2017/02/02

Notícias do dia

A Apple prepara-se para adicionar CPU ARM secundário aos Macs; o Chrome para iOS ganhaleitor de QR Codes; promoções de smartphones dos €60 aos €335; os Nexus 6 e Nexus 9 ficam sem direito a mais actualizações; OnePlus 3T e Meizu Pro 6 apanhados a fazer batota nos benchmarks; e ainda a acusação de que os antivírus fazem mais mal que bem segundo alguns programadores do Firefox e do Chrome.

Antes de passarmos às notícias do dia, não deixes de participar no passatempo que esta semana tem para te oferecer uma pen USB 3.0 de 64GB.


Gmail vai deixar de funcionar no Chrome v53 ou anterior



Uma das vantagens dos serviços web é a sua capacidade para serem virtualmente universais, mas de vez em quando há que dar um empurrão para forçar as pessoas a actualizarem-se. É isso que a Google vai fazer, alertando que o Gmail deixará de funcionar no Chrome 53, ou mais antigos, até ao final do ano, por serem browsers inseguros.

A medida irá afectar principalmente os utilizadores dos Windows XP and Windows Vista, pois a última versão do Chrome para esses sistemas foi o Chrome 49. Considerando as vulnerabilidades dos Chromes antigos, às que se adicionam as vulnerabilidades destes sistemas operativos, está mais que na altura de fazerem uma actualização.

Nota: o Gmail continuará a estar acessível nos Chrome mais antigos, mas será através do seu interface HTML mais básico.


Deslize da Nintendo Portugal revela menus técnicos na Switch



A Nintendo está na recta final de lançamento da Switch (que chega no início de Março), mas agora teve direito a uma dose adicional de publicidade por motivos indesejados: um vídeo publicado pela Nintendo Portugal revelou menus de desenvolvimento interno da Nintendo Switch. Os videos em questão deveriam ter as imagens dos jogos sobrepostas na consola, em pós-processamento, mas alguém se terá esquecido disso e utilizado os vídeos "sem efeitos" que revelam esses ecrãs técnicos.

O erro foi rapidamente detectado e o vídeo removido, mas claro que na Internet nada passa despercebido e já existem muitas cópias que imortalizam o acontecimento. O que se descobre não passa de uma mera curiosidade técnica, revelando configurações para o brilho automático, percentagem da bateria, e também confirmam que têm 64GB de memória em vez dos 32GB que terá a versão para o público (talvez seja indicativo de que uma versão expandida se seguirá?)

... Não fica posta de parte a possibilidade de ter sido um "engano" propositado... Afinal, toda a publicidade é boa publicidade, certo? ;)


Investigadores criam morcego robótico voador


Os drones têm-se tornado cada vez mais populares, mas há quem tente replicar a evolução feita pela Natureza para obter máquinas voadoras mais eficientes. Uma das mais recentes é um robot que pesa apenas 93g e que se inspira nos morcegos para voar.

Mesmo sendo um sistema simplificado (com 9 pontos móveis em vez dos 40 dos morcegos) consegue realizar as funções principais de voo e controlo, abrindo as perspectivas para futuras máquinas voadoras que poderão voar silenciosamente e até pairar no ar.



E já que estamos a falar de robots...


Boston Dynamics dá rodas aos seus cavalos de carga


A Boston Dynamics tem-nos impressionado com os seus robots quadrúpedes e bípedes, mas agora mostra que no mundo dos robots não temos que nos limitar a imitar a natureza, combinando as quatro patas e duas patas com rodas, para um hiper-versátil robot. Chamado "Handle", este robot pode caminhar como um animal... ou transformar-se num verdadeiro ás sobre duas rodas, num misto de Segway com patinador artístico - e que até consegue saltar sobre obstáculos! Impressionante mesmo; só é pena a Google aparentemente ter perdido o interesse nos robots, o que poderá complicar o desenvolvimento




Terminal para Linux para os nostálgicos



O Duarte Oliveira não se esqueceu da minha tagline "programador desde o tempo dos monitores de fósforo verde" e enviou-nos um curioso projecto que aplica um tratamento nostálgico ao terminal de comandos, emulando um monitor CRT monocromático.

cool-retro-term é imensamente configurável, permitindo recriar não só um terminal num monitor CRT de fósforo verde, mas também os âmbar, azuis e branco, ou quaisquer outra combinação de cores que desejem utilizar.

... Ah, que memórias isto me faz recordar! :)


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)