2014/07/17

JIBO - o robot social para toda a família


Não será um robot no sentido da palavra que a maior parte das pessoas associa. O JIBO não tem pernas, nem braços, nem sequer rodas que lhe permitam deslocar-se pela casa; mas mesmo assim pretende tornar-se no primeiro robot que conquistará o coração de toda a família.

O JIBO tem uma forma que poderá lembrar vagamente a pequena mascote da Pixar, e graças ao seus três eixos de movimento rotativo, consegue rodar sobre si mesmo e exprimir-se de forma bastante "humana" - ou pelo menos, será essa a intenção.

Este pequeno robot tem um ecrã como rosto e duas câmaras que lhe dão visão 3D. É capaz de reconhecer rostos e segui-los enquanto se movimentam pela sala; detectar se estão a sorrir ou não; tem também a capacidade de reconhecer e processar comandos de voz; e todo o seu corpo é sensível ao toque para total interacção.

Com um preço de $499 no Indiegogo não será propriamente um "brinquedo", e mesmo tendo como fundadora uma professora do MIT e um grupo de veteranos que dão credibilidade ao projecto, parece-me difícil justificar tal valor por um pequeno robot que fica limitado a um único local e cujas funcionalidades ainda estão em fase bastante inicial de desenvolvimento. Acredito que no futuro este tipo de dispositivos se poderá vir a tornar comum em nossas casas; e que este poderá muito bem ser um dos projectos que será encarado como "pioneiro" nessa área... mas nesta fase... é algo que me parece ter ainda um longo caminho a percorrer pela frente.

2 comentários:

  1. Acho que um robot destes só pode vir a ser funcional, se for associado a um Siri ou um Google Now, devido principalmente às suas bases de dados... enquanto plataforma independente, duvido muito que venha a ser realmente funcional.

    ResponderEliminar
  2. A ideia é o sistema do Jibo é aberto, baseado em Linux, e qualquer desenvolvedor pode adicionar novos "skills" para ele.

    Mas eu não gosto muito da ideia do Siri ou Google Now. Há muita coisa nova para ser feita sem que seja preciso criar novas carcaças para o que já existe.

    Jibo é outro formato: ele não é um aparelho, é um ente artificial de estimação. Não foi criado para resolver "problemas", foi feito pra te acompanhar no dia-a-dia.

    ResponderEliminar