2014/08/13

Dispositivos sem baterias já conseguem comunicar a 3Mbps


E se de repente, o vosso smartwatch não precisasse de bateria para comunicar com o smartphone, estando sempre pronto a funcionar? Poderá parecer ficção, mas é algo que se poderá tornar realidade mais depressa do que pensamos graças às melhorias feitas nos dispositivos que usam os sinais WiFi como fonte de energia.

Já vos tínhamos falado destes curiosos módulos que usam o WiFi e sinais de rádio como única fonte de energia, só que essas primeiras versões tinham velocidades de comunicação bastante reduzida (2Kbps) e que limitava bastante as suas possíveis aplicações. Mas agora os investigadores conseguiram melhorar o sistema, podendo atingir 3Mbps a distâncias superiores a 2m - uma capacidade que já começa a expandir o leque de aplicações possíveis.

Embora não se possam esperar dispositivos mobile que possam ter ecrãs ou outros componentes gastadores de energia; este tipo de tecnologia poderia permitir que coisas como braceletes de tracking de actividade física e outro tipo de sensores pudessem funcionar de forma contínua sem que nos tivéssemos que preocupar com o seu recarregamento - podendo até usar também outras formas de energia "recuperada", como o calor do nosso corpo ou o movimento.

Para todos os tipos de dispositivos em que o grande responsável pelo consumo de energia fosse a transmissão de dados - e desde que essa quantidade de dados não necessitasse de velocidades alucinantes de transmissão (embora 3Mbps já seja uma velocidade mais que razoável), fica a sugestão: livrem-nos das baterias!


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)