2014/08/04

Pelican mostra as suas fotos refocáveis


As fotografias lightfield que permitem que a imagem seja refocada depois de se ter tirado a fotografia poderão ser mais rapidamente associadas à Lytro, mas a verdade é que há outros concorrentes no mercado que estão a tentar levar esta tecnologia aos smartphones, como é o caso da Pelican Imaging.


Já vos falamos do sensor da Pelican em 2013, e na altura com a promessa de que chegariam ao mercado este ano. E embora ainda não haja nenhum smartphone a dar uso a este sensor, a empresa mostra-nos os resultados que serão possíveis obter com um dos seus sensores, com uma galeria de imagens que podemos refocar interactivamente.

Ao contrário da Lytrum, que usa um filtro especial em frente ao sensor, a Pelican opta por uma solução que pode parecer mais complexa, mas que é mais amiga dos dispositivos mobile: em vez de usar um filtro que aumentaria a espessura do módulo da câmara, a Pelican usa múltiplos sensores de imagem num pequeno módulo. O resultado prático é que em vez de uma única foto são capturadas 16 imagens de perspectivas ligeiramente diferentes, captando informação suficiente para que a imagem seja captada "tridimensionalmente" e deixe refocar e seleccionar elementos da imagem de forma bastante mais simples e eficiente.

É um efeito que muitos outros têm simulado usando múltiplas capturas usando a câmara do smartphone - ou, como na mais recente app da câmara para Android, fazendo várias capturas enquanto movemos ligeiramente o smartphone, de modo a obter precisamente o mesmo tipo de informação de diferentes perspectivas.

Vamos lá ver se algum dos grandes fabricantes aposta nestes sensores da Pelican como forma de se diferenciar dos demais; sendo que, se tivesse que arriscar quem seria capaz de o fazer, apostaria na HTC que é quem mais tem tentado explorar novas vertentes no campo da imagem. A HTC ou também a Nokia, que na altura investiu nesta tecnologia, mas que agora sob a alçada da MS... não sei se ainda terá essa liberdade para fazer tais experiências...


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)