2014/02/18

Notícias do Dia

As romãs poderão tornar-se no nosso fruto favorito - se vieram a proporcionar baterias com 10x mais capacidade que as actuais; quem tiver módulos WeMo da Belkin arrisca-se a ver a sua casa ser controlada por hackers; porque motivo temos um ponteiro do rato inclinado; uma câmara que redefine a noção de visão nocturna com imagens em alta-definição a cores; e os nossos simpáticos emoticons já são interpretados como rostos humanos.

E não se esqueçam que o nosso almoço mensal é já neste próximo sábado.


Próxima S Pen da Samsung vai ter microfone e coluna de som?


Não sabemos se será algo a estrear no Galaxy S5 ou reservado para um futuro Note, mas uma patente da Samsung revela as suas intenções em criar uma caneta digital com microfone e coluna integrados. Algo que até se poderia considerar inovador e original... não fosse o caso da Asus já ter tido a mesma ideia em 2012 com a pen usada no seu PadFone original. (Mas não é por isso que deixará de ser uma boa ideia, particularmente no caso de phablets e tablets onde se torne indesejável colocar o aparelho encostado "à orelha". :)



Nokia vai revelar o seu Android X na MWC?


O próximo dia 24 vai ser movimentado, com os diversos fabricantes a quererem marcar o início do mais um MWC em Barcelona com revelações de novos modelos. Se no final do dia ficaremos a conhecer o novo Galaxy S5, o início do dia parece estar reservado para a Nokia... e o muito falado modelo "X" baseado em Android. A imagem do convite apresenta quatro setas que formam um X... e vamos lá ver se desta vez o X marca mesmo o lugar de um tesouro apetecível.


PS4 vende acima das previsões da Sony

A Sony tem motivos para estar satisfeita com a sua nova consola de jogos, com a PS4 a ter superado a marca dos 5.3 milhões de unidades vendidas em todo o mundo - e isto sem esquecer o facto de (caricatamente) ainda não estar disponível para venda no seu país Natal. Isso só irá acontecer no próximo dia 22 de Fevereiro, e certamente irá contribuir para que estes números rapidamente passem a somar mais alguns milhões.

Pelo seu lado, a Microsoft continua a gerir da melhor forma a sua Xbox One, que continua ausente de inúmeros países (como o nosso), dizendo que os seus jogadores têm comprado mais jogos - e apostando em exclusivos como Titanfall para cativar novos clientes. (Vai sair artigo mais logo dedicado ao Titanfall, em versão PC... porque é mesmo merecido! :)


Google "admite" que Google+ é uma forma de saber mais sobre os utilizadores


A insistência com que o Google tem forçado o uso do Google+ tem sido sentida por todos os utilizadores que usam os seus serviços (como o recente caso de quem quiser comentar no YouTube ter que usar obrigatoriamente o G+), e como se costuma dizer... quando algo é gratuito, é porque o produto a vender são os próprios utilizadores. Isso é algo mais que evidente no caso de serviços como o Facebook, onde não se paga para promover conteúdos para os próprios amigos, como é possível criar publicidade direccionada a um conjunto específico de pessoas segundo os mil e um critérios que o Facebook conhece sobre todos; e é também o objectivo do Google com o seu Google+.

Como sempre... só usa quem quer; mas no caso do Google, isso tornou-se numa questão de "tudo ou nada". Quem quiser usar apenas o Gmail, ou apenas o YouTube, ou apenas o Calendário, ou qualquer outro dos seus serviços... não se livra de levar com o Google+ por tabela, quer goste ou não.



Curtas do Dia

Resumo da Madrugada



1 comentário:

  1. Viva, só quero deixar dois apontamentos sobre duas curtas de hoje, que a meu ver não foram bem retratadas / investigadas:

    IPv6: O relevante não é ser 3% dos acessos ao google, é ser o dobro de há um ano (http://www.google.com/ipv6/statistics.html#tab=ipv6-adoption). O artigo da computerworld é de um nível estranhamente alarmista, quando na verdade está tudo a correr como esperado (e apressam-se a dizer isto no fim de cada parágrafo alarmista, mas já vai um bocadinho tarde). O facto incontornável é a IANA já não dá IPv4s desde 2011 e o resto da cadeia alimentar vai ter que lidar com as consequências mais cedo ou mais tarde. O ARIN ainda está a distribuir IPv4s, e talvez seja por isso que os americanos ainda estão a cantar de galo, mas não perdem pela demora... Entretanto, isto é o futuro que nos espera enquanto continuarmos a gozar com o ipv6: http://tools.ietf.org/search/rfc6598

    Valve: A situação não se resume com um "gabe desmente". A acusação original (http://www.reddit.com/r/GlobalOffensive/comments/1y0kc1/vac_now_reads_all_the_domains_you_have_visited/) pode-se dividir numa parte de análise ao dns, e numa parte do envio de hashes md5 do dns para a valve. A primeira parte, análise dns, foi confirmada (ler com atenção http://www.reddit.com/r/gaming/comments/1y70ej/valve_vac_and_trust/). O envio para a valve é que foi desmentido. Mesmo com "apenas" metade certa, foi revelador de que usavam dns (já se deixaram disso, diz ele). Claro que se não tivesse sido caçado, sabe-se lá o que continuaria a usar sem dar cavaco. Acredito mais no reverse engineering apenas "metade certo" do que na palavra dum milionário depois de ter sido apanhado com as calças na mão.

    ResponderEliminar