2014/10/21

Notícias do Dia

O OnePlus One vai ficar à venda para todos, mas só durante uma hora; o BITalino aventura-se no Kickstarter; um micro-computador Intel numa pen HDMI; a influência dos phablets na moda já se faz sentir... no alargamento dos bolsos das calças; e quando uma ligação à internet por fibra deixa bastante a desejar, com pings que impossibilitam o streaming e jogos online.

E antes de passarmos às notícias do dia, já temos novo gadget para te oferecer esta semana - um micro-quadcopter - e o próximo meeting mensal/francesinha é já este sábado e também serve para celebrar o 7º aniversário do Aberto até de Madrugada.


iOS 8.1 já disponível


está disponível o iOS 8.1 para os equipamentos iOS. Uma versão que vem corrigir diversos bugs de WiFi e Bluetooth que atormentavam os novos iPhone 6, e que vem efectivar algumas das novidades mais aguardadas, como a sincronização de SMS em iPads e Macs (permitindo responder directamente neles), melhorias da "Continuity" que permite transferir o trabalho para outro equipamento, o regresso da Camera Roll, etc. Outra das grandes novidades é o Apple Pay, mas que infelizmente por agora estará ausente do nosso país - esperemos que, por pouco tempo.

E falando de Apple Pay...


Apple Pay em funcionamento


O Apple Pay permite que, depois de terem um cartão associado a este serviço, que poderá ser aquele que já usam para as compras na App Store, ou outro que podem associar rapidamente tirando uma foto ao cartão, podem fazer as compras tocando no terminal de pagamento e validando a identidade com o Touch ID. Na prática... é exactamente o mesmo processo que muitos utilizadores já usavam com o Google Wallet; sendo que a real vantagem é a de promover a adopção de terminais de pagamentos que permitirão usar ambos os sistemas.

Mas há diferenças... no caso da Apple a questão da segurança faz com que a mesma não tenha acesso aos vossos dados nem às compras que fazem; enquanto que na sua Wallet o Google tem acesso a essas informações. Vale o que vale... considerando que quem usar Android provavelmente já tem toda a sua vida exposta ao Google ao usar o Gmail e demais serviços...

Há também quem relembre que ainda há muito por fazer... pois torna-se caricato poder pagar com o smartphone, mas depois ter que puxar da carteira para apresentar um cartão de fidelização ou de descontos.


Mastercard também tem cartão com leitor de impressões digitais


O iPhone 5S pode ter ajudado a popularizar os sensores de impressões digitais com o seu Touch ID, mas a verdade é que essa tecnologia pode ser aplicada a mais produtos... incluindo um cartão de crédito. A Mastercard está a desenvolver um cartão que integra um sensor de impressões digitais que permitirá validar a identidade do utilizador sem necessidade de introduzir o código PIN (e assim evitar que o mesmo possa estar a ser "espreitado".)

A alimentação do sistema é feita pelo próprio terminal de pagamento, quando o cartão lá é colocado, o que dispensa a necessidade de baterias.


China faz ataque "man-in-the-middle" ao iCloud


A chegada dos iPhone 6 à China foi acompanhada por um mega-ataque "man-in-the-middle" ao iCloud.com. Os utilizadores que usarem browsers vulneráveis, ou ignorarem os avisos que o Chrome e Firefox fazem, e prosseguirem para o site e introduzirem os seus dados de login, ficarão com os mesmos comprometidos.

Mais um caso que relembra a necessidade de ter cuidado com a forma como se acedem aos sites, e para a utilização do 2-step sempre que possível, para que não baste a password comprometida para acederem aos vossos dados.


Vendas de iPads têm estado em queda


A Apple pode continuar a fazer "biliões" à custa dos seus produtos, mas no caso dos iPads a coisa tem tido uma tendência preocupante. Depois do crescimento explosivo em 2011 e 2012, 2013 e 2014 tem registado um crescimento negativo - e onde não se espera que o último trimestre (com a chegada dos novos iPads) vá fazer grande diferença. Ainda assim Tim Cook diz estar confiante no iPad, e refere que a questão é que os utilizadores que têm iPads com 2 e 3 anos se sentem completamente satisfeitos com eles... mas que eventualmente terão que começar a considerar trocá-los por novos.



Curtas do Dia


Resumo da Madrugada

3 comentários:

  1. Carlos, crescimento negativo ou talvez decréscimo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou a seguir a tendência dos analistas económicos ;)

      Eliminar
  2. Ao contrário dos smartphones, com seu ciclo de trocas bianuais na altura da renovação de contratos, os tablets são de vida útil mais prolongada. Deu-se o boom porque ninguém tinha, tanto é assim que o iPad 2 continua a ser o tablet da Apple mais utilizado. Falo por mim, comprei o 1º ipad e só o troquei quando deixou de receber actualizações e virou uma "peça de museu". :-)

    ResponderEliminar