidade de 256GB tem um PVP de cerca de 200€.

SAMSUNG SSD 840 Pro (256GB)


Prós:
  • Desempenho
  • Relação preço/performance
  • Memórias MLC

Contras:
  • Apenas o comportamento estranho no ATTO

6 comentários:

  1. Nem há referência ao Samsung Rapid? É só a "feature" mais importante da linha dos 840 e que simplesmente destrói a concorrência.

    http://www.anandtech.com/show/7173/samsung-ssd-840-evo-review-120gb-250gb-500gb-750gb-1tb-models-tested/5

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É pena ser algo proprietário... muito mais me agradaria ver tecnologia desse tipo estar integrada no sistema e disponível para todos os discos.
      Lembro-me de há uns anos haver um fabricante especializado em sistemas super-optimizados e que já usava coisas deste género, com 8GB de RAM dedicados a esse fim...

      É daquelas coisas que a mim me dá pena não estarem integradas no sistema (em vez de se limitarem ao sistema de caching "tradicional" por ficheiros.)

      Eliminar
    2. À data da realização dos testes, essa funcionalidade não estava disponível para a série Pro, que foi a testada.
      Pelo que consegui apurar, o Samsung Rapid foi disponibilizado em Dezembro 2013 para este modelo.

      Segundo os resultados publicados, os valores "só" duplicam face aos que foram obtidos nos testes! Se já era bom, com esta melhoria...

      Eliminar
    3. não esquecer que fora de benchmarks não notam qualquer diferença com o tal Rapid da Samsung..

      Eliminar
  2. O RAPID mode apareceu na versão 4.3 do Samsung Magician que saíu em Novembro de 2013. No meu Samsung 840 Pro e com o RAPID mode activo, o ASSD dá-me resultados à volta dos 2600

    ResponderEliminar