2015/01/02

Apple processada pela memória livre disponível em iPhones e iPads


A questão do espaço livre real disponível nos smartphones é um tema recorrente, e que por vezes assume proporções caricatas. Desta vez é a Apple que tem que enfrentar um processo, devido ao espaço "comido" pelo iOS8.

Se os utilizadores mais informados já saberão que o espaço livre disponível num smartphone pode por vezes ser quase metade daquele que é anunciado, isso não quer dizer que a forma como isso é indicado (ou não indicado, neste caso) seja o mais correcto para os consumidores. E terá sido isso que originou este processo contra a Apple devido ao espaço livre realmente disponível nos iPhones e iPads.


Dos 16GB anunciados, acaba por se apenas ter acesso a 12-13GB de espaço livre disponível, o que representa uma redução de 18-23% na capacidade efectiva - e que foi agravada com a chegada do iOS8 que ocupa ainda mais espaço - e que este conjunto de utilizadores considera ser suficiente para avançar para os tribunais.

Já anteriormente a Apple enfrentou um processo idêntico referente aos iPod Nano (e que não deu em nada), na altura devido a terem apenas 7.45GB em vez de 8GB. Só que agora já não estamos a falar de uma redução de 7.5% mas de mais de 20% nalguns equipamentos... Será que desta vez se conseguirá fazer com que os fabricantes sejam mais claros quanto ao espaço livre efectivamente disponível? (E, espero eu, passarem a oferecer os 32GB como base e acabarem com modelos de 8 e 16GB?)

Vamos ver no que dá... sendo que este não é um problema exclusivo da Apple (lembram-se dos Windows RT?)

1 comentário: