2015/03/24

Notícias do Dia

A Ola Cabs é uma startup de milhões mas que tem graves falhas de segurança ao nível mais básico; temos uma ficha magnética que promete acabar com os desastres dos puxões dos cabos dos headphones; preparem-se para ver apps da Microsoft de origem nalguns Androids; e temos vulnerabilidades nas BIOS que deixam praticamente todos os computadores em risco e são mais fáceis de explorar do que se pensava.

Antes de passarmos às notícias do dia, as obrigatórias referência: esta semana estamos a oferecer um Power Bank de 16000mAh da Xiaomi; já está a decorrer o fundo de gadgets deste mês para um Galaxy S6 Edge; e o nosso habitual meeting mensal é já no próximo sábado e estão todos convidados.


Xiaomi lança TV de 40" com Android


Enquanto algumas marcas se vão entretendo com rumores de que poderão vir (ou não) lançar um televisor, a Xiaomi limita-se a fazê-lo. Depois dos smartphones a preços altamente atractivos, chega-nos agora um televisor LCD Full HD de 40" da Xiaomi - e que na China custa apenas 295 euros.

Este televisor vem com um CPU quad-core, 1.5GB de RAM e 8GB de flash, e corre uma versão do Android adaptada pela Xiaomi para funcionar num televisor, o MIUI TV, e suporta todo o tipo de formatos de vídeo (FLV, MOV, AVI, MKV, TS, MP4) incluindo o mais recente codec H.265 que permite maior eficiência e qualidade na compressão.


Adobe vai ajudar a MS a tornar o Spartan mais compatível


Longe vão os tempos em que os browsers se limitavam a apresentar textos e links. Agora são sistemas bem mais complexos, e onde as capacidades do CSS só por si são suficientes para ocupar imensos recursos. Faz por isso sentido que a MS recorra à Adobe para obter ajuda nesta área para o seu novo Spartan. Resta esperar que esta ajuda se limite a adoptar e promover os standards existentes, em vez de criar todo um novo conjunto de funcionalidades proprietárias que só funcionarão no Spartan... Acho que ninguém está disposto a regressar aos tempos das páginas web "made for IE".


Telefones IP da Cisco vulneráveis a escutas
Se pensavam que usar um telefone IP era garantia de segurança, parece que afinal não é bem o caso. Alguns telefones IP da Cisco têm uma vulnerabilidade que permite que sejam facilmente escutados e até que um atacante inicie chamadas remotamente.

... Acho que o mais simples é assumir que, hoje em dia, não há nada "seguro"! E a notícia que se segue vem apenas confirmá-lo:


Twitch faz reset a todas as passwords


E cá está o caso da semana (não podia faltar, não é?) Desta vez os "háckaros" voltaram-se para o Twitch e terão conseguido o acesso à sua base de dados, obtendo os nomes, emails, passwords (cifradas), assim como morada e número de telefone (no caso de terem preenchido esses dados).

Como resultado, o serviço fez reset a todas as passwords e cortou as ligações ao Twitter, Facebook e YouTube para minimizar os potenciais danos. Os utilizadores terão que optar por novas passwords e voltar a fazer a ligação a esses serviços.

Caso ainda não o tenham feito: que sirva de motivação para começarem a utilizar passwords seguras e únicas em cada serviço - este é um daqueles casos em que mais vale prevenir do que remediar, e sempre que se registam num qualquer serviço é melhor assumirem que é apenas uma questão de tempo até que isto aconteça.


Curtas do Dia

Resumo da Madrugada



Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)