2018/02/20

Notícias do dia

Já foram revelados todos osdetalhes do Galaxy S9; a BQ vai lançar os Aquaris X2 e X2 Pro com Android One; a Microsoft encerrou o serviço de notificações nos Windows Phones 7 e 8; o Chrome 64 passa a partilhar links reduzidos; e a redução da produção de iPhones Xdeixa a Samsung com excesso de OLEDs.

Esta semana temos para vos oferecer um porta-chaves Darth Vader com luz e som; e não se esqueçam que é já este sábado que temos o nosso habitual meeting mensal com francesinha à mistura.

Google detecta estado de saúde com um scan ocular



Se podemos nunca chegar a saber se os olhos são uma "janela para a alma", o que parece ficar demonstrado é que podem ser uma janela para o nosso estado de saúde. A Google (Verily) desenvolveu um sistema de machine learning que é capaz de deduzir com bastante fiabilidade potenciais problemas de saúde usando apenas um scan ocular.

O sistema consegue determinar a idade, pressão sanguínea e se fuma, e usar esses dados para determinar se a pessoa está em risco de sofrer problemas cardíacos - com a mesma fiabilidade que os métodos tradicionais. Já estou a imaginar que versões futuras dos nossos smartphones (alguns dos quais já contam com reconhecimento da íris) possam fazer estes scans e alertar-nos para potenciais problemas de saúde sem que seja necessário fazer análises ao sangue "dia a dia".


WyzeCam ganha versão 2.0 melhorada



A WyzeCam atraiu as atenções ao lançar uma câmara de vigilância inteligente com um preço de apenas $20, e agora volta a fazê-lo com uma nova versão que melhora as suas características mas mantém o mesmo preço de $20.

A WyzeCamn 2 vem com um novo sensor que promete melhor qualidade de imagem (Full HD) mesmo em situações de baixa luminosidade, assim como um amplificador melhorado que deverá proporcionar melhor qualidade de som (a WyzeCam pode funcionar como "intercomunicador"). Esta nova versão também facilita a visualização detecção de movimento, colocando uma silhueta sobre o que foi detectado - assim evitando que o utilizador esteja a tentar procurar o que aconteceu, no caso de terem sido coisas "subtis".

Esta versão também conta com integração com Alexa, e terá em breve integração com o IFTTT, o que a tornará ainda mais atractiva.


Google revela falha de segurança no Edge antes da MS a ter corrigido



As relações entre a Google e Microsoft têm estado "tremidas" no que diz respeito à revelação de falhas de segurança, e agora o Project Zero da Google revela uma nova vulnerabilidade que afecta o Edge... antes de ter sido corrigida pela MS.

No entanto, a Google já tinha informado a MS desta falha em Novembro de 2017, dando à MS o habitual prazo de 90 dias para que efectuasse a correcção. A Google até deu 14 dias adicionais quando a MS disse que o problema era mais complexo do que pensava inicialmente e demoraria mais tempo. Mas... agora não houve mais prolongamentos e a falha foi revelada publicamente.

A Microsoft diz que espera ter a vulnerabilidade resolvida nas próximas semanas, a tempo de ser lançada nas actualizações mensais de Março.


Sony prepara smartphone flexível para o MWC?




A Sony disse que iria remodelar o design dos seus smartphones, mas agora intriga os fãs com um "teaser"  para o MWC em que mostra uma superfície plana a deformar-se para melhor se acomodar à forma natural de uma mão.

... Será que a Sony se vai antecipar à Samsung (e outros) e mostrar-nos um smartphone flexível? Parece-me pouco provável, mas seria o tipo de surpresa que poderia reanimar o mercado e quebrar o ciclo de "melhoramentos graduais" que temos tido nos últimos anos e que nos deixa ficar com a sensação de que é sempre mais do mesmo.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]