2016/04/12

Voice Access deixará controlar Androids usando apenas a voz


A Google tem feito um enorme esforço para tornar o seu Android mais acessível a todos os utilizadores, e depois de ter lançado o Acessibility Scanner, prepara agora uma nova forma que permitirá interagir com o sistema usando apenas a voz.


Com o Acessibility Scanner a Google facilitou o processo de analisar as apps para identificar potenciais pontos problemáticos que dificultem a utilização das apps para alguns utilizadores (nem toda a gente têm uma visão excelente, ou coordenação motora que permita tocar com precisão num ponto do ecrã, etc.) Agora, vem dar resposta àquilo que há muito se pede: permitir que se possa interagir com o Android usando apenas a voz.

A Google está a trabalhar no Voice Access (actualmente em fase de testes), que expande aquilo que se pode fazer usando a voz. Actualmente, podemos usar a voz para iniciar alguns comandos e pesquisas nos Android, mas não o podemos fazer para interagir com as apps que vão surgindo no ecrã (ou com o próprio sistema).



Com esta app, passamos a poder dar comandos para iniciar apps, regressar ao menu principal, ou seleccionar botões e outros elementos de qualquer app (ou ecrã) de modo a seleccionarmos essas opções, para além de reconhecer comandos como "scroll up/down", "click", e outros. Com esta opção activada, serão exibidos números sobre todos os elementos interactivos presentes no ecrã, permitindo a sua selecção de forma simplificada. Uma opção que será de extrema utilidade para todos os utilizadores para quem um simples toque no ecrã possa ser uma barreira, mas que possam dizer aquilo que querem fazer (e também poderá ser útil mesmo para quem simplesmente queira utilizar o seu Android em modo completamente "sem mãos" - por exemplo, enquanto cozinha e tem as mãos sujas. :)

Esperemos que o Voice Access não demore muito a ficar disponível para todos no Google Play.

1 comentário:

  1. Quando é que a Google disponibiliza o idioma de "voz" em português de Portugal, para o Android. Isso sim seria bom

    ResponderEliminar