2014/05/25

A próxima geração de membros biónicos [TED Talk]


Muitas vezes vos tenho trazido exemplos de como a tecnologia pode ser usada para ajudar as pessoas que por qualquer motivo não têm a possibilidade de fazer aquilo que normalmente deveriam poder fazer. Pessoas que sofrem amputações, paralisia, e muitas outras condições que fazem com que o mundo em seu redor seja bem diferente do que é para o resto das pessoas. Hoje, trago-vos (mais) uma inspiradora TED Talk sobre este tema, e que deverá surpreender-vos ao mostrar o que já é possível fazer-se hoje em dia.

Hugh Herr perdeu ambas as pernas há 30 anos, mas não deixou que isso o impedisse de continuar a fazer aquilo que gostava (escalada). Em vez se culpar a ele próprio, culpou a falta de tecnologia disponível para fazer aquilo que pretendia fazer; e três décadas mais tarde fala-nos - e mostra-nos! - o que é possível fazer-se com uma nova geração de membros robóticos biónicos, que permitem às pessoas terem uma mobilidade que rivaliza (ou até supera) os nossos músculos tradicionais.

Sabendo-se que são gastos milhares de milhões anualmente em armamento... imagine-se só o que poderia ser feito se esses valores fossem canalizados para o desenvolvimento de tecnologia que, como este, melhorasse a vida das pessoas.

1 comentário: