Poderá já estar obsoleto em termos tecnológicos face aos mais recentes Windows 7 e 8, mas o que é certo é que a poucas semanas do seu "fim-de-vida", o Windows XP continua a ser segundo sistema operativo mais utilizado no planeta - e ainda com um peso bem significativo de quase 30%.
Por muito que a MS queira dizer que o Windows 8 tem sido bem sucedido, os seus 10% (agregados dos Windows 8+8.1) não podem ainda fazer frente aos 47% do Windows 7, nem tão pouco aos 30% do Windows XP. Precisamente por isso a grande fatia de utilizadores do XP tornam-se num alvo altamente apetecível para que façam uma actualização (e a fazê-lo, para o Windows 8) o que permitiria que o mais recente sistema operativo da Microsoft ganhasse um volume considerável "da noite para o dia".
E para isso, a táctica parece estar já definida: em breve os utilizadores dos Windows XP irão começar a receber notificações de que o seu sistema operativo deixará de ter suporte oficial, a começar já no próximo dia 8 (e mensalmente, todos os dias 8 de cada mês, a não ser que optem por não receber mais avisos) - e disponibilizará gratuitamente um programa que facilitará a migração dos dados dos seus XPs para um Windows mais recente: o Laplink PC Mover.
Embora a MS pouco possa fazer para "obrigar" os utilizadores do XP a mudarem para um Windows mais recente, sem dúvida que o facto de facilitar o processo irá ajudar. Para muitas pessoas, a mudança para um novo computador/sistema operativo vem acompanhada pela dúvida de como poderá continuar a manter tudo aquilo que tem no seu computador actual; e neste sentido, um programa que facilite essa transferência poderá sempre dar algum descanso.
Vai ser interessante ver, daqui por um mês ou dois, que impacto este fim de vida do Windows XP teve na transição para Windows mais recentes - e mais importante ainda, ver se a maioria dos utilizadores optou pelo mais recente Windows 8, ou se manteve pelo mais familiar Windows 7 (embora estes números possam facilmente ficar deturpados, pois a compra de um computador novo irá contar quase sempre como um "Windows 8", mesmo que posteriormente o utilizador opte por fazer lhe instalar o Windows 7.)
Talvez tivesse sido melhor a MS ter adiado o fim de vida do XP até que a nova actualização para o Windows 8.1 que o aproxima do Windows tradicional estivesse pronta... (embora ainda haja muito por fazer para convencer os clientes empresariais a adoptar o Windows 8, e que também serão um sector que a MS não poderá ignorar.)
ainda hoje esteve aqui o "homem da informatica" a falar-nos nisso. tenho na empresa programas com chaves HASP que não devem funcionar no win8. logo. não mudo e assim não gasto dinheiro. espero é não haver algum malware propositado para forçar o pessoal a migrar à força
ResponderEliminar