A Maker Faire Lisbon abre portas amanhã; novos rumores apontam para que o Nexus "Sailfish" da HTC terá ecrã de 5"e 4GB de RAM; o UMi Super anuncia 3 dias (ou mais) de autonomia; a Udacity e Google fazem parceria para curso de programação Android; e as câmaras Netgear Arlo deixam qualquer pessoa ver a casa dos utilizadores.
Em dia de S. João (espero que por esta hora já estejam recuperados da noitada) relembro que é já amanhã que temos o nosso meeting mensal (em edição especial) e que só têm mais um par de horas para confirmar a presença; e para além disso não deixem de responder à pergunta de hoje do passatempo do gadget da semana, que desta vez por poderá valer um smartwatch.
BitTorrent Now assume-se como concorrente do Netflix e Spotify
O BitTorrent continua a tentar desprender-se da associação que o prende aos downloads ilegais, e com o BitTorrent Now o serviço apresenta-se como um concorrente de serviços como o Spotify e Netfix, prometendo uma forma eficiente de distribuir conteúdos e compensadora para os autores. Anteriormente só se tinha a opção de conteúdos gratuitos ou pagos, mas agora o serviço passa a disponibilizar também a opção dos autores receberem dinheiro através de anúncios (como no YouTube).
Curiosamente, nesta fase o BitTorrent Now não está a usar a tecnologia bittorrents para a distribuição de conteúdos, mas a usar sistemas de streaming mais tradicionais, com base em servidores centrais (foi a forma encontrada para lançar o serviço mais rapidamente e sem depender de um número razoável de visitantes para suportarem a rede de "torrents").
O Público lança o primeiro ChatBot para dar notícias sobre o Euro 2016
A aposta nos chatbots tem sido imensa e a imprensa nacional não quer ficar de fora. O Público acaba de lançar o seu primeiro chatbot no Facebook, o FuteBot, feito em parceria com o MEO e o Paulo Querido.
Este chatbot permite que qualquer pessoa se dirija à página do Público no Facebook e inicie uma conversa, tendo acesso a uma série de opções e notícias sobre o Euro 2016. É um sistema que futuramente poderá ser expandido a outras plataformas, como o Skype, WeChat, etc. e que nesta fase inicial até pode valer alguns prémios a quem lhe der uso. O FuteBot também coloca alguns desafios aos utilizadores, e estão prometidos prémios bem originais para os vencedores.
Falta agora esperar que em breve o Público expanda as capacidades do chatbot para além do Futebol, pois seria interessante poder responder a questões sobre as outras categorias de notícias.
Uber simplifica o "Surge Pricing"
A Uber tem uma política de preços dinâmicos em função da procura e oferta a que chama "Surge Pricing" e que faz com que quando existam muitos clientes e poucos carros disponíveis, o preço a pagar vá aumentando progressivamente. Essa indicação era apresentada sob a forma de um multiplicador, mas agora a Uber optou por um modelo mais simples: passa simplesmente a apresentar o preço final a pagar.
Assim os clientes não têm que se preocupar em fazer contas de cabeça sobre quanto será o valor final com o multiplicador - e só têm que decidir se aceitam o preço apresentado ou não (mas continuará a ser dada uma indicação junta ao preço, se se tratar de um preço "inflacionado" devido à procura excessiva.)
Facebook vai aplicar o MSQRD para o Facebook Live
O Facebook não olha a meios para promover o seu serviço de streaming de video Facebook Live, e não deixa de aproveitar o sucesso de apps mediáticas como o MSQRD (que comprou em Março). Em breve será possível aplicar os efeitos das "máscaras" sobrepostas nos rostos que garantiram o sucesso do MSQRD directamente a partir do Facebook Live, e haverá também melhoramentos como "salas de espera", para que a "audiência" se possa ir juntando à espera que o stream tenha início - tentativa de resolver a questão dos streamers muitas vezes terem que esperar até que tenham audiência suficiente... mas a audiência fartar-se de esperar e ir abandonando o stream.
YouTube vai permitir streaming em directo a partir da app
Demonstrando que a Google/YouTube não querem perder o comboio dos streamings em directo, eis que finalmente o YouTube se prepara para receber a capacidade para fazer streaming em directo a partir da sua app; assim esperando conter a fuga de utilizadores para serviços como o Facebook Live, Periscope, etc.
Sinceramente, não percebo como é que demoraram tanto tempo para adicionar esta funcionalidade que já deveria ter ficado disponível há bastante tempo. Mas, como se costuma dizer, mais vale tarde que nunca.
Curtas do dia
- Solar Impulse já atravessou o Atlântico
- O desafio de adaptar o "cinema" ao formato VR360
- Caso Dieselgate já terá custado $18 mil milhões à VW
- Sistema de radar de baixo-consumo evitará colisões nos drones
- Twilio estreia-se na bolsa subindo mais de 90% no primeiro dia
- Nest começa a vender Philips Hue e outros produtos "Works with Nest"
- Apple descontinua Thunderbolt Display - novos monitores 4K/5K para breve?
Resumo da madrugada
- Produtos da Semana
- Maker Faire Lisbon abre portas amanhã
- Earphones bluetooth Macaw T1000 a €18
- UMi Super anuncia 3 dias (ou mais) de autonomia
- Nexus "Sailfish" da HTC terá ecrã de 5"e 4GB de RAM
- Udacity e Google fazem parceria para curso de programação Android
- SanDisk cria "capa" para contornar falta de cartão de memória no iPhone
- Câmaras Netgear Arlo deixam qualquer pessoa ver a casa dos utilizadores?
- Blackbird é um carro real que se pode transformar em qualquer carro digital
- Flickrup usa um Raspberry Pi para enviar fotos automaticamente para o Flickr
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)