2014/12/15

TZOA quer ser um sensor para monitorizar a qualidade do ambiente


Temos assistido a uma tendência crescente para se usarem os wearables e trackers para registar tudo sobre a nossa actividade ao longo do dia. Mas, e se as coisas não se ficassem por aí? Este TZOA quer ser um tracker que regista a qualidade do ambiente, para criar uma mapa mundial do estado do planeta.

Não é a primeira vez que um projecto recorre aos sensores já existentes nos nossos smartphones para criar uma rede de milhões de sensores espalhados pelo mundo. Mas isso só funciona para as coisas que os sensores existentes conseguirem detectar... o que não inclui a qualidade do ar.

Este TZOA é um pequeno dispositivo que é feito precisamente para colmatar essa falha e que recorre ao Kickstarter para se tornar realidade. Este pequeno aparelho tem sensores que lhe permitem detectar diferentes tipos de partículas no ar, temperatura, humidade, e também a intensidade luminosa e de raios UV. Esses dados são usados para vos alertar sempre que o ar que estão a respirar poderá ser nocivo para a saúde - incluindo quando estão dentro de casa - e poderão também ser partilhados para contribuir para a criação de uma mapa mundial em quase tempo-real que mostra o estado da qualidade do ar.


Com pessoas suficientes a usarem este tipo de sensores, poderíamos ter mapas que mostrassem os pontos críticos de uma cidade, e em que altura isso acontece. Dados valiosos para o planeamento de trânsito e uma melhor gestão de uma cidade saudável.

Eventualmente, espero que este tipo de sensores (e ainda mais) passem a integrar o conjunto de sensores que já consideramos standard nos nossos smartphones. Mas até que isso aconteça, é coisa que implicará o pagamento de 135 dólares canadianos (cerca de 94 euros), e a promessa de entrega para Agosto de 2015.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)