2016/10/21

Notícias do dia

Vulnerabilidade Dirty COW dá acesso root em sistemas Linux em 5 segundos; a Oppo esconde as antenas do R9 S de forma original; o Razer Blade Pro eleva a fasquia dos portáteis para jogos; a Google vai deixar os Nexus sem Night Light e gestos no sensor de impressões digitais; e a Tesla proíbe utilização do modo autónomo para ganhar dinheiro a não ser que se use a sua própria plataforma.

Antes de passarmos às notícias do dia, não se esqueçam que esta semana estamos a oferecer um mini leitor MP3 no passatempo do gadget da semana, e também um smartphone UMi Plus para dar em celebração dos 9 anos do Aberto até de Madrugada.

China já ultrapassa os EUA nas receitas da App Store



Caso ainda não fosse claro porque motivo a Apple tanto tem feito nos últimos anos para se aproximar da China, eis mais um dado que ajudará a perceber porque motivo lá tem investido e se prepara para abrir centros de desenvolvimento: a China já ultrapassou os EUA nas receitas das apps na App Store.


Aliás, não só passou os EUA como conseguiu, em apenas um ano, passar da terceira para a primeira posição com aparente facilidade, superando quer os EUA como o Japão (sendo que ambos os mercados registaram também um crescimento bastante positivo - apenas não tanto quanto o "salto" dado pela China.)

Em suma... o mercado das apps parece estar saudável e para durar... pelo menos para aquelas dezenas/centenas de apps mais populares. :)


Facebook cria novo sistema para apresentar notícias relevantes sem atrasos



Num mundo ideal todos teríamos acesso a internet a velocidades gigabit 24h por dia em qualquer lado; no mundo real, temos que lidar com questões como zonas com má cobertura de rede, limites de dados, etc. O Facebook não quer que isso impeça os utilizadores de usarem a sua app e está a implementar um novo sistema que tem como objectivo nunca deixar o utilizador à espera para ver notícias, mesmo quando está offline ou tem uma rede com velocidade reduzida.

Em vez de fazer desesperar o utilizador a olhar para um círculo a rodar que poderá demorar dezenas de segundos, este novo sistema aproveita uma cache de histórias já guardadas e consideradas de interesse para esse utilizador, enquanto simultaneamente vai tentando obter novas notícias - mas só as apresentando quando as mesmas estão prontas para serem lidas.


Apple prepara teclado "para uma mão" no iPhone



Os dias dos iPhones com ecrãs de 3.5" (o "tamanho ideal") há muito que chegaram ao fim, e no iOS 10 está escondido um teclado que mostra que a Apple está a trabalhar no processo de facilitar a utilização do teclado para quem quiser escrever num iPhone usando apenas uma mão. Uma função escondida permite fazer deslizar o teclado, condensando as teclas para o lado esquerdo ou direito, que as deixaria mais "à mão".

Já agora que importem também algumas das funcionalidades do teclado do iPad... como a possibilidade de usarmos o teclado como "trackpad" se usarmos dois dedos para deslizar sobre ele.


Até o presidente Obama fala dos Galaxy Note 7 a arder


O caso dos Galaxy Note 7 chega um pouco a todo o lado... e nem mesmo o presidente dos EUA deixa de fazer referência à situação. Vamos ver a Samsung também tentará bloquear este vídeo, tal como tentou fazer (sem sucesso) com o outro dos Galaxy Note 7 no GTA V.





Curtas do dia


Resumo da madrugada


2 comentários:

  1. Ah, e é verdade, afinal os Mac ficam mais baratos em ambiente empresarial...

    https://www.jamf.com/blog/debate-over-ibm-confirms-that-macs-are-535-less-expensive-than-pcs/

    Mas psshhhh, isso não é para se dizer...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rui, se quiseres referir tudo o que *não* é dito aqui no AadM a cada dia, lamento informar-te, mas será trabalho a tempo inteiro para o resto da tua vida. :)

      Neste caso em concreto por acaso nem se aplica, que desde ontem que isso está agendado para a próxima 2ª feira... Portanto podes ficar descansado que é mesmo algo que acho que merece ser dito.

      (Mas depois terás que aceitar outros comentadores que vierem desacreditar isto e exigir que estes valores sejam confirmados por "sites de referência" e te apresentem outros casos que garantam que o Windows afinal fica mais barato, ou Linux, ou algo mais esotérico...)

      Eliminar