2015/06/05

Notícias do Dia

Os auriculares Here querem mudar a forma como ouvimos o mundo; a app do Pebble está há mais de um mês a aguardar pela aprovação da Apple; o Touch to Search facilita a pesquisa no Chrome; e o PayPal alterou os termos de serviço de modo a poder chatear os clientes com chamadas automáticas e inquéritos.

E com o fim-de-semana à porta, e as notícias do dia já a seguir, não se esqueçam que este mês temos para vos oferecer um Huawei P8 topo de gama, e que o poderem ganhar necessitam apenas de responder às perguntas que têm sido feitas.

Uber celebra 5º aniversário



A Uber está de parabéns, e o seu CEO não deixou passar a oportunidade para celebrar o 5º aniversário da empresa, que tem dado que falar por todo o mundo - incluindo o nosso Portugal. O evento de aniversário foi comparado por alguns a um evento de propaganda política - e que não deixará de relembrar que, embora seja um serviço apreciado pela imensa maioria dos utilizadores, recorre muitas vezes a tácticas duvidosas para atingir os seus fins.

Em Portugal, o Uber fará o seu primeiro aniversário já no próximo mês, mas arrisca-se a que seja um aniversário em que esteja proibida de operar - caso a situação nos tribunais não fique resolvida até lá.


Yahoo vai encerrar serviço de mapas, pipes, e outros



O Yahoo está em reestruturação, e agora decidiu fechar alguns serviços - alguns dos quais irão certamente deixar muitas pessoas descontentes. O Yahoo vai fechar o seu serviço de mapas, APIs de geolocalização, e também o Pipes.

No nosso caso será este último que deixará mais saudades, pois era um verdadeiro "canivete-suiço" para se fazer praticamente tudo o que se quisesse fazer com feeds RSS, como combinar vários feeds, filtrar temas, enfim... tudo o que se pudesse imaginar.

... Se alguém conhecer um serviço alternativo, que diga nos comentários, pois irá ser bem necessário. :(


Microdia anuncia microSD de 512GB



Precisam de muito espaço, em pouco espaço? A Microdia está prestes a lançar um cartão microSD com 512GB de capacidade. Será certamente um produto que a SPA recomendará assim que a nova taxa entre em vigor... mas não sei se existirão muitos interessados. É que este cartão irá ter um preço de 1000 dólares, o que permitiria comprar mais de 2TB de capacidade... se optarem por cartões de 64GB que se podem comprar por cerca de 30 dólares.


Serviços secretos nacionais ganham acesso a registos telefónicos e bancários



O SIRP (Sistema de Informações da República Portuguesa) vai passar a ter acesso aos registos de comunicações, assim como aos dados bancários e fiscais. Uma situação que colocava Portugal (a par da Suiça) na ingrata posição de ter serviços de segurança sem acesso a esses dados... pelo menos de forma "legal".

No entanto, ao contrário do que se passa nos EUA, onde esse acesso é feita de forma global e indiscriminada, em Portugal será necessário que o acesso seja previamente autorizado por uma entidade composta por magistrados judiciais, e que avaliará se esse acesso se justifica.

... Não deixará de ser curioso que tal aconteça numa altura em que estamos no segundo aniversário do incidente "Snowden", e com este a dizer que finalmente as pessoas começam a exigir o fim do abuso da vigilância indiscriminada.


Curtas do Dia


Resumo da Madrugada






2 comentários:

  1. Há uns anos usava isto, que acho que é anterior ao pipes: http://open.dapper.net/

    ResponderEliminar
  2. " No entanto, ao contrário do que se passa nos EUA, onde esse acesso é feita de forma global e indiscriminada, em Portugal será necessário que o acesso seja previamente autorizado por uma entidade composta por magistrados judiciais, e que avaliará se esse acesso se justifica." Não é bem assim, o acesso à listagem dos registos fica livre para o SIRP o acesso ao conteúdo dos registo sim como dizes.

    ResponderEliminar