2015/01/06

Análise ao WD My Cloud EX4

Os NAS são dispositivos que os utilizadores mais intensivos inevitavelmente começam a considerar quando se fartam de acumular discos externos para fazerem os seus backups e/ou partilharem os seus dados entre os vários computadores em casa. O Luis Costa é o nosso mestre dessa área, e revela-nos tudo o que há para revelar sobre este NAS da WD.




O Western Digital My Cloud EX4 é um Network Attached Storage (NAS), ou seja, basicamente é um sistema que funciona como sendo um "disco" que fica disponível numa rede. Vem na senda do portefólio produtos de armazenamento externo que a WD tem no mercado, e revela uma visão clara do que a marca pretende.


Com um conjunto apreciável de aplicações, uma configuração simplificada e capacidade de armazenamento até 16TB, o My Cloud EX4 apresenta-se como uma solução para o mercado doméstico e para PME.

Especificações:
  • Modelos:
    • sem discos (WDBWWD0000NBK)
    • 8TB (WDBWWD0080KBK)
    • 12TB (WDBWWD0120KBK)
    • 16TB (WDBWWD0160KBK)
  • Rede Gigabit x2
  • USB 3.0 x2
  • Dimensões:
    • Altura: 208.6 mm
    • Profundidade: 220.2 mm
    • Largura: 160.1 mm
  • Peso: 3.3 kg (sem discos)
  • Compatibilidade: Windows/Mac 
Esta questão da compatibilidade é discutível, pois é possível configurar o EX4 via browser, e aceder aos dados via gestor de ficheiro no browser, SSH ou partilha de rede. Apenas a aplicação para o PC fica fora de hipótese.


Este NAS tem um processador a 2.0GHz, 512MB RAM, duas portas de rede gigabit e duas fontes de alimentação para garantir redundância. Para alojamento dos discos, temos quatro baias que podem ser abertas sem recurso a ferramentas, basta accionar a patilha na parte frontal para termos fácil acesso aos discos no seu interior.


Depois de instalada a unidade, basta ligar a mesma para se efectuar a sua configuração. Temos duas hipóteses: ou instalamos as apps da WD, ou por e simplesmente recorremos ao browser e utilizamos o endereço http://wdmycouldex4  (este endereço pode ser alterado posteriormente). Esta é uma das grandes mais valias deste equipamento. O processo de configuração é simples e intuitivo.


A WD aposta numa interface que é transversal às várias gamas dos seus produtos, pelo que quem já conheça a mesma, terá ainda mais facilidade em concluir o processo. É nesta altura que temos de definir a forma como queremos tratar o armazenamento: RAID 0, 1, 5, 10. Depois de ponderada a questão, decidi optar pelo RAID 10, garantindo assim velocidade e redundância simultaneamente.


Esta não tem de ser obrigatoriamente uma decisão final. Caso tenham espaço livre suficiente podem sempre mudar para outro tipo de RAID.


As portas USB servem para aumentar o armazenamento disponível, podendo também ser utilizada a unidade externa para guardar backups do conteúdo do interno do EX4. A drive USB é "montada" automaticamente, e pode ser acedida através do ícone no canto superior direito do ecrã.

Em termos de longo prazo, as portas USB são uma mais valia que garantem a expansão do armazenamento sem trocar os discos já existentes.


Para aceder ao armazenamento, podemos utilizar o browser, a app da WD ou o gestor de ficheiros, isto para o acesso "regular". Podemos ainda configurar o EX4 para obter um servidor FTP ou DLNA.


Podem ainda criar uma nuvem privada, podendo dessa forma aceder aos vossos dados através da internet.


A WD não ficou fechada no seu casulo, e por isso mesmo não é de estranhar que já seja possível utilizar um conjunto alargado de apps no EX4, ex: aMule, Dropbox, Icecast, Joomla, phpBB, phpMyAdmin e SqueezeCenter. As apps têm de passar no crivo da WD, pelo que é natural que o universo disponível ainda não seja comparável ao que é possível utilizar em equipamentos de outras marcas.

Para testar o EX4, tive de primeiro verificar qual a melhor configuração das interfaces de rede. Os resultados mais consistentes acabaram por ser com jumbo frames 6KB. O EX4 suporta valores mais elevados, mas no meu setup caseiro, não foi possível testar jumbo frames mais altos.


Ao copiar um ficheiro de 1,86GB para o EX4, obtive uma média de 53MB/s. A cópia do mesmo entre duas máquinas com placa de rede gigabit e os mesmos 6Kb Jumbro frames, foi feita a ~120MB/s. Valores que relembram a necessidade de se perder alguma tempo a configurar convenientemente a rede para obter as melhores prestações.

Num teste com 146 ficheiros, perfazendo 4,45GB foram copiados a 43,5MB/s. E uma pasta com 2596 fotos revelou um outro cenário, baixando a velocidade de escrita para uns reduzidos 14,5MB/s.
Em leitura, ao copiar alguns GB para o PC, o EX4 obteve um máximo de 53MB/s, que curiosamente foi o mesmo que em leitura. A cópia de dados de um disco WD Passport USB 3.0 foi feita a uma média de 50MB/s.


Caso se sintam à vontade, podem sempre utilizar o acesso ssh para aceder ao armazenamento.


Em termos de consumo, registei um mínimo de 16W em standby, máximo de 73W em escrita.
Estes 73W acabam por ser um valor simpático se tivermos em conta que cada disco RED que estava a utilizar pode consumir cerca de 15W, num total de 60W para os 4 discos. Restam 13W para os restantes componentes, que se comparados a uma solução baseada num PC, são muito poupadinhos.


Apreciação Final



A Western Digital é um dos históricos resistentes no mercado do armazenamento. A evolução dos discos externos para algo mais complexo, foi uma decisão que acaba por ser natural. A concorrência neste sector é elevada e os objectivos a atingir estão colocados bem alto. Ciente deste facto, a WD não tardou a abrir as portas a aplicações de terceiros, que tanto sucesso neste tipo de equipamentos. O caminho a percorrer ainda é longo, mas o importante era começar.

Em termos de prestações, e tendo em conta aquilo que outros NAS equivalentes conseguem obter, o EX4 acaba por ficar a meio caminho. Para o utilizador doméstico, os 40MB/s até podem ser mais do que suficiente, mas o consumidor mais exigente vai ficar sempre a olhar de lado para estes valores (mesmo que não venha a tirar partido deles...) Este facto pode no entanto não ser decisivo numa compra, pois a simplicidade e facilidade de utilização do EX4 podem muito bem prevalecer perante as outras características. Tem ainda a vantagem do preço (cerca de 377 euros) com valores de ~10% menos que outros NAS da mesma gama, redundância de portas de rede e fonte de alimentação.



WD EX4


Prós
  • Simplicidade e facilidade de utilização
  • Alimentação redundante
  • Duas portas USB 3.0
  • Preço


Contras
  • Velocidades de escrita/leitura inferiores ao obtido por equipamentos da mesma gama
  • Leque de apps ainda reduzido (face a outras ofertas no mercado) 



Galeria de imagens





Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)