2015/06/05

Câmaras "mirrorless" passam oficialmente a chamar-se mirrorless


Já sabemos o quanto os fabricantes gostam de baptizar tecnologias idênticas com os seus próprios nomes, que fazem com que o panorama das câmaras digitais estivesse repleto de coisas como "Compact System Cameras" e "Digital Interchangeable Lens System Cameras", e agora finalmente parece ficar definido que as câmaras digitais mirrorless passarão oficialmente a ser designadas como "mirrorless".

As câmaras mirrorless distinguem-se das DSLRs por dispensarem o uso do espelho, elemento tradicional cuja origem remonta aos tempos das câmaras analógicas, em que era necessário ter uma forma de se poder ver a imagem que iria ser fotografada tal como era vista através da lente.

Há muito que se previa que a evolução das câmaras fosse no sentido das mirrorless, que praticamente dispensam todas as partes móveis (lembram-se do nosso artigo sobre o futuro das câmaras em 2012?) e essa previsão tem-se confirmado: nos últimos 12 meses as câmaras mirrorless tiveram um crescimento de 16.5%, enquanto que as DSLR caíram 15%. E neste segmento, a Sony tem tido excelentes resultados, fruto da grande aposta que fez (e continua a fazer) nestas câmaras.

Embora ainda vá demorar algum tempo até que os fotógrafos profissionais (e o público) não se sintam envergonhados por trocar as volumosas DSLR por câmaras mirrorless bem mais compactas, mas que podem ter prestações iguais (ou superiores), parece que será inevitável que a questão do volume se inverterá, passando as DSLRs com os seus espelhos a serem consideradas antiquadas e pouco eficientes face às câmaras mirrorless.

Mas não se preocupem... acabando a "guerra" entre DSLRs e mirrorless, teremos logo de seguida as mirrorless versus smartphones. E não me parece que se devam fazer apostas antecipadas sobre os limites que se poderão atingir nas câmaras dos equipamentos móveis. :)

[via PP]

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)